Sitemap

Regras do futebol que você precisa conhecer para entender o jogo

4 min readMar 15, 2018
Press enter or click to view image in full size
Foto: Wikpedia CC

Se você assistiu uma partida de futebol na TV e gostou. Agora é hora de aprender algumas regras e informações para entender melhor as próximas partidas.

A Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado — que comanda o futebol em nível mundial) tem um livro de regras, que é traduzido no Brasil pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol — entidade que comanda o futebol no país). Vou resumir as principais em tópicos:

  • O principal objetivo do jogo de futebol é fazer o gol. Ou seja, a bola tem que passar pela linha da meta (também conhecida por goleira, arco e assim por diante) adversária.
Press enter or click to view image in full size
O trabalho de evitar que a bola entre na meta e ocorra o gol é do goleiro. O único jogaor que pode utilizar as mãos no jogo. Foto: Wikipedia CC
  • São onze jogadores para cada lado. Eles tentam fazer o maior número de gols em seus respectivos adversários. Ganha quem faz mais gols. Ok, mas nem sempre. Em competições que são disputados em formato mata-mata (um jogo na casa de cada adversário), os critérios de desempate como número de gols marcados e gols marcados fora de casa que valem mais, equipes que empatam ou inclusive que perdem a segunda partida são as que se classificam. Complicado né? Sim. Mas não se apavore pois essas regrinhas, que variam de campeonato pra campeonato, são explicados por narradores e comentaristas durante os jogos. Por isso, as vezes dizem tal equipe se classificou pelo placar agregado, que nada mais é que, a soma dos resultados dos dois jogos.
  • Não vale gol com a mão. Aliás jogar com a mão é proibido no futebol e quando isso acontece é punido com falta. A bola é posta ao chão e o adversário que começa a trocar passes ou chutar. O único jogador que pode utilizar as mãos é o goleiro.
  • Além dos jogadores, existem três funções importante: um árbitro, também chamado de juiz, e dois árbitros assistentes, os famosos bandeirinhas. O árbitro é a maior autoridade dentro do campo. Ele é o responsável por marcar as faltas — quando um jogador derruba o outro, acerta um soco, uma cotovelada, enfim. Os assistentes são responsáveis por auxiliar os árbitros nessas marcações e, principalmente, por assinalar os impedimentos.
Press enter or click to view image in full size
Da bandeira utillizada pelo árbitro assistente para assinalar as infrações nasceu o apelido de bandeirinha. Foto: Vitor Kellner
  • O que são impedimentos? É quando um jogador está com somente um jogador adversário a sua frente até a meta. Normalmente apenas o goleiro. Mas por que existe essa regra? É que caso contrário, os atacantes ficariam próximos ao goleiro apenas esperando para empurrar a bola para o gol. Com a regra, os atacantes tem que se movimentar mais, ficar junto atrás de pelo menos mais um defensor. E, por isso, fica mais difícil de fazer gols.
  • O árbitro também pode dar cartão amarelo ou vermelho pros jogadores. Cartão amarelo é uma advertência, após uma falta, reclamação ou comemoração de gol exarcerbada, como tirar a camisa; o cartão vermelho significa que o jogador está expulso de campo e, portanto, a equipe fica apenas com 10 jogadores para o restante da partida. O cartão vermelho é dado para um atleta que comete uma falta grave, como uma cotovelada ou quando a falta evita uma chance clara de gol do adversário. Cabe lembrar que o jogador que levar dois cartões amarelos em uma partida automaticamente recebe um vermelho e é expulso.
  • Quem é expulso além de não jogar o resto da partida, não pode jogar a próxima.
  • O acumulado de dois cartões ou três cartões amarelos, depende da competição, para um mesmo jogador em partidas diferentes, resulta em suspensão. Logo, ele obrigado a ficar de fora do próximo jogo.
  • Cada time pode fazer três substituições ao longo da partida. Ou seja, trocar três dos onze jogadores.
  • O tempo de jogo é de 90 minutos, mais os acréscimos. Dividido em dois tempos de 45. Em partidas que terminam empatadas ou com placares agregados empatados, são necessários 30 minutos (dois tempos de 15) mais os acréscimos de prorrogação para desemptar. Se ainda assim continuar o empate, a disputa vai para os pênaltis. Cinco chutes para cada um.
  • Acréscimos são os minutos que o árbitro aumenta no primeiro e no segundo tempo. É o tempo médio em que a bola ficou parada para subsituições ou atendimento médico aos jogadores.
  • Fórmulas de disputa. Existem dois formatos: pontos corridos e mata-mata. Nos pontos corridos ganha a equipe que somar mais pontos ao final da disputa. Vale lembrar que vitória vale três pontos e empate um ponto (nesse caso não existe prorrogação e pênaltis). Competições de pontos corridos: Brasileirão.
  • No mata-mata são dois jogos, um em casa e um na casa do adversário. Passa de fase quem vence no placar agregado (soma dos resultados das duas partidas). Em caso de empate: prorrogação e pênaltis até sair um vencedor. Competições: Liga dos Campeões, Libertadores, Copa do Brasil. As vezes, o regulamento prevê apenas um jogo, conhecido como mata. Passa de fase quem vence o jogo no tempo normal (90 minutos), na prorrogação ou nos pênaltis. Exemplo: Copa do Mundo.

Essa foi um resumo das regras do futebol. No livro de regras da Fifa, são 17 ao todo, com informações sobre o tamanho campo, peso da bola, que são importantes. Mas para quem vai assistir jogos pela TV e está aprendendo não tem muita função. É recomendado dar uma conferida nele ou no regulamento da competição quando você ficar com dúvidas. Espero ter ajudado. Bem-vindo ou bem-vinda ao mundo futebol.

--

--

Vitor Kellner
Vitor Kellner

Written by Vitor Kellner

Jornalista formado pela Universidade Federal do Pampa. Pós graduação e MBA em marketing. Apreciador de boas histórias: https://www.marketingdevendas.com.br

No responses yet