Aprendizados jornalísticos dos últimos dias

As últimas duas semanas de tem sido bem satisfatórias no quesito pensar o jornalismo fora da caixa. Cobertura da Ocupação da Unipampa pelo Papo de Corredor, Intercom Sul 206 e Seminário de Atualidades em Jornalismo.

As aulas ficaram em segundo plano neste momentos, mas nem por isso os aprendizados cessaram. As discussões teóricas sobre o trabalho do jornalista foram fundamentais na cobertura da Ocupação pelo Papo. Algumas ideias mudaram, outras “certezas” foram reforçadas. Teve uma micro amostra do jogo político e da dificuldade de realizar a cobertura política, que ao mesmo tempo tem que ser imediata, em meio a uma complexidade de ideias que vem a cabeça do repórter.

Depois da cobertura, que não tem como negar, desgastante. Veio a viagem para Curitiba, para o Intercom Sul. Uma vibe completamente diferente, uma cidade maior, um evento interessante. O tema que mais acompanhei foi ligado a convergência e transmídia. Novidades vieram. Coisas que agora parecem ser óbvias lá foram ditas, que me fizeram entender ainda mais o cenário atual do jornalismo e o futuro da profissão.

Voltamos para São Borja e então inicia o Seminário de Atualidades em Jornalismo. Painéis e oficinas. Todas úteis e atuais. A reflexão continua, jornalismo com humor, talvez se destaque neste quesito.

Depois destas duas semanas, empreender, ou seja, se tornar dono do próprio veículo de imprensa, o que eu não queria por nada. Passou a ser uma opção bem vista.

Bom, mas por enquanto não ainda nada de futurismos, porque tem três trabalhos finais me esperando…