Passo a passo da construção de um texto — desenvolvimento

Detalhando
3 min readAug 29, 2019

--

O desenvolvimento é a alma do texto, é nele que a magia finalmente acontece.

No desenvolvimento você irá aprofundar sua tese e para isso é necessário o uso de argumentos.

O que é argumento mesmo?

Argumento é uma afirmação seguida de explicação embasada. Sua função é orientar o leitor a uma determinada conclusão. Existem maneiras diferentes de argumentar e vou explicar uma a uma para vocês, mas antes:

O que NÃO é argumento!

  • Experiência pessoal
  • Fato ocorrido com conhecidos ou nas proximidades de onde você vive
  • Opinião baseada em impressões, dogmas e ideologias

Tudo isso que acabei de listar são partes muito importantes da sua formação como indivíduo e sem sombra de dúvidas influencia a sua maneira de organizar suas ideias e ler o mundo, porém, não é possível afirmar a partir delas que algo é ou não verdadeiro. Para provar um ponto é necessário utilizar instrumentos verificáveis, ou seja, que independente de experiência pessoal, vivências e opiniões possam ser compreendidas.

Mesmo que alguém não concorde com o argumento, ele deve ser factual. Acreditando ou não ele é a realidade e existem dados que comprovam isso.

Tipos de argumento

  • Provas concretas (dados ou fatos sobre o tema): caso opte por utilizar esse tipo de argumento, deve sempre colocar a referência, lugar onde a informação foi encontrada.

Ex: “O mercado infantil brasileiro aumenta 14% ao ano, segundo pesquisa do Ibope”.

  • Exemplos (fatos similares ou relacionados ao tema): esse tipo de argumento é um dos mais fáceis para serem utilizados, porque basta conhecer o fato similar. Agregado a ele pode ser usado o argumento histórico, em que você usa um acontecimento relevante para ilustrar seu ponto de vista.

Ex: citar a maneira que outro país lidou com a publicidade infantil e qual foi o impacto que isso teve na sociedade

  • Autoridades (citação de especialistas no tema): o especialista no tema pode ser tanto um acadêmico, quanto alguém que trabalha a bastante tempo na área e possui conhecimento empírico. Ele deve conhecer profundamente o assunto.

Ex: “Cristina Silveira, psicanalista e pedagoga afirma que a criança que cresce exposta a cultura do consumo desenvolve valores equivocados”

  • Lógica (causa e consequência, por exemplo): com esse argumento você poderá ilustrar uma situação hipotética, porém baseada em causa e consequências reais.

Ex: Uma criança não possui capacidade cognitiva para diferenciar o real do fantasioso, quando é exposta a uma propaganda em que os brinquedos se movem sozinhos será ludibriada e isso caracteriza propaganda enganosa.

Causa = muito nova para ter capacidade de diferenciar o real do fantasioso; consequência = será enganada

Seus argumentos devem estar alinhados com a ideia que deseja defender. Não vai colocar que o especialista é a favor da publicidade infantil, mas que você é contra, ok?

O argumento e mais um pouco:

  • Definições: “ a publicidade infantil é….”
  • Comparações: “ a publicidade infantil é grave porque, diferente da publicidade direcionada para o público adulto, a criança não consegue distinguir o que é real do que não é.”
  • Cálculos de probabilidade: “se X por cento das crianças são influenciadas pelas propagandas hoje, caso mantenha a constância de crescimento, em X anos todas serão impactadas”
  • Exemplos: Após a criação de legislação específica no país X, crianças se tornaram menos consumistas
  • Analogias: usar relação de semelhança para ilustrar algo. Ex: “ A publicidade infantil é a espinha dorsal do consumismo, pois introduz muito cedo a necessidade de comprar nos indivíduos.”

--

--