Da trufa ao Front-End Week SP 2017

Essa é mais uma história do diário de bordo de Luc…brincadeira, nesse post vou contar para vocês como foi a minha Front-End Week SP 2017 e como mudou minha vida, vai ter textão, vai ter muita foto, espero que inspirem outras pessoas.

Vinicius Rossi
32 min readJul 17, 2017

Pré Front-End Week SP 2017
Oficialmente a Front-End Week começou no dia 22 e 23 de Junho com o JS Experience, porém para mim, começou muito antes no dia 20 de Junho em um evento na USP sobre Flexbox feito pela Habemus que é uma Startup onde você pode desenvolver e hospedar seus sites lá mesmo.

Luciana Heuko falando sobre Flexbox.

No dia seguinte mais um evento, dessa vez o Meetup Front-End SP organizado pelo Eduardo Kenji. Nesse Meetup tivemos Talks sobre SEO, CSS e Vue.js com Natascha Sava, Fernanda Bernardo e Fábio Vedovelli.

Natascha Sava, Fernanda Bernardo e Fábio Vedovelli.

Encerrado o Meetup sempre tem aquele bate-papo com o pessoal. Foi aí que fui conversar com um pessoal que já conhecia e uns que não conhecia mas fiz amizade na hora, Marquinhus Gonçalves, Amanda Albuquerque, Guilherme Pendezza e Leandro Araújo. Expliquei que ainda não estava trabalhando na área, que não estou conseguindo estudar por motivos pessoais e por aí vai. Tomei bronca construtiva de todos por não estudar, mas mesmo assim me incentivando a não desistir. Fomos embora, cada um para seu canto e fui super feliz para casa, pois fiquei animado com as palavras que me disseram.

Não havia dito anteriormente, mas eu ganhei um ingresso para o JS Experience do Meetup JavaScript SP. Na quinta-feira dia 22 era dia de Workshop mas já havia encerrado as inscrições, portanto só me restava ir na Sexta-feira dia 23. Só que era bem no dia do Projetos de Software — 1ª Temporada 2017 e Circuito de palestras SENAI de Tecnologia organizado por uma pessoa que admiro muito, Alda Rocha (mjcoffeeholick) e pelo Jedi Dançarino Matheus Marsiglio. Pensei “E agora?! O que eu faço?”. Decidi então que iria de manhã no Senai e a tarde no JS Experience (Pensa no rolê que foi da Santa Cecília até a Vila Olímpia). Começa o evento do Senai na Sexta-fera logo as 9h da manhã com a Lenda Reinaldo Ferraz falando sobre “Acessibilidade na Web”, outro cara que admiro pra caramba e uma talk de sair de lá com outros pensamentos. Ainda consegui ver mais duas talks que foi da Jaqueline Zamboni sobre UX e do João Moura falando sobre Elixir.

Alda Rocha fazendo a abertura do evento, Reinaldo Ferraz, Jaqueline Zamboni e João Moura.

Chegou a hora do almoço e já saí correndo para a JS Experience.

JS EXPERIENCE 2017–23 de Junho

Credencial em mãos e pronto para o JS Experience.

Cheguei ao evento xD, e me deparei com a frase do cartaz “Code to Inspire (‘Next-Level’)”. Achei interessante aquilo, estava ansioso e inspirado para aquela semana cheia de conhecimento.

Ao adentrar no evento, simplesmente passo por duas pessoas Zeno Rocha e Bernard De Luna, dois caras que minha Professora do Senac citou em sala de aula pelo trabalho deles (Ela citou vários, Alda Rocha, Elvis Detona, Talita Pagani, Reinaldo Ferraz, Diego Eis e por ai vai). Fiquei sem reação, “O que fazer?, O que falar?, Como não gaguejar?”, enfim, a vergonha/timidez falou mais alto e perdi a oportunidade de conhecer esses caras e cada um seguiu seu caminho. Fui então ver os Stands das empresas, encontrei alguns conhecidos e depois fui ver a palestra do Guilherme de Souza “ Talking serious about javascript: onde chegamos e onde podemos chegar com a linguagem que apenas validava formulários web”. Não sei nada de JavaScript, mas fui naquele evento e fui ver as palestras, mesmo que ficasse perdido no assunto. Meus amigos e amigas, o cara imprimiu uma mão em 3D com articulações e tudo mais, montou um JavaScript onde podia mexer a mão e pegou tipo um bracelete onde identificava com sensores o seu movimento do braço/mão. Então o braço/mão que foi impresso basicamente se mexia. Simplesmente foda! Não tenho vídeo, mas logo mais o pessoal do evento vai postar. o Guilherme Souza disse mais ou menos o seguinte “É legal criar frameworks para comunidade, a cada segundo é criado um novo, mas ao invés de criar algo interno, vamos criar algo para o externo. Nós temos o poder de mudar a vida de uma pessoa”. Achei fantástico aquilo e guardei isso comigo.

Stands das empresas patrocinadoras do JS Experience (Foto 1), Code to Inspire (Foto 2).
Talk do Guilherme de Souza “ onde chegamos e onde podemos chegar com a linguagem que apenas validava formulários web”

Após isso teve mais duas talks, “ Armazenamentos offline. APIs para PWA (Progressive Web Apps)” com a lenda Eduardo Matos e depois veio “Painel — Angular+React+Vue: Arquitetura, Performance e Usabilidade” com Heloá Meneses, Fellipe Azambuja, Juscilan Moreto e William Grasel.

