Passo a passo da construção de um texto — introdução

Detalhando
3 min readAug 29, 2019

--

Aqui a gente já começa com o contrassenso. Você pensa em introdução e já acha que deve começar por ela, certo?

Errado!

Essa é a última parte que você vai fazer. Primeiro você precisa desenvolver seus argumentos e saber exatamente sobre o que seu texto vai falar e só depois vai apresentar para o seu leitor um resumão do que o espera.

Então introdução é um resumão do texto? SIM!

Na introdução você vai dar um gostinho do que vai ser encontrado no resto do texto, para isso, logo de cara você deve apresentar a tese, seu posicionamento sobre o tema.

Existem algumas formas de apresentar a tese, para te explicar cada uma delas vou chama-las tipos de introdução.

Os tipos de introdução

Exposição geral- específico

Como o próprio nome já diz, essa exposição parte do sentido mais amplo (geral), para o específico. Exemplo:

“É fato que as diferentes ações de marketing exercem grande influência no processo de formação dos sujeitos. Em se tratando de crianças, o poder das propagandas na criação de hábitos e identidades é bastante grande. Surge então o debate acerca dos limites da publicidade infantil.”

Neste modelo de introdução, o escritor saiu do campo mais amplo ( o marketing de forma geral) para o específico ( a influência do marketing sob as crianças) e encaminha o leitor para a tese que discutirá nos argumentos ( limites da publicidade infantil). A situação problema aqui é: existe ou não um limite para a publicidade infantil? Essa resposta deverá ser respondida no desenvolvimento do texto.

Introdução direta da tese e proposta de intervenção

Veja o exemplo:

“Deveriam existir no Brasil leis para proibir propagandas dirigidas às crianças, com apelo para compra e consumo de qualquer produto, em um país onde as crianças deixaram de brincar para assistirem TV, não vale a pena deixar que indústrias de produtos infantis abusem disso.”

Esse parágrafo deixa claro o posicionamento do escritor. Quando ele diz que deveria existir uma lei que proíbe propagandas dirigidas às crianças apresenta sua tese e sua proposta de intervenção ao problema, porém sem dar detalhes sobre ambos. A partir dali o leitor já sabe o que será desenvolvido no decorrer do texto.

No exemplo anterior você sabia que “os limites da publicidade” seria discutido, porém ainda não sabia o posicionamento do autor sobre o tema e nem sua ideia para resolver a questão que levantou para discussão. Diferente deste segundo exemplo.

Introdução direta ao tema

Esta eu chamo de introdução “ pé na porta”, sem rodeios você já começa seu parágrafo citando o tema. Ex:

“A publicidade infantil é um ramo que vem crescendo muito no Brasil. Afinal, as crianças ainda não formaram toda base crítica necessária para entender toda a complexidade e persuasão de uma propaganda, fatos que as tornam um público alvo facilmente convencido.”

Para escrever sobre qualquer coisa você vai precisar refletir. Ponderar tudo que conhece sobre o assunto e depois passar para o papel o que considerar mais interessante para convencer alguém.

Independente do modelo de introdução que você escolher, será preciso para começar: saber pelo menos o que é o tema e qual problema exige um posicionamento seu. Sabendo disso, mãos na massa!

--

--