O primeiro contato com os bancos de dados

Nesta semana comecei a ler o primeiro livro da bibliografia que organizei para trazer embasamento teórico para as decisões do meu TCC, “Sobre fotografia” de Susan Sontag. O livro é uma coletânea de artigos escritos por Sontag que abordam questões de simbologia dentro do universo fotográfico, o objeto da fotografia, o fotógrafo, a câmera, a foto em si.

A leitura desse material juntamente com os demais livros teóricos a respeito do registro da imagem e seu impacto social trarão mais profundidade ao texto que está sendo desenvolvido para a narrativa gráfica.

O livro teórico seguinte da lista é “A câmara clara” de Roland Barthes, que também trata da simbologia da foto e faz um paralelo entre foto, vida e morte.

Aluguei da biblioteca do IED o livro “Desenhando Quadrinhos” de Scott McCloud, que lerei em paralelo. O livro parece ser de grande valia, pois apresenta textos sobre a estrutura da história em si, sua diagramação, preocupa-se com o leitor (público-alvo) entre outras questões.

Nesta segunda feira (08/08) tive minha primeira aula na Oficina de Acompanhamento de Projetos literários com o escritor Marcelo Maluf. Apresentei minha ideia inicial do enredo, que foi bem aceita pelos demais integrantes e pelo orientador.

Alguns pontos foram levantados pela turma, destaques que podem me ser úteis no desenvolvimento da história. Coisas que já estavam na ideia, mas não haviam sido recortadas e analisadas enquanto marcas do texto. Forte característica urbana, obsessão e perseguição, o personagem precisa se encontrar dentro da busca que faz fora de si, solidão. As ideias de interferências gráficas no texto e mistura de linguagens literária e quadrinhos foram apontadas como positivas.

Inspirado pela animação do início da oficina e das leituras, duas ideias de textos surgiram e estão sendo trabalhadas.