Eduardo Mattos, Heloá Meneses, Fellipe Azambuja, Juscilan Moreto e William Grasel

Dei uma pausa em palestras e fui ver os stands das empresas, curti muito, conheci galera de empresas de outros estados, perguntei se estavam contratando (muita cara de pau, mas arrisquei), e sim, a maioria estava contratando. Creio que fiz um ótimo networking, encontrei mais colegas. Mesmo assim ainda fiquei sozinho o evento todo. Não consegui ver a palestra da Loiane Groner, quando cheguei já estava nas perguntas e ai sentei para ver o finalzinho do evento e ver a Talk final que seria do Zeno Rocha sobre “ Web APIs que você provavelmente não sabia que existiam”. Fazia a miníma ideia do que é Web APIs, mas estava ali, então vamos ver.

Talk Web API com Zeno Rocha.

Bernard De Luna anuncia para todos ali presentes Zeno Rocha, mais um vez estava vendo os caras que admiro e não sabia nem como falar com eles

Bernard De Luna apresentando Zeno Rocha.

Então Zeno apresentou diversas APIs que ninguém sabia que existia, uma delas foi a “Responsive Sanfona” que é mostrando a responsividade no Browser mas tocando sanfona, já havia visto aquilo em sala de aula, mas relembrar foi muito bom. Foram diversas API’s ele postou os slides dele no twitter.

Talk do Zeno Rocha mostrando uma das APIs usadas com a “Responsive Sanfona”.

E para encerrar o dia do JS Experience, sabe aquela frase que faz refletir e levar pra vida. Ele comentou sobre zona de conforto. Foi mostrada uma imagem (foto abaixo), onde há um círculo que é a zona de conforto onde você pode estar e fora dele é onde a mágica acontece. Ele completou falando que o fato de todos ali terem saído de casa e irem até o evento, já haviam saído da zona de conforto, pois ir em eventos é importante (tem alguns posts sobre isso pelo Medium), você conhece pessoas que podem te acrescentar muito na sua vida, reencontrar colegas, aprender coisas novas, e talvez consiga até um emprego. Naquele momento não sabia, mas a minha vida estava para mudar.

Foto da Talk do Zeno Rocha, falando sobre o círculo da zona de conforto onde você pode estar e em volta onde a mágica acontece.

Parabéns ao pessoal do IMasters e ao João Batista Neto pelo evento.

1º Circuito Senai Informática 2017

Mais um dia de evento, e continuando o circuito de talks do circuito Senai Informática, começamos o dia já com mais inspiração com Talita Pagani falando sobre “CSS Sustentável” e tivemos uma palinha sobre acessibilidade. E o dia estava só começando, tivemos talk sobre UX com Guilherme Gonzales, “PHP, por onde começar?” com Jucy Cabrera.

Talita Pagani, Guilherme Gonzalez e Jucy Cabrera.

“Como hackear o futuro?” com Felipe Fernandes, ele apresentou o Code Club Brasil, iniciativa que ensina crianças a programarem e começar desde cedo a mudar o mundo, vale a pena conferir.

Ruan Brandão, Felipe Fernandes Code Club Brasil

Tivemos o Ruan Brandão falando sobre como desenvolver com Electron, baita palestra. Tivemos mais UX com Luisa Loch falando sobre “Como vender UX”, achei muito legal UX, foram 3 talks sobre e achei fantástico, a Luisa mostrou que UX está no nosso dia a dia. Tivemos as novidades do C#7 (Não lembro o nome do rapaz que foi, desculpa).

Ruan Brandão, Luisa Loch e Thamirys Gameiro

E encerramos com Gedeane Kenshima com a talk “Como o Arduino e Movimento Maker transformaram minha vida”, foi encerrado com chave de ouro, ela contou um pouco sobre como foi estudar/trabalhar em uma área onde a maioria era homens e mostrou alguns de seus projetos feitos com Arduino, ela tem a mala do Gato Felix, o que tinha de invento dela, fantástico.

Gedeane mostrando alguns de seus inventos, teve até uma camisa estilo “Homem de Ferro”.

Foi mais um evento cheio de aprendizado, parabéns aos organizadores Alda Rocha e Matheus Marsiglio.

Encerramento do Circuito Senai Informática organizado por Alda Rocha e Matheus Marsiglio.

Meetups da Front-End Week SP 2017

Achou que estava acabando, que nada, aqui é MEETUP BUILDER P0#%@.

Meetup JavaScript São Paulo

E voltamos na segunda-feira 26 de Junho com o Meetup JSSP (JavaScript São Paulo). Foi a décima edição e o evento ocorreu no escritório do Marketplace Elo7.

Preciso contar isso pois esse dia a mágica começou a acontecer, fui para mais um evento do front-end week SP, longe de casa, quase 2 horas de condução da Vila Prudente a Vila Olímpia. Cheguei ao escritório da Elo 7, achei que estava atrasado e na verdade estava adiantado. Dei boa noite a todos que estavam lá, já havia chegado algumas pessoas, puxei assunto com o Fellipe e Lucas que havia conhecido ali na hora, comentamos sobre a front-end week, das talks, do pessoal que ia palestrar durante a semana, cada um contou sua história de como começou na área e por ai vai, olho para o lado e chamo a atenção deles, Afonso Pacifer estava no recinto, eles não conheciam o trabalho dele, mas apresentei e eles ficaram impressionados. Conhecia o Afonso só pelas redes sociais e pela indicação da galera aos cursos dele.

