Conheça Ralf Rangnick: novo treinador interino do Manchester United

O alemão de 63 anos assinou com o United até o fim da temporada como interino e depois assumindo como diretor.

Vitor Soares
5 min readNov 29, 2021

Ralf Rangnick é uma das principais pessoas por traz do projeto do RB Leipzig, fundado em 2009 e já no ano passado conseguiu chegar em uma semifinal de Champions League.

Em pouco tempo vem colhendo resultados impressionante dentro e fora de campo e também influenciou taticamente grandes nomes do futebol alemão como Thomas Tuchel, Jurgen Klopp e Julian Nagelsmann.

Apesar do pouco tempo que terá como técnico, está claro que o Manchester United busca um projeto de médio/longo prazo contratando Rangnick para comandar o time neste período e depois virando um diretor do clube.

O treinador alemão já fala em dar respostas nessa temporada:

“Estou animado por ingressar no Manchester United e estou focado em fazer desta uma temporada de sucesso para o clube — disse Rangnick ao site oficial do United.

O time de Manchester desde a saída de Sir Alex Ferguson vem tentando se reencontrar e por enquanto viu seus rivais se organizando melhor e conquistando títulos importantes aumentando sua marca ao redor do mundo.

A filosofia de Ralf Rangnick 📋🧠

Conhecido como o pai da gengenpressing — um conceito muito usado atualmente que é o pressionar e contra-pressionar o adversário.

Rangnick explica e exemplifica o seu estilo de jogo:

“Bem, é muito simples”

Gegenpressing é um estilo de futebol muito pró-ativo, semelhante à forma como o Borussia Dortmund e o Liverpool têm jogado sob o comando de Klopp”

Por ter esse estilo estilo de futebol eletrizante encantando no Dortmund e posteriormente no Liverpool, Klopp ganhou o apelido “Futebol Heavy Metal”.

Rangnick gosta de ter a posso de bola, o alemão entende quanto mais tempo você passa tendo ela, menos chances de seu adversário tem de criar oportunidades.

“Primeiro, o que você faz para construir a jogada quando quer ter a posse. É óbvio para mim. Se você quer fazer um gol, você precisa de velocidade, fintas que aceleram a ação e a verticalidade. Se você não tiver isso, você pode ter 80% da posse, mas não marcará”. Disse o alemão.

Outra tática usada por Rangnick é a saída de bola com três jogadores, muitas acreditam que seja para defender melhor, mas para o alemão tem o objetivo de atacar melhor.

(Divulgação/Getty Images) Rangnick pode ser o início de um grande reformulação no Manchester United

O treinador em entrevista para o Jornal EL País comentou sobre isso e usou o RB Leipzig do então Julian Nagelsmann

“O objetivo de Nagelsmann não é defender melhor, mas ter mais elementos para construir o jogo sem ser pressionado pelos rivais.

Quando você começa por trás com três centrais e dois volantes bem à frente, para times adversários torna-se mais arriscado cobrir todas as saídas.

Você subtrai um homem do meio-campo, mas força o adversário a fazer um esforço extra de pressão”.

Mas é precisa ser rápido, organizado, fluido em suas jogadas, caso contrário seu futebol fica engessado, previsível e seu adversário consegue criar chances em contra-ataques.

O próprio Manchester United enquanto estava no comando de Solskjaer tentou usar o perde-pressiona, mas obteve sucesso sendo facilmente batido por Jurgen Klopp e sendo goleado por 5 a 0 em pleno Old Trafford.

O time que pressiona com linhas altas, sufocando a saída de bola do adversário, quanto mais rápido conseguir recuperar a bola e mais perto da defesa maior as chances de conseguir balançar as redes.

“Se você fizer isso bem, você completa um número maior de corridas, mas reduz o número de corridas longas. Se você não fizer isso direito, terá corridas negativas. Se você permitir que o time adversário rompa a pressão e jogue pelas suas costas, você precisará de mais energia”

(Divulgação/SkySports) Comparativo do RB Leipzig comando por Rangnick e o Manchester United atual

Essa intensidade exigida é comprovada na tabela acima de seu última trabalho como técnico do RB Leipzig na temporada 2018/19. Ao contrário do Manchester United que tem desempenhos bem inferiores do que Rangnick espera.

Rangnick também dá atenção a bola parada que é um grande ponto fraco do United já algumas temporadas, mesmo contratando Raphael Varane e Harry Maguire e tendo David De Gea no gol o sistema defensivo sofre bastante.

“Vimos isso na final da Liga Europa: Intenazionale vs Sevilla. Quatro dos cinco gols vieram de jogadas ensaiadas. Mais de 30% dos gols no futebol são marcados em lances de bola parada. Nós gastamos 30% do nosso tempo de treinamento em peças ensaiadas?”, explica

Ralf Rangnick como diretor esportivo 🕴🏻

Após o fim da temporada, o alemão vai trabalhar internamente, mas ainda não tem um cargo definido, por enquanto e até mesmo no comunicado oficial do clube Rangnick será um consultor.

“O elenco é cheio de talentos e tem um grande equilíbrio entre juventude e experiência. Todos os meus esforços nos próximos seis meses serão para ajudar esses jogadores a realizarem seu potencial, tanto individualmente quanto, o mais importante, como equipe. Além disso, espero apoiar as metas de longo prazo do clube como consultoria”

Seu trabalho de 2012–2019 na franquia RB Leipzig e RB Salzburg é baseada em jovens talentos, utilizando ferramentas tecnológicas de análises profundas de estatísticas para que os olheiros possam encontrar jogadores ainda em desenvolvimento e depois lucrar quando chegam ao auge.

“É como em outras áreas da vida: se você estiver à frente de seu tempo com novos desenvolvimentos e caminhos, isso pode provocar certas reações”. Comentou Rangnick.

Por ser um dos clubes mais ricos do futebol europeu, o United não vai precisar estar a todo instante vendendo esse jovens atletas pra sustentar o orçamento, mas vamos ver uma nova política de recrutamento na categoria de base e também essa identidade será colhida no futuro.

Algo parecido como Chelsea fez, construindo um time com excelente jogadores, tendo um mix de juventude e de atletas experientes.

Rangnick acredita que as funções analíticas e táticas precisam andar lado a lado e para isso treina uma extensa rede de olheiros e faz com que eles pensem igual e vejam como o alemão, assim podem revelar talentos como de Marcel Sabitzer , Marcel Halstenberg , Lukas Klostermann , Dayot Upamecano , Kimmich, Mane, Keita, Kampl e Roberto Firmino.

Manchester United busca alguém como Ralf Rangnick há anos para tocar esse projeto e a principio o alemão tem um currículo robusto para esse grande desafio, sua estreia como interino não tem data e enquanto isso, Michael Carrick segue comandando a equipe na beira do campo.

--

--