Coesão e coerência do jeito que você nunca viu

Detalhando
2 min readAug 29, 2019

--

Duas palavrinhas que vão parar de te confundir.

As grandes responsáveis pela clareza na transmissão da mensagem de qualquer texto, é a combinação da coesão e coerência que vai fazer com que a comunicação aconteça. Mas o que é isso, afinal?

Coerência é a plausibilidade das ideias que você expõe, ou seja, quem lê a sua mensagem entende exatamente sua linha de raciocínio. Um texto coerente é aquele que reforça a partir de cada novo argumento o que quer transmitir e nunca confunde o leitor. Você nunca encontrará duas ideias contrárias em um texto coerente, por exemplo construções como: o jogo foi incrível, pena que não muito interessante.

Já a coesão está relacionada à estrutura do texto, aos instrumentos gramaticais e de convenção que a língua possui para organizar as ideias. Existem três princípios que vão te ajudar a manter a redação coesa, são eles:

  • Estruturação dos parágrafos: um parágrafo é uma unidade textual formada por uma ideia principal à qual se ligam ideias secundárias. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos podem ser desenvolvidos por comparação, por causa/consequência, por exemplificação, por detalhamento, entre outras possibilidades. Deve haver uma articulação entre um parágrafo e outro.
  • Estruturação dos períodos: pela própria especificidade do texto dissertativo-argumentativo, os períodos do texto são, normalmente, estruturados de modo complexo, formados por duas ou mais orações, para que se possa expressar as ideias de causa/consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras.
  • Referenciação: As referências a pessoas, coisas, lugares e fatos são introduzidas e, depois, retomadas, à medida que o texto vai progredindo. Esse processo pode ser realizado mediante o uso de pronomes, advérbios, artigos ou vocábulos de base lexical, estabelecendo relações de sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia e de expressões resumitivas, metafóricas ou metadiscursivas.

É recomendado a substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos, hipônimos, hiperônimos ou expressões resumitivas. Substituição de verbos, substantivos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que resumam e retomem o que já foi dito. Elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados ou que sejam facilmente identificáveis.

--

--