Mais uma vez a timidez estava ganhando de mim, como eu iria chegar e conversar com Afonso Pacifer de igual pra igual com ele, enfim, o papo seguiu e vi uma pessoa de blusa branca vindo em minha direção e me cumprimentou, retribui o cumprimento e ao erguer a cabeça pra ver quem era, um susto de ficar sem palavras, era Zeno Rocha vindo falar comigo, realmente fiquei sem reação. Ele perguntou se eu fui eu que falei com ele pelo twitter, respondi que “Sim”, e ele disse para conversar com ele depois e pegar o meu adesivo do “Dracula Theme”. Ai vocês pensam “a mas isso é coisa de criança”, não é e explico, estava ali em mais um meetup, vendo gente que admiro o trabalho de todos e só conhecia pela internet e quando alguém é tímido, para expressar isso é bem difícil.

Alguns segundos depois quem me aparece é Bernard De Luna, pensei comigo mesmo “Não é possível.”, ele cumprimentou todos nós, fiquei muito feliz com aquele momento. De realmente falar nem que seja um boa noite com aqueles caras.

Um dos organizadores do Meetup JSSP abriu o evento dando boas vindas a todos e explicando um pouco sobre o meetup e informando que eles sempre estão abertos a receber call4pappers para talks seja de temas para iniciantes ao avançado.

Pedro Araujo dando boas vindas ao JSSP.

Nesse dia tivemos 3 talks com William Mizuta “Melhorando a usabilidade dos formulários com as novas APIs HTML5”, Tiago Vasconcelos “Design Patterns: do back para o front” e Zeno Rocha “Criando APPs com WeDeploy”.

William Mizuta, Tiago Vasconcelos.

Tivemos o momento do Coffee Break, e ali mais uma vez a surpresa veio. Meu colega Juliano foi falar com o Afonso Pacifer sobre o curso dele e aproveitei o gancho e venci a vergonha e parabenizei também pelo trabalho dele e depois disso conversamos de boas, sentimento de dever cumprido. O coffee foi acabando e quando estava indo retornar para sala, Quem vem falar comigo? Diogo Moretti, ele chegou dizendo que me conhecia do Twitter e eu nem acreditei, falamos bem rápido sobre minha jornada nessa área e aí tivemos que entrar para ver a Talk final, mas porra, mais um que me conhecia.

No retorno do coffee break, tivemos o momento React Conf BR 2017 organizado por uma “Galerinha do Barulho” e o Danilo Vitoriano estava lá para falar sobre o evento.

Danilo Vitoriano falando sobre a React Conf BR 2017.

Depois disso começou a talk do Zeno, e pra quebrar a timidez ele fez todo mundo se apresentar, aquele básico “Nome, idade, o que faz, qual empresa”. Realmente foi pra quebrar, e poxa, foi muito legal, cada um se conhecendo, alguns divulgando vagas de trabalho Foi bem legal, naquele momento eu falei quem eu era e todos ali sabiam quem era Vinicius Rossi da Silva, “25 anos, estudante, tentando entrar na área de front-end, nunca trabalhou com desenvolvimento, vendedor de trufas e ovos de galinha e procurando sua primeira oportunidade.”

Zeno Rocha e o momento de todos se conhecerem.

Ai tivemos a talk do Zeno falando sobre o WeDeploy, plataforma desenvolvida pelos desenvolvedores da empresa onde ele trabalha, ainda em faze beta. Pelo que eu entendi a plataforma realiza os deploys de seus projetos com mais rapidez, eficácia e grau de dificuldade. Não tenho a foto, mas ele disse o porque chamar de “We Deploy”, pois estamos em um mundo cheio de Iphone, Ipad, Iseilá e etc, e ele disse que temos que pensar mais em NÓS, no conjunto no todo, unidos que podemos mudar o mundo.

Talk sobre o WeDeploy com Zeno Rocha.

Acabando o Meetup fui conversar com o Zeno e parabeniza-lo pelo trabalho dele e o quanto ele me inspira e agradecer, pois já pensei em desistir várias vezes, mas que são textos como o que ele escreveu sobre “O que você está esperando?” que não permitem desistir. E ele mesmo disse que não é só eu que passa por problemas pessoais, que todos nós temos, basta um incentivo para melhorar e sempre acreditar que é possível conseguir.

Eu e o Mestre Zeno Rocha.

Parabéns ao Pedro Araujo e a Fernanda Bernardo pela organização do evento.

Ainda teve tempo para um happy hour pós evento, eu fui, mas não deu tempo de ficar até o momento da foto. Mas foi muito legal esse momento fora do evento pois tinha uma imagem de deuses dessa galera, e são pessoas normais que nem nós.

Momento happy hour pós JSSP.

Meetup CSS SP

Na terça-feira 27 de Junho tivemos Meetup CSS organizado por Felipe Fialho e Raphael Fabeni no espaço do Cubo Coworking do Itaú.

Raphael Fabeni apresentando o Meetup CSS

Antes do evento o Diogo Moretti e o Afonso Pacifer fizeram uma live com alguns convidados de peso. Os dois fizeram uma cobertura dos eventos da front-end week SP, vale a pena conferir.

Live bate-papo Pré Meetup CSS
Foto panorâmica do Meetup CSS no Cubo Coworking

E tivemos 2 talks com o Mestre Sérgio Lopes falando sobre “Performance Web: renderização e animações” e o outro Mestre Zeno Rocha “Como investir em… você!”.

Mestre Sérgio Lopes falando sobre “Performance Web: renderização e animações”
Mestre Zeno Rocha “Como investir em… você!”

