Às vezes pegamos realmente pesado com nós mesmos, a vida nos surra no âmago de nosso ser, e acumulamos um monte de merda sob o colchão, tanta que não pode mais ficar lá. De repente, tudo vem ao chão e o que antes era legal não é mais, o que antes era amor é agora ódio, falha se torna insuportável, falar com os outros é um fardo, levantar-se de manhã é um sacrifício, temos medo de tudo e o significado da vida que já é difícil de obter, parece agora perdido para sempre.

Essa é a melhor forma que tenho de descrever a depressão em apenas um parágrafo, e ainda assim não representa o todo. Levaria mais do que mil palavras para apenas arranhar a superfície desse estado no qual podemos adentrar em nossas vidas.

No entanto encontrei esse excelente video da youtuber CallMeKat, o qual apresenta de forma visual ao que me refiro.

Além dele, esse video do canal Life Noggin explica a ciência por detras da depressão.

Se você procurar por ai vai encontrar milhares de videos de pessoas compartilhando seus casos de depressão. Precisamos parar de fingir que esse problema não existe, ela não é uma doença mental é um problema muito sério que deve ser cuidado com carinho.

"A cada 30 segundos uma pessoa se suicida por causa de depressão". Não encontrei de onde Kevin tirou esses dados mas você pode checar as relações aqui.

Devemos parar de praticar bullying por conta da depressão, não devemos nomea-las de loucas. O estigma deve cesar, caso contrário as portas não serão abertas para que tantos de nós que sofreram ou sofrem consigam ajuda para superar a depressão.

O pior ponto nessa questão é a linha final, há duas opções você pode conseguir ajuda ou cometer o suicídio, e uma vez que não há volta dos mortos devemos ajudar com isso, se não não há nem evolução individual muito menos da sociedade.

Durante minhas leituras sobre suicídio, encontrei o video a seguir no canal The School of Life e espero que ele auxilie na compreensão da seriedade do suicídio.

Para todos voc6es que sofrem ou sofreram de depressão:

  • É normal ficar deprimido, acontece.
  • Cada um de nós deve saber quando pedir ajuda, no entanto não deixe de pedir ajuda. VÁ BUSCAR AJUDA!
  • Você não está sozinho, falar com outras pessoas pode ajudar. Se não com conhecidos então com outras pessoas com problemas similares ao seu.
  • O psiquiatra e o psicólogo não são seus inimigos, deixo-os ajuda-lo.
  • Escreva um diário, faça videos do YouTube, comece um blog. Expressar-se pode provar-se útil, e nem precisa ser sobre depressão.

Compartilhe seus sentimentos, pensamentos e comentários nesse post. Pode ser que eu não seja a pessoa certa, mas se precisar conversar por favor envie um email para me@vnavarro.com.br. Ficarei feliz em ajudar, você não está sozinho.

Tudo que é ouro não reluz, nem todos que vagueiam estão perdidos; o velho que é forte não murcha, raízes profundas não são alcançadas pelo frio. Tradução livre de uma fala de J. R. R. Tolkien.

Originally published at life-box-of-chocolates.tumblr.com.