Porque a ciência da administração falha?

May 15, 2017

Por: Paulo H. Ferro (Coach & Consultor Senior)

3' Leitura

As partes existem para servir o Todo

Existe um preceito fundamental em toda a teoria da Administração, que é o fato de que as empresas são um sistema da mais alta complexidade, um sistema cujas partes são seres humanos que contribuem voluntariamente com seus conhecimentos, habilidades e dedicação a este empreendimento. Um aspecto caracteriza os sistemas em geral, sejam eles mecânicos como o controle de um míssil, biológico como uma árvore ou social como um empresa, que é a interdependência das partes que o compõem. O Todo não necessariamente melhora se uma de suas partes melhora ou se torna mais eficiente, na verdade o sistema pode até ser prejudicado. Em muitos casos a melhor maneira de fortalecer um sistema pode ser enfraquecer uma de suas partes, isoladamente. O que na verdade importa é a performance do Todo, que é o resultado do crescimento, balanço dinâmico das partes, ajustes e integração, mais do que a eficiência olhada isoladamente e no seu aspecto puramente técnico.

A ênfase na eficiência das partes costuma ser a causa de grandes estragos nas organizações, é o resultado de otimizar algo às custas da performance do Todo.

Pontos para ação / reflexão: Analise e determine que partes da sua Empresa, como finanças ou engenharia, deve ser enfraquecida para melhorar a performance do todo.

Peter Drucker

Fonte: Landmarks of Tomorrow / Management Tasks, Responsabilities, Practices

Paulo Ferro

#empreendedorismo #startup #sustentabilidade #inovação #think3

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.