A talk do Sérgio foi mais técnica, não entendi muito, mas aprendi um pouco de performance web. A talk do Zeno foi mais humana, ele falou de como investir em você, ai vocês pensam “pra que vamos falar sobre isso”. Eu acho um assunto muito importante, se você já sabe a resposta, OK! Mas tem gente que está começando na área ainda e ele contou como foi a trajetória dele na área na parte de estudos, realização de talks, criação de cursos, tendência do mercado, usar ou não usar.

Foi uma talk que realmente me deu esperança e uma outra perspectiva tanto do front-end quanto da vida, ele disse algumas frases que na apresentação que realmente me fizeram pensar e voltando pra casa refletia aquilo e aquilo me motivou a mudar. Uma das frases foi “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Mas se você quer chegar longe, vá com alguém.”, e eu estava tentando fazer as coisas sozinho, mas ai resolvi compartilhar com as pessoas e isso estava melhorando, namorada, colegas, familiares, pessoas do meu ciclo do dia a dia para poder chegar longe e trazer essas pessoas comigo. Então foi uma baita talk, até fiquei feliz pra caramba, pois no meio da palestra ele disse que teve um “reminder” de um texto que ele escreveu que é “O que estamos esperando?” e apontou pra mim xD, esse texto é foda, fez refletir pra caramba, até antes dessas semanas de eventos eu estava em uma zona de conforto, fui aprendendo cada dia mais com essa galera, e pasmem, no fim da talk do Zeno decidi tomar uma decisão que se muda vidas. ̶P̶e̶d̶i̶r̶ ̶m̶i̶n̶h̶a̶ ̶n̶a̶m̶o̶r̶a̶d̶a̶ ̶e̶m̶ ̶c̶a̶s̶a̶m̶e̶n̶t̶o̶,̶ ̶p̶o̶i̶s̶ ̶j̶á̶ ̶e̶s̶t̶a̶v̶a̶ ̶a̶ ̶3̶ ̶a̶n̶o̶s̶ ̶c̶o̶m̶ ̶e̶l̶a̶ ̶e̶ ̶g̶o̶s̶t̶a̶r̶i̶a̶ ̶q̶u̶e̶ ̶e̶l̶a̶ ̶e̶s̶t̶i̶v̶e̶s̶s̶e̶ ̶a̶o̶ ̶m̶e̶u̶ ̶l̶a̶d̶o̶ ̶n̶e̶s̶s̶a̶ ̶n̶o̶v̶a̶ ̶j̶o̶r̶n̶a̶d̶a̶.̶

“Se você quer ir rápido,
vá sozinho.
Mas se você quer chegar longe, vá com alguém.”
- Provérbio Africano

Teve transmissão ao vivo do evento, assistam que vale a pena.

Vídeo da transmissão do Meetup CSS.
Foto com Henrique Rodrigues

O evento acabou, todos começaram a ir embora, teve convite para o happy hour pós evento. Enquanto estava ali fora do auditório esperando alguns colegas, chega o Bernard De Luna pra falar comigo, que ele iria me ajudar a melhorar meu LinkedIn e GitHub e iria consegui um trabalho, porra, fiquei com sorriso de orelha a orelha, fiquei sem palavras mesmo.

Consegui tirar uma foto com o Henrique Rodrigues Marques, ele faz um trabalho foda com desenhos no Codepen, ainda vou chegar no nível dele.

Teve o momento Happy Hour e dessa vez sai na foto.

Happy Hour com o pessoal do Meetup CSS.

19º Encontro LocaWeb

Pensou que havia acabado?! Chegamos na Quarta-feira 28 de Junho com o 19º Encontro LocaWeb no Prédio da FecomercioSP. Você deve estar se perguntando “como esse cara está conseguindo ir em todos os eventos e armazenar todo o conteúdo?”, nesse dia já estava com um cansaço físico e mental, mas não podia desistir. Nesse dia descobri que a LocaWeb se chama LocaWeb e não LocalWeb rs.

Espaço Térreo do 19º Encontro LocaWeb

Nesse dia cheguei depois das 12h, perdi algumas palestras muito boas, enfim, fui ver como estava sendo o evento, dei uma passada em alguns Stands e ver os palcos das palestras, o formato não era muito interessante, o palco de Workshop era no Térreo e dois andares para cima eram os outros palcos, o maior problema era que não tinha um tempo de respiro para ir de um palco para o outro e aí podia perder o começo da palestra.

Comecei assistindo o Workshop do Plínio Balduino sobre “Mantendo-se atualizado, relevante e empregável através dos séculos”, nada técnico, mas foi bacana pois é algo que leva para vida, a lição que ele deu foi “Aprenda inglês”.
Quando acabou a talk encontrei os Youtubers do Front-End Week SP, Afonso Pacifer e Diogo Moretti, fiquei feliz pra caramba pois os caras sabiam quem eu era já e conversamos de boas, ficaram me zoando ainda pois estava assistindo uma talk de Marketing Digital.
Em seguida estava na dúvida se iria ver “15 dicas para melhorar seu LinkedIn” com Carolina Lima ou “Como transformei um projeto falido numa oportunidade internacional” com Fábio Vedovelli, optei por assistir Fábio Vedovelli e meu amigo e amiga, baita palestra viu, de tudo a lição que ficou foi “aprenda inglês”. Logo depois veio Vanessa Tonini falando sobre “Trabalhando com método ágeis”, fiquei feliz por estar assistindo uma talk dela pois ouvi vários elogios dela como instrutora da Caelum.

