Gameficando uma Praça de Alimentação de Shopping

1-OBJETOVO
Com intuito de manter a Praça de Alimentação limpa e organizada de forma rápida para todos, proponho um game para provocar o interesse das pessoas ao terminarem sua refeição, de recolherem seus copos, embalagens, talheres, pratos, bandejas, etc e levarem as bancadas ou carrinhos de recolhimento, assim, deixando a mesa pronta para uso de novas pessoas assim que eles saírem, ou seja, estender o deixar o prato na pica de casa para o shopping, evitando pessoas em pé esperando o recolhimento ou mesmo, a desagradável função de tiras os “restos” de alguém para poder comer.

2-INDIVÍDUO
Adultos e crianças que façam uso da praça de alimentação de Shopping para fazer refeições, lanches, etc.

3-CRIANDO A MOTIVAÇÃO
Como fazer com que as pessoas levem suas bandejas até o local adequado de descarte deixando a mesa limpa? Criando uma competição e nesse âmbito ela pode ser feita em vários contextos como guerra de sexos (homens x mulheres (dias normais), Pais x Mães (dia das mães, dias dos Pais), meninas x meninas (dia das crianças, natal, páscoa), mexendo com o bairrismo (Ximangos x Maragatos, mate x chimarrão), times (Gremistas e Colorados) e assim por diante.

4 — COMO VAI ACONTECER
Os clientes terão 2 sinalizações da competição: A 1º será na hora do pagamento pela refeição que em geral, é feita antes de comer ou junto a retirada do pedido, via folder, informação do atendente, etc e a 2º sinalização será adesivagem das mesas falando do jogo, as que permitem claro + placa de sinalização afixada no centro da mesa, como uma bandeirinha por exemplo. Nas praças que não permitam a adesivagem das mesas, podem usar toalhas de papel informando do jogo nas bandejas, lembrando claro, que o local onde a bandejas serão deixadas deve ser sinalizado de forma realmente chamativa, afinal, ali ficará o game.

Serão sempre duas bancadas, ou mais, de acordo com o tamanho do shopping, mas terão sempre duas divisões, uma para cada lado competidor e caso queiram criar uma terceira ou quarta categoria de competição, pode ser feito também.

A cada bandeja, prato, lixo, etc deixando, somara um ponto. Cada vez que algo for deixado ela fará um som de confirmação e em telas espalhadas pelo praça e shopping vão indicando quem está na frente e o mesmo resultado poderá ser acompanhado em um hostsite ou site do shopping.

Assim, vamos manter sempre em mente a competição no shopping entre os grupos “rivais”.

5-VIABILIDADE E APLICAÇÃO
Esse game pode não só mudar o comportamento das pessoas em relação e comer e levar a bandeja para o seu local adequado, como pode aumentar o fluxo da praça de alimentação do shopping afim de elevar o escore de cada lado competidor, levará visibilidade ao shopping por que certamente haverá compartilhamento em redes sociais, matérias em jornais, sites e blogs, etc, por ser o primeiro a fazer esse tipo de ação e assim por diante.

O custo não será elevando, pois é uma programação simples de se fazer, necessitando apenas pontos de internet espalhados pelo shopping para que as telas se comuniquem, algo que já existe em quase todos os shoppings e a construção do balcão de pontuação.

Poderá sair e voltar em diversas épocas e se tornar até uma tradição do shopping em épocas festivas por exemplo.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.