
Com segurança não se brinca!
E quando se trata de cartão, seja de débito ou crédito, é preciso muita atenção. Confira as dicas para evitar dores de cabeça!
Os cartões facilitam a vida da gente, pois evitam que precisemos ter dinheiro na carteira, e são mais práticos e seguros de usar do que o cheque. Por outro lado, é importante ter cuidado para evitar fraudes e aborrecimentos. Confira algumas dicas para se proteger.
Mais seguro
- Verifique se seus cartões de débito e crédito possuem chip. Este detalhe é importante, pois ajuda a evitar a clonagem.
- Evite andar com vários cartões na carteira. Se você não costuma utilizá-los no dia a dia, deixe-os em casa, em local seguro.
- Em viagens, se não for precisar do cartão, deixe-o guardado no cofre do hotel.
Desconfie
- Se alguém telefonar em nome do banco, solicitando que você vá até um caixa eletrônico para desbloquear dispositivos de segurança.
- Se algum portador, motoboy ou terceiro lhe procurar para entregar ou devolver o cartão ao banco, mesmo em caso de substituição por outro cartão. Este trâmite é feito através do correio.
- Se receber telefonemas, e-mails ou mensagens solicitando o número do seu cartão ou senha, não informe. Os bancos não utilizam esses meios de contato para solicitar esse tipo de informação.
Exclusivamente seu
Os cartões de crédito são pessoais e intransferíveis. Por isso:
- Jamais empreste seu cartão para outras pessoas.
- Nunca deixe que alguém o examine. Mesmo que seu cartão tenha chip, é possível realizar compras pela internet usando informações como número, nome, validade e código de segurança.
- Verifique sempre seu nome impresso no cartão após utilizá-lo em ambientes externos;
Senha: cuidado redobrado
- Evite que outras pessoas vejam a senha digitada no momento em que for realizar uma compra.
- Nunca escolha senhas óbvias, como data de nascimento ou casamento, placa do carro ou números sequenciais.
- Por medo de esquecê-la, muitas pessoas anotam a senha em um papel ou agenda. Caso seja realmente necessário, evite guardá-la junto com o cartão e anote outras informações para não caracterizá-la como senha.
- Troque-a periodicamente.
- Ao digitar o segundo número da senha, no campo anterior deverá aparecer um asterisco “*”. Caso não apareça, cancele a transação.
Contato direto com a operadora
Seu cartão sumiu? Foi roubado ou furtado? Avise imediatamente o seu banco, por meio da sua agência ou centrais de atendimento, com os telefones conhecidos por você. E lembre-se de registrar o Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima.
E se, ao receber a fatura do seu cartão, você não reconhecer algum lançamento, entre em contato com a operadora./banco Faça o mesmo caso receba uma mensagem por celular (SMS) avisando sobre uma transação que você não tenha realizado.
De olho no valor
Ao fazer uma compra com cartão, preste muita atenção ao valor indicado na máquina ou no papel, antes de digitar a sua senha ou assinar o recibo. E solicite sempre sua via desse comprovante.
Sem riscos na internet
Para fazer compras ou pagamentos online com segurança:
- Passe o número de seu cartão somente para empresas conhecidas e de confiança, que ofereçam um bom sistema de segurança.
- Pesquise opiniões em sistemas de busca ou sites específicos para esse fim.
Segurança em dobro
Cadastre-se no site do seu banco para receber, através do celular, notificações sobre transações realizadas com seu cartão de crédito ou débito, assim que a compra for efetuada. Este recurso é ótimo, pois ajuda na rápida identificação de possíveis fraudes.
Tesoura nele!
Quando for jogar fora um cartão antigo. Lembre-se que o ideal é destruí-lo, cortando tanto o chip quanto a tarja magnética. Este cuidado garante que não será utilizado posteriormente.
Quer saber mais, acesse: http://www.itau.com.br/seguranca/