Plínio Balduino, Vanessa Tonini e Fábio Vedovelli

No término dessa talk sai para tomar um ar, pois esse momento já estava com dor de cabeça. Fiquei conversando com o Afonso e o Diogo na parte de fora do auditório, junto com eles estavam outra lenda Deivid Marques, conversei com ele, sobre como estou tentando entrar na área, comentei que nunca trabalhei nessa área e falei de alguns problemas pessoais que tenho que interferem no meu estudo. Ele me incentivou e deu dicas, fiquei muito feliz com o feedback dele sobre minha pessoa. Encontrei alguns colegas no evento também, o futuro Biológo que curti desenvolvimento Gabriel Bruno, o fotografo Diego Telles e a próxima mulher da NASA Natasha Colombo.

Encontrei alguns colegas no evento (Gabriel na foto 1 e Diego, Natasha, Diogo e Afonso foto 2)

Mais fotos com as lendas na hora do Coffee break.

Fotos com Deivid Marques (Foto 1) e Fábio Vedovelli (Foto 2).

Acabei perdendo a talk da Diana Arnos sobre “Trabalho remoto é questão de cultura”, retornei da pausa do café para a talk com Talita Pagani sobre “Carreira não-linear em TI”, nesse momento estava encerrando o 1º Tempo de eventos com chave de ouro.

Talk com Talita Pagani

E no encerramento do evento daquele dia vi o finalzinho da palestra “15 Dicas de Neurociência para Alavancar o seu Negócio” com Martha Gabriel e pude registrar essa frase.

Talk com Martha Gabriel

Tive meu momento registrado com os Youtubers.

Afonso Pacifer, Vinicius Rossi e Diogo Moretti

Meetup HTML-SP

Naquele mesma quarta-feira tivemos a edição de aniversário de 1 ano do Meetup HTML-SP lá no escritório do GetNinjas.

Nesse dia o Meetup HTML-SP completou 1 ano.

Tivemos mais um teste de formato para o Meetup, dessa vez foi testado o formato “Fishbowl” (O Fishbowl é um formato de discussão em grupo que promove o diálogo e a troca de experiência entre os participantes da sessão e permite que todos tenham as mesmas chances de opinar e expressar seus pontos de vista) e foi muito legal, debatemos sobre APIs de HTML, Acessibilidade, como ser um desenvolvedor ninja. Infelizmente cheguei ao meetup com dor de cabeça novamente e fiquei no cantinho só prestando atenção e dando uma repousada. Curti demais esse formato, e meu objetivo até o fim do ano é realizar uma talk sobre Acessibilidade ou outro tema nesse Meetup (Terei que perder a timidez, mas vale o desafio).

Galera do Meetup HTML-SP

UNIFESP

Na quinta-feira 29 de Junho teve uma palestra sobre “Boas práticas em acessibilidade web” na UNIFESP com o MITO Reinaldo Ferraz e que palestra, vi alguns exemplos de como testar seu site e ver se está acessível, um site nunca estará 100% acessível, mas de pouquinho em pouquinho chegamos lá.

Palestra sobre “Boas práticas em acessibilidade web” com Reinaldo Ferraz.
Tirei minha foto com o MITO.

Meetup FEMUG-SP

Sai da UNIFESP e fui até o novo escritório do iMasters para a volta do Meetup FEMUG-SP, nesse dia tivemos “CSS {Grid} Layout” com Diogo Moretti e
“CSS Sustentável” com Talita Pagani, tivemos até um fliperama como vemos na foto.

Meetup Femug-SP
Marcel dando boas vindas ao FEMUG-SP

Marcel um dos organizadores do FEMUG-SP deu boas-vindas a galera, deixou recado para quem quiser sediar ou fazer uma talk no FEMUG-SP o convite está feito.

Talk com Diogo Moretti.

Diogo Moretti começando sua Talk sobre CSS {Grid} Layout, não conhecia várias coisas que foi apresentado, curti muito.

Frase: Por um mundo com mais desenvolvedores que não quebrem a web!

Diogo deixando sua frase para refletir.

Rapaz da Pagar.me

Tivemos o momento Pagar.me, não lembro o nome do rapaz, mas ele estava divulgando vagas na área de desenvolvimento na Pagar.me

Após o coffee break voltamos com a segunda talk da noite com Talita Pagani falando sobre “CSS Sustentável” que é um projeto que foi traduzido que ajuda na forma de escrever seu CSS.

Vale a pena conferir:
http://csssustentavel.com.br/

Talk com Talita Pagani sobre CSS Sustentável e o momento debate.

E teve fotos com alguns astros como o Danilo Vitoriano que é o cara da React Conf BR, a pessoa que admiro muito Talita Pagani e o Pokemaobr vulgo Rodrigo Cardoso.

Danilo Vitoriano, Talita Pagano e PokemaoBR.

Meetup React-SP

E na Sexta-feira 30 de Junho chegamos ao fim a semana dos eventos de Meetup. Encerramos com o pessoal do Meetup React SP com a talk sobre “React Context API” com o Ninja Fernando Daciuk no escritório da Giganti.

Eu não manjo nada de React, estava lá mesmo pra conhecer o Daciuk e carimbar o passaporte em todos os eventos, estou sendo sincero xD.

Cartões da React Conf BR 2017 e a galera no networking.

Danilo Vitoriano dando boas vindas ao Fernando Daciuk que veio lá de Curitiba.

O ninja começou se apresentando e pasmem, não sei vocês, mas pra mim ele era Japonês e o Daciuk se pronunciava do mesmo jeito que se escreve, descobri que ele é descendente de húngaro e se pronúncia Da“Two”k.
Ele comentou sobre seus dois cursos que a comunidade sempre indica, que é o JavaScript Ninja e o React Ninja. Teve sorteio no final dos cursos, e as 4 mulheres que estavam no evento ganharam.
Obs: Mulheres tem 50% de desconto nos cursos, uma iniciativa da Andréa Zambrana para incentivar as mulheres no mundo tech.

