O que faz um Copywriter?

O que é copywriting?

Copywriting são textos persuasivos para promover negócios, ideias ou vendas e convencer alguém a tomar uma ação.

Origem da palavra

A origem da palavra copywriter.
Copy: texto de anúncio, publicitário.
Writer: escritor(a).

Copy também significa cópia, no início o texto era feito para ser impresso na impressora.

O texto depois de pronto seria impresso e publicado no jornal se a pessoa gostasse do produto, recortava a carta de vendas e devolvia para sinalizar o interesse no produto.

O que faz um Copywriter?

O profissional copywriter trabalha fazendo pesquisas para descobrir as dores do público alvo, criando um mapa baseado em medos e desejos, com essas informações monta uma estratégia de vendas personalizada.

Persuasão pode ser usada na forma escrita e falada. Por isso, para entender as dores do seu cliente é necessário compreender seus objetivos.

Exemplo: Você precisa de dinheiro e seu amigo sabe disso, então, ele usa técnicas de persuasão argumentando que você deve baixar um aplicativo e usar o código dele, em troca você ganha 30 reais e esse valor tende a aumentar se continuar assistindo vídeos.

Isso é persuasão, a chance de você aceitar a oferta é grande, pois você precisa acumular um valor para resolver seu problema, falta de dinheiro.

Insistir, manipular e querer vender a qualquer custo um produto ruim não é copywriting.

O texto é escrito com a intenção de que o leitor tome uma ação: comprar um produto, assinar uma newsletter, assistir um vídeo, ouvir um podcast…

O título precisa despertar o interesse do público é por causa do tema do seu texto que a pessoa vai abrir o link, no texto é imprescindível que mantenha o leitor entretido e curioso, por isso faça perguntas.

É vital fornecer no menor tempo possível as principais informações, o objetivo é não ser chato, para que sua ideia seja aprendida e captada é ideal repeti-la.

É essencial explicar o porquê de adquirir aquele produto ou ideia, o cérebro humano nessas situações é mais solícito quando se sabe o porquê deve considerar essa decisão.

Onde trabalha um copywriter?

O profissional copywriter pode trabalhar em agências de marketing, freelancer, projetos de lançamentos digitais, escrevendo cartas de vendas de produtos digitais ou físicos, escrevendo vídeos de vendas, escrevendo posts para Instagram como Social Media com foco em vendas.

O mercado é amplo, o copy precisa se especializar em uma área? No início não, mas o foco o faz se tornar referência e grande entendedor daquela área.

O ser humano age por seis princípios

O ser humano age por alguns motivos, também conhecidos como gatilhos mentais, seis deles citados por Robert Cialdini no livro "As Armas da Persuasão", reciprocidade, prova social, afeição, autoridade, coerência e escassez.

Reciprocidade: quando uma ação é feita temos a tendência de retribuir, então se deseja que um consumidor faça algo por você, será preciso entregar algo de valor para ele primeiro;

Prova social: as pessoas são influenciadas por outras, depoimentos aumentam a credibilidade do seu conteúdo e influência a tomada de decisão sobre seu produto;

Afeição: conectamos com pessoas mais facilmente quando ela tem valores semelhantes ao nosso ou um problema em comum, isso cria conexão.

Autoridade: as pessoas costumam seguir pessoas que são referência, médicos, especialista em marketing digital, palestrantes... dessa forma sente convicção e têm a sensação de certeza nas suas afirmações.

Coerência: se comprometer publicamente com algo, faz com que as pessoas se sintam pressionadas psicologicamente para se comportar e entregar o resultado esperado;

Escassez: a sensação de perda faz com que a ação seja tomada de forma rápida para evitar que perca algo de seu interesse;

Copywriting é uma técnica de escrita.
Copywriter é o profissional que escreve textos de vendas, anúncios.
Despertar emoções é o que move o escritor e o profissional copywriter.

__________________________

Sobre o Autor:

Sou Vinnicius Oliveira, atualmente trabalho como aprendiz e copywriter, escrevo artigos e tenho dois livros publicados.

Presto serviços de copywriting (escrita persuasiva, anúncio, descrição de produtos, copy para infoprodutos, e-mail marketing, pagina de vendas, lançamentos).
Quer saber mais? Entre em contato comigo no
LinkedIn ou pelo site VintePila.

Autor dos livros "Modificação Social e Diálogos de um Estóico"; Copywriter

Autor dos livros "Modificação Social e Diálogos de um Estóico"; Copywriter