Enchendo a caixa de ferramentas

Trabalhar com desenvolvimento de produto é sem dúvida algo desafiador. Nós, seres humanos, adoramos metodologias, receitas de bolo, fórmulas de sucesso e isso é a base do trabalho de engenharia, resolver problemas através da aplicação de métodos. E eu tenho uma péssima notícia: produto não é engenharia.

Criar e desenvolver um produto está muito mais relacionado a sua sensibilidade e capacidade de analisar cada situação para tomar a ação correta. Eu sempre uso a analogia da caixa de ferramentas para explicar o que faz a diferença para um gerente de produto. Se você só tem um "martelo" todo problema inevitavelmente será "prego". Na prática significa que programadores gerenciando um produto tendem a ficar em sua zona de conforto e adotar soluções fortemente baseadas em software. A ferramenta que você tem a disposição acaba contaminando a sua decisão do que e como fazer.

O segredo não está em jogar o martelo fora, mas sim comprar mais ferramentas para sua caixa. Quanto mais opções você tiver maior a chance de tomar uma boa decisão sobre o seu produto. Mas como "comprar ferramentas"? Outra péssima notícia: essa loja não existe. Você não consegue fazer graduação ou especialização em "gerência de produtos". Não existe "escola de produtos" (na verdade até existe um curso exatamente com esse nome). Esse é o tipo de coisa que você só vai aprender na rua, sujando a mão de graxa e quebrando a cara. É na rua que você vai entender a necessidade ou não e em que nível precisa ter ferramentas importantes como marketing, UX, finanças, tecnologia, psicologia, etc.

Mas eu não tenho só más notícias: outras pessoas botaram a cara na rua antes de nós, acertaram e erraram muito. Talvez esse seja a melhor maneira de mitigar um pouco os nossos riscos, olhando para o que essas pessoas viveram, como enfrentaram cada situação e o que elas têm a nos dizer. Por isso fiz uma lista dos 12 livros que acredito formarem uma literatura básica sobre produtos. Lê-los não vai fazer de você um profissional pronto, o que aliás é uma grande bobagem, mas vai te ajudar a tomar os atalhos importantes para aumentar a chance de sucesso do seu produto.

  1. The Four Steps to Epiphany (Steven Blank)
  2. The Lean Startup (Eric Ries)
  3. Inspired (Marty Cagan)
  4. Rework (Jason Fried, David Heinemeier Hansson)
  5. Running Lean (Ash Maurya)
  6. Hooked (Nir Eyal)
  7. Predictably Irrational (Dan Ariely)
  8. Business Model Generation (Alexander Osterwalder, Yves Pigneur)
  9. Value Proposition Design (Alexander Osterwalder, Yves Pigneur, Gregory Bernarda, Trish Papadakos)
  10. The Design of Everyday Things (Donald Norman)
  11. The Hard Thing About Hard Things (Ben Horowitz)
  12. Zero to One (Peter Thiel)

Boa leitura e até a próxima!

Like what you read? Give Vitor Evangelista a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.