Talk Context API com Fernando Daciuk e seus cursos.

Galera da organização da React Conf BR 2017 reunida para convidar a todos para esse grande evento.

Pude conversar e conhecer essa pessoa maravilho que é o Fernando Daciuk.

Eu e o Daciul no Meetup React SP.

No fim do Meetup tivemos ainda uma Live do CSS Cast Show com o convidado especial Fernando Daciuk e para entrevistá-lo duas celebridades Marilia Gabriela e Silvio Santos.

Preparação para começar a live.

Quem quiser ver fica o vídeo.

Live React SP do Canal CSS Cast Show.

6º Front in Sampa 2017

Chegamos a Season Finale da Front-End Week SP no Sábado 1º de Julho com o 6º Front in Sampa e dessa vez o palco foi no Hotel Maksoud Plaza, baita arquitetura do local.

Frente colorida do Hotel Maksoud Plaza e a arquitetura bonita de dentro do hotel com seus Jardins suspensos.
Galera reunida no Front in Sampa.

Logo na chegada já encontrei uma galera conhecida Juliano, Felipe, Suellyn e Guilherme.

Quem estava no comando do Front in Sampa era o Jedi dançarino Matheus Marsiglio. Pela primeira vez em um evento que eu uma apresentação de abertura mostrando os gastos que tiveram com comida, local, camisa e por ai vai e mostrou o quanto é importante a nossa presença nesses eventos.

Matheus Marsiglio dando boas vindas para galera.

O dia começou com a talk “CSS Tips” com Raphael Fabeni e tivemos direitos a um live code criando a logo do Front in Sampa.

Talk CSS Tips com Raphael Fabeni e Live code.

Em seguida direto de Santos Hugo Bessa com a talk “Webapps confiáveis com Elm”, tivemos live code e commit.

Uma talk que estava esperando muito era da Bianca Brancaleone para falar sobre “UX: quem são, o que fazem, onde vivem?”, é assunto que vi nessas semanas de evento que curti muito.

Teatro do Maksoud Plaza lotado.

Teatro lotado do Maksoud Plaza.

Tivemos o MITO Reinaldo Ferraz falando sobre o “WCAG 2.1” que são diretrizes de acessibilidade para conteúdo Web.

Talk WCAG com Reinaldo Ferraz.

Teve mais momento fã com Rafael Funchal da comunidade Wordpress SP, Bianca Brancaleone CEO do Eu Compraria! (Comprei aquele avental pra mim e pra minha ̶n̶a̶m̶o̶r̶a̶d̶a̶ pois gostamos de cozinhar) e finalmente mais uma lenda do CSS Felipe Fialho.

Funchal, Bianca Brancaleone e Felipe Fialho.

Tivemos uma pausa para o almoço, pois ninguém é de ferro neh.
No que voltei perdi a talk da Patricia Silva falando sobre “Síndrome do impostor, um mal que nunca sai de moda” que é um assunto que estive vendo nos últimos dias.

Esse foi a chamada da talk dela, tem bastante conteúdo na internet falando sobre.

“Você já teve a sensação que não é bom o suficiente para fazer o seu trabalho? Você já fingiu entender algo, mesmo sem entender nada? Você já teve medo de alguém descobrir que você é uma fraude? Que o código ou trabalho dos seus amigos é mais rápido ou melhor? Que você programa orientado ao Google? Então, talvez seja a hora de você entender melhor do que isso se trata e como vencer esse sentimento.”

Tivemos um momento de sorteios de brindes, ingressos para o Front in BH, Brazil JS e teve um campeonato de “pedra, papel e tesoura”

Depois disso eu mesmo me dei uma pausa, tirei algumas fotos, mas já estava tenso assimilar as informações, peço até desculpas aos palestrantes. Tivemos 3 talks:
- “Renderizando componentes React no servidor” com Bruno Genaro
- “Built for destruction: Preparando sua arquitetura de componentes para o refactor” com Zeh Fernandes
- “What I learned interviewing for Front-end Developer roles” com Jean Carlo Emer

Peguei o finalzinho a talk do Jean e porra, me fez chorar, estou aguardando o Front in Sampa liberar os vídeos das apresentações para rever.

Bruno Genaro, Zeh Fernandes e Jean Carlo.

Tivemos o Coffee Break e foi sensacional, encontrei a minha Professora Kátia Canto que meu deu aula no Senac, foi ela que me apresentou esse mundo de meetups, eventos de tecnologia e essa área maravilho que estou conhecendo ainda que é o Front-End, agradeço muito ela aos meus colegas de sala.

Eu a minha Professora Kátia Canto.

Ainda com mais momento fã, conversei com Patricia Silva uma das palestrantes, Giovanni Keppelen Co-funfador da BrazilJS e Organizador do FrontinBH e a LENDA do Front in Sampa e do Rock Elvis Detona que só tenho a parabenizar ele a toda equipe a frente desse evento maravilho nesses últimos anos.

Patricia Silva, Giovanne Kepplen e Elvis Detona.

Voltando do coffee, tivemos Fábio Vedovelli falando sobre “Vue.js, Vuex, Single Source of Truth e aplicações reais”.

