As Aventuras Na Ilha Do Tesouro - Pedro Cobiaco

Existem obras que se esgotam após o final de sua primeira leitura. Todas as informações necessárias para que o leitor compreenda a mensagem que o autor busca passar estão facilmente distribuídas e claras, sendo que uma segunda leitura não se faz necessária para entender a obra por completo. Esse não é o caso de “As Aventuras Na Ilha do Tesouro” do quadrinista Pedro Cobiaco.

A obra, que foi publicada de forma serializada na internet e depois compilada em uma edição de luxo pela editora Mino, exige que o leitor volte à ela para uma segunda, terceira, quarta leitura para que se absorva todos os detalhes, metáforas e conceitos presentes no álbum. Esta é uma história que está longe de ter uma recompensa fácil e rápida, mas a beleza do traço e a narrativa elaborada valem a jornada.

Pedro Cobiaco, 19 anos, começou a escrever histórias em quadrinhos aos 13. Em 2011, publicou sua primeira HQ, “Bolhas”; seguida dois anos depois por “Harmatã”, história que ganhou uma reedição pela editora Mino. “As Aventuras…” é sua terceira publicação. Nesse meio tempo ele desenhou tiras para o jornal Folha de S. Paulo.

A história apresenta um ilha fantástica, povoada por jovens rebeldes que usam All-Star e podem se transformar em pássaros (!!). Esse é o ponto de partida, mas ao longo dos capítulos a narrativa se expande, se divide e o arquipélago mágico e seus habitantes vão ganhando novos contornos.

O que começa com uma história mais tradicional de aventura que busca influencias que vão de animações (“Hora da Aventura”) à clássicos da literatura (“Peter Pan”), logo se distancia de um objetivo mais formal de narrativa; extrapola os limite do gênero e ganha ares de poesia quando somos apresentador ao narrador.

Entre idas e vindas nas duas tramas complementares o leitor é conquistado pelo carisma dos personagens, pelo ritmo da narrativa e pela riqueza nos detalhes de cada quadro. Uma das recompensas da leitura repetida desta história são os inúmeros pequenos detalhes que passam desapercebidos na primeira vez.

“As Aventura…” é um álbum que explode aos olhos do leitor graças ao impecável trabalho de cores feito por Cobiaco - essa é sua primeira história colorida. Uma mistura vibrante de tons, eles ajudam a transformar esse mundo mágico criado pelo autor e cativam a leitura.

O álbum consolida Pedro como um dos grandes nomes da novíssima geração de quadrinistas brasileiros, e ainda é um belíssimo cartão de boas vindas para a editora Mino, a edição em capa dura faz jus a bela obra que está impressa emsuas páginas.


AS AVENTURAS NA ILHA DO TESOURO
 Autor: Pedro Cobiaco (texto e arte)
Editora: Mino
Preço: 68,00
Ano: 2015

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.