en2pt: Lightning Network na Prática — Decred.org

Lightning Network (“LN”) é um proposta recentemente implantada, de um sistema de micro pagamentos de baixa-latência, off-chain(fora da ‘corrente/blockchain’ que pode trabalhar com Bitcoin e outras cryptomoedas similares, como o Decred. Como a LN faz um uso ‘liberal’ de contratos inteligentes, os detalhes de como funciona são, sem nenhuma surpresa, complexos. Para fazer a LN mais tangível de uma perspectiva ‘não-tecnica’, nós vamos ver através das lentes de considerações práticas de engenharia e dos conceitos que suportam tais considerações.

A utilidade prática da Lightning Network é suportada por diversos grandes tópicos no contexto de cryptomoedas:

  • Pagamentos de baixa latência — Muitos potenciais usos para um sistema moderno para transmitir valores requerem uma baixa latência, ‘e.g. compras em pontos de vendas/caixas’. Esperar por uma transação dentro da blockchain coloca restrições quase irracionais tanto entre o tempo entre os blocos em uma blockchain e no que é considerado um atraso aceitável para um pagamento ser confirmado.
  • Assentamento Adiado— Para minimizar o número de transações que fluem entre bancos, bancos fazem uso de uma rede de “Assentamentos de Processos” onde múltiplas transações entre determinados bancos são consolidadas em uma única transação no final do dia. Como cryptomoedas efetivamente permitem que você “seja seu próprio banco”, ter um processo de ‘assentamento adiado’ reduz substancialmente a carga de transações em uma blockchain, bem como reduz as taxas de transações, permitindo que escale muito melhor quando o número de transações aumentam.
  • Melhora da Privacidade — Uma blockchain para qualquer cryptomoeda disponível publicamente, é necessario contar com um “livro financeiro” público, mesmo quando os detalhes de entrada do mesmo são ofuscados por cryptografia. Ao retirar transações para fora da ‘corrente’ de blockchains, essas transações tem sua privacidade melhorada simplesmente por mérito de não estar em uma ‘livro’ público.
  • ‘Cross chain atomic swaps’ — Confiança em exchanges centralizadas é um grande ponto de fraqueza de cryptomoedas, estando falando sobre exchanges que movimentam moedas Fiat(dolar, euro, real…) ou exclusivamente cryptomoedas. ‘Cross chain atomic swaps’ irá criar uma liquidez entre Decred e outras cryptomoedas sem o risco de ‘counterparty’ que existe entre usuários e exchanges centralizadas.

Os benefícios da LN são claramente bem substanciais, pelas considerações acima, no entanto, há algumas notáveis fraquezas com a LN que os usuários precisam saber:

  • Roubo de ‘counterparty— Como transações na LN ocorrem ‘fora da corrente’, é possível que uma contraparte em um canal de pagamento tente roubar os fundos dentro do canal, mas isso pode ocorrer apenas sob circunstâncias específicas e é evitável. Transações convencionais na blockchain não sofrem com este problema porque elas estão gravadas diretamente na blockchain, uma ‘registro financeiro’ imutável.
  • Centralização de Nós — Transações na LN são manuseadas por uma rede de nós que é separada da blockchain ‘subjacente’, e aí há potencial para esses nós ficarem centralizados, apesar de eles não terem custódias sobre as moedas. Operar um nó ativo é uma operação potencialmente cara, criando uma barreira para entrar na operação de tais nós e correspondentemente aumentando a centralização.

Apesar das fraquezas, eu acredito que os benefícios da LN superam em muito as desvantagens. Cada uma dessas considerações estão no post original (em inglês), por razões de facilitar traduções como esta.

Conclusão

Como apoiar a Lightning Network não quebra nenhuma funcionalidade existente e apenas adiciona capacidades ao Decred, como um sistema de armazenamento de valor e transmissão, é um alvo muito atrativo para adição ao Decred. LN é a aplicação útil ‘mais imediata’ para contratos inteligentes que eu tenho visto até hoje porque facilita transações de baixa latência fora da corrente da blockchain, o que permite uma competição direta com métodos de pagamento de moedas fiat nacionais. Enquanto LN tem algumas deficiências, suas fraquesas foram cuidadosamente consideradas como parte da elaboração de contratos inteligentes, que hás permitem, e as fraquezas são uma pequena parte em comparação a utilidadea utilidade adicionada por uma LN. Se você gostaria de comentar neste artigo, por favor, engaje conosco neste tópico de fórum.

Este é um artigo do Blog da Decred, traduzido de EN para pt_BR.