E encerramos com Zeno Rocha falando sobre “Por que ninguém se importa com seu novo projeto open source?”, a foto não está muito boa, mas ele estava só de meia roxa, uma calça moletom pique “Rocky Balboa”, achei foda aquilo, peço desculpas ao palestrante, mas eu peguei só o finalzinho pois tinha ido dar uma entrevista para o pessoal do CSS Cast Show. (Assim que sair os vídeos do Front in Sampa eu atualizo minha opinião)

Talk sobre Open Source com Zeno Rocha.

Ali se encerrava aquele evento maravilho que muda a gente, o Zeno disse que open source é aquilo que estávamos fazendo ali na hora, amizades, troca de experiências, alegria. Ele pediu que cada um desse um abraço na pessoa do lado, aquilo é Open Source.

Esse foto abaixo é da galera já se levantando para ir embora, uns dando tchau e indo para suas casas, alguns indo para o Code in The Dark. Após o Matheus Marsiglio decretar o encerramento do Front in Sampa 2017 e alguns minutos antes dessa foto, eu fiquei sentando olhando tudo aquilo, olhando as pessoas ao meu redor, pensando em tudo que passei nessa última semana, nas pessoas que conheci, nas decisões que decidi tomar para minha vida e o quanto aquilo me fez mudar o meu jeito de pensar, meu jeito de ser. Sim, eu chorei, fui dar um abraço de agradecimento ao Diogo Moretti uma das pessoas que só me incentivou desde o começo dessa semana, depois fui de encontro ao Marquinhus Gonçalves que é mais uma pessoa que me incentivou. Só agradecimentos.

Até breve Front in Sampa

Essa uma parte da galera que tá sempre nos eventos.

Turminha do barulho

Pude conhecer e agradecer pelo trabalho desses dois caras que são Ramon Sanches e femontanha ambos do Dev na Estrada um dos podcasts que ouço no dia a dia nas conduções da vida. E mano, os caras são gigantes rs.

Ramon e Felipe do Dev na Estrada.

1º DEV na VAN

Acabou o Front in Sampa e já fomos para o Dev na Van. Esse é um dos eventos que acho que se depender do Bernard De Luna vai ocorrer todas as vezes no Front in Sampa. Tivemos o 1º Dev na Van, no meio do evento o Bernard postou no Twitter pessoal dele que haviam 10 lugares na Van onde ele e o Zeno iriam para o Code in The Dark, quem respondesse primeiro “Eu quero ir!!!” iria na van com eles. Então teve toda essa galera lá, foi mais um momento de descontração, cada um se conhecer, trocar ideia e teve alguns debates sobre como podemos melhorar ainda mais essa comunidade linda.

Galera do Dev na Van.
Galerinha do barulho do Dev na Van.

3º Code in the Dark 2017

E ainda no mesmo dia chegamos no Code in The Dark na nova sede do iMasters. Descendo da van fui conversando com o Zeno até dentro do prédio e ele me perguntou o que eu achei do evento, dei minha opinião e ele fez outra pergunta, “Mudou sua vida neh? E vai ficar marcado pra sempre esse momento, certo?” eu respondi que com certeza, não tinha palavras para descrever aquilo que estava acontecendo.

Teve mais momento fã com Gabriel Gripp(ado) esse cara, putz, desde o 1º Code in The Dark acho ele foda. Tive o prazer de conhecer um dos Vikings do Front-End Guilherme Pendezza.

Dei meu nome participar do evento, estava com um baita medo, mas se caso eu morresse no dia seguinte pelos menos teria participado.

Gabriel Gripp e Guilherme Pendezza.

O que é o Code in The Dark?
“ Imagine uma competição assim: Vários desenvolvedores(as) front-end precisam codificar uma página em apenas 15 minutos… Até aí o desafio já é enorme, concorda? Agora adicione o fato de que eles(as) não podem ver o resultado da página no browser, somente o código fonte, usando apenas HTML e CSS:Esse é o Code in the Dark!

Peguei a própria explicação do site deles.

Sede do iMasters recebendo o pessoal do Code in The Dark.

Encontrei mais uma galera William Costa e Nath Paiva lá de Santos e Icaro Heimig direto de POA.

William Costa, Nath Paiva e Icaro Heimig.

Comunidade Wordpress SP marcando presença no Code in The Dark.

Comunidade Wordpress SP marcando presença no Code in The Dark.

Na Round 1 tivemos a lenda Afonso Pacifer, infelizmente ele não ganhou, mas mandou muito bem.

Momentos no Code in The Dark..

Foram 4 Rounds com direito a um Round Especial com Estrelas que foram elas Alda Rocha, Felipe Fialho, Nath Paiva, Raphael Fabeni, não lembro agora quem ganhou, mas foi daora.

Round Bônus com as estrelas.

Teve mais momento fã, dessa vez com Fernando Daciuk e Eduardo Matos. E com Amanda Albuquerque que é mais uma das pessoas que estão me incentivando a não desistir, e graças ela pude estar naquele evento, ela ganhou o ingresso do Front in Sampa no Senai, mas como ela já havia comprado me deu, obrigado mesmo.

Daciuk, Edu Matos e Amanda Albuquerque.

O evento chegou ao fim, tivemos o grande vencendor Kevin Dantas. Bernard agradeceu a todos ali que ficaram até o final, agradeceu aos organizadores.

Chegando em casa chorei mais uma vez depois desse post do Bernard.

E aquele dia se encerrou, cansado fisicamente e mentalmente, foram longos dias de conhecimento, amizades, brindes, palestras, lives, fotos, caminhada, metrô, ônibus e trem.

