Image for post
Image for post

No último dia 12, o vice presidente do Google para Notícias, Richard Gringas, fez um anúncio que vai impactar o mercado jornalístico. O Google privilegiará nas buscas (a alma do negócio dessa plataforma) o que o jornalismo tem de mais precioso : o furo.

No documento “Elevando a reportagem original na busca” , Gringas traduz isso na valorização no gênero mais magistral — o jornalismo investigativo.

Fizemos uma tradução livre desse texto:

Um importante elemento da cobertura que nós queremos promover é a reportagem original , um empreendimento que requer um significativo tempo, esforço e recursos do veículo. Algumas histórias podem também ser ao mesmo tempo criticamente importantes no impacto que elas terão no mundo e na dificuldade de juntar os elementos, exigindo repórteres que se engajem em investigações profundas para escavar fatos e fontes. …


Image for post
Image for post

Estive na CNN em Atlanta para um estágio de um mês em junho de 2015 e vi muita coisa que o jornalismo da Record já fazia no Brasil. Relatei detalhadamente o que vi e aprendi em dois textos:

Image for post
Image for post

Em síntese, quando Jeff Zucker assume a direção da CNN, vindo da NBC Universal e da Disney, com o desafio de colocá-la de volta no jogo da audiência, aposta em algumas estratégias:

  1. predomínio do ao vivo . Os jornais com o resumo das notícias ficam em segundo plano . …


Image for post
Image for post

Uma grande dúvida. O jornalismo sobreviverá?

Essa questão me persegue há alguns anos quando percebi colegas geniais com mais de 50 anos ficando desempregados. Propus ao Social Media Week uma palestra/reflexão sobre o tema na edição deste ano.

Dá pra traduzir essa interrogação em duas outras: A verdade sobreviverá? O jornalista sobreviverá?

Fiz uma seleção de dados provenientes de algumas pesquisas que trazem sinais tanto positivos, quanto negativos, nesse caminho.

Vamos começar pela primeira questão:

Image for post
Image for post

Nestes tempos extremados, todos os espectros do campo político escolhem a imprensa como alvo.

Image for post
Image for post

Após o atentado a Jair Bolsonaro, o General Augusto Heleno enviou um discurso por WhatsApp. O general da reserva foi o comandante da missão brasileira no Haiti e é um dos militares mais brilhantes que nós temos. Recentemente, ele se filiou ao PRP e é um dos estrategistas da campanha de Bolsonaro.

About

Virando a Pauta

projeto de Rodrigo Hornhardt / comunicação, jornalismo, tv, cultura etc

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store