Prestar atenção na vida cotidiana é muito difícil, temos dificuldades até para observar os instantes do presente. Ainda assim, os seres humanos desenvolveram uma infinidade de coisas para ajudar cada um a gravar as experiências que serão revividas ou relembradas, como fotos, diários e vídeos.

Em toda sua criatividade, os humanos sempre tentaram criar novas formas de "capturar o momento" e recentemente descobri algo que complementa o ecossistema do esquema foto/video.

Não é possível lembrar os dias do passado inteiramente assim como o é gravar absolutamente tudo e assistir toda a vida de ma pessoa ou partes específicas. Mas quando fotos ou videos são vistos parece comum lembrar-se das partes mais importantes ou eventos marcantes daquele dia.

Baseado nessa premissa Cesar Kuriyama criou o app chamado 1 Second Everyday. Veja a história abaixo.

Agora, fiz uma experiência por mais ou menos um mês na data de escrita desse post e quero compartilhar com todos vocês. Veja o post do instagram para visualizar o video.

Alguns pensamentos sobre a experiência.

  1. De fato, ele ajuda relembrar os eventos de cada dia, apesar de algumas vezes passar mais rápido do que sua memória vem a mente, resumindo o video é muito curto para cada dia.
  2. De modo geral tive a impressão de que o cérebro se esquece mais quando registramos as coisas, parece assumir que não é necessário guardar aquela memória após gravada externamente. Pode ser que eu esteja terrivelmente errado, estou me baseando em minhas leituras sobre hábito sobre o qual postei previamente.
  3. Não é tão fácil quanto parece lembrar de fazer o video de um segundo todo dia. É necessário um certo esforço para criar o hábito de fazê-lo.
  4. É realmente prazeiroso ver como sua vida pode ser descrita em pequenas piscadelas e fazer você lembra das pequenas porções dos dias.
  5. O app é bacana de usar mas eu gostaria que ele permitisse adicionar videos nos dias passados quando eu me esquecer de postar no dia.
Nós não lembramos dos dias, nós lembramos dos momentos. Cesare Pavese

Originally published at life-box-of-chocolates.tumblr.com.