Conclusão

Depois de tudo isso que escrevi não sei nem o que colocar na conclusão, vou colocar algumas imagens para tentar explicar. Essas fotos abaixo são do 1º Code in The Dark na Sede do Google Brasil, foi um dos primeiros evento que fui voltado a esse universo, eu estou nessas fotos, estou de camisa vermelha da Seleção de Portugal, é fácil de me achar vai, nem vou circular, nesse dia fiz amizade com um cara chamado Guilherme e o segurança do evento (não lembro o nome dele agora, mas gente fina). Nesse dia vi várias pessoas que acompanhava pela internet, não sabia nem como chegar nelas pra conversar, vi aquela gente (De Luna, Gripp, Marsiglio, Pagani, Pacifer, Moretti, Justen, Matos, Elvis, Keit, Zambrana, Abreu, Rodrigues, Albuquerque, Marques e por ai vai), olhava aquilo e pensava “Meu deus, como essa gente é fodastica, são Deuses do Front-end, queria ser que nem eles”. Sai daquele evento meio feliz e meio cabisbaixo pois não tava naquele clima que nem todos que se conheciam, enfim, coloquei na minha cabeça que queria mudar aquilo.

1º Code in The Dark no Google BR

Já esse ano, estava mais ou menos enturmado, conhecia uma galera e poxa, já tava feliz pra caramba, havia melhorado muito. Mesmo ainda não que não estava trabalhando na área, estava ali envolvido. Essa foto abaixo é do 2º Code in The Dark.

2º Code in The Dark.

Agora dessa vez as coisas haviam mudado, realmente ainda não sei as palavras certas para me expressar, cada evento conhecia uma pessoa nova, alguém chegava em mim e falava “te conheço do twitter”, “te vi no outro evento”, “você é o mascote da front-end week sp?”. Toda aquela galera foda que denominei de Deuses, conheci todos, conversei com todos, eles sabem que eu existo, sabem quem eu sou, sabem um pouco da minha história, pessoas de outra Cidade, Estado e País sabem quem é Vinicius Rossi vulgo @vinirossi9. Eu devia ter explicado lá em cima o porque do título, mas se você chegou até aqui você irá saber, em 2015 eu fui mandando embora do meu emprego na área de Suporte Técnico, fiquei uns 6 meses parado, minha namorada na época teve a ideia de tentarmos ganhar dinheiro, como eu e ela não tínhamos emprego concordamos em começar a fazer trufa, primeiro para ajudar os pais dela a pagar umas contas e depois começamos a fazer para ter o nosso dinheiro, começamos com trufa, depois fomos para Panetone trufado e chegamos no Ovo de Páscoa trufado, sim, eu e ela fazíamos juntos todas essas gostosuras, grande parte das vezes ela fez muito mais, aprendi com ela a fazer tudo isso, nesse meio tempo comecei a vender ovo de galinha no meu condomínio (Sim, ovo de galinha). Ainda achei um investimento em vender uma tinta profissional para estudantes de Etec e Faculdades de Artes para não ficar parado sem fazer nada enquanto mudava de área, do Suporte técnico para o Desenvolvimento Front-end pois precisava pagar as nossas contas. Ainda continuo vendendo as trufas, nos Meetups vendi algumas, mas creio eu que irei parar, essa não é uma história do tipo “Domingo Legal com Gugu” é apenas uma pessoa normal tentando mudar de área e conseguir seu primeiro emprego como Desenvolvedor Front-End. É possível recomeçar, é possível aprender, eu vim das trufas para o mundo e conheci muita gente que está me ajudando, aquele garoto quieto e tímido do ano passado mudou muito nessas últimas semanas, eu acredito que é possível mudar, eu estava vindo de uma zona de conforto na parte de estudos e trabalho que não estava saindo e com algumas palestras eu cai na real que podia mudar e fazer a mágica acontecer conforme o Zeno disse. Do ponto de me dedicar aos estudos para conseguir um emprego, naquela parte que decidi me casar (Pode parecer louco, mas fui pra casa pensando nisso e já havia decidido), na parte que decidi que quero começar a dar palestras, ajudar outras pessoas que estão começando na área. E esse ano mudou tudo.

Galera do Front in Sampa.

Pra finalizar, tudo é possível, basta acreditar e persistir e não desistir (Não vou mentir, pensei em desistir várias vezes, mas tirava aquele pensamento da cabeça e bola pra frente). Se tiver vergonha de ir no eventos, tenta tacar o “FODA-SE” e vá, não manja o conteúdo que vai ser dado?! VÁ, não conheço ninguém que possa ir junto, tenta ir sozinho, sei que é difícil, se caso eu estiver lá me procura. Uma dica que o Zeno me deu, foi, comece a escrever sobre eventos que você vá, é um bom começo, dedique um período do seus dia para estudos. Dica do Fialho foi, converse no eventos com essa galera foda que sempre está lá.

Essa foi a entrevista que dei para o pessoal do CSS Cast Show, mais uma dica legal.

Minha entrevista para o CSS Cast Show.

Eu acho que é isso pessoal, não sou muito bom com frases motivacionais, peço desculpas por qualquer erro de português, pontuação e por ai vai. Feedbacks são bem-vindos, seja bom ou ruim. Desculpa se esqueci o nome de alguém.
Se tiver dicas de como melhorar para meus próximos posts por favor me fale.

FIM

Obrigado Eduardo Matos pela revisão dos textos.

Quero agradecer a minha família (Claudio, Miriam e Viviany) e a Iasmin por me apoiarem desde o começo, não chegaria aqui se não fosse por eles sempre me cutucando para não desistir.

--

--

Vinicius Rossi

Dev Front-End Angular @brqdigital | Idealizador da Agência de Viagens Los Viajeros Trips