Surfista aos 84 anos, Seu Freitas pega onda todos os dias!

Ele é animado, alegre e tem uma saúde de ferro. O segredo de tanta vitalidade você descobre aqui!

Itaú Viver Mais
3 min readJun 17, 2016

Seu Affonso Freitas (ou Seu Freitas, como é mais conhecido) é daquelas pessoas que desafiam a ciência e o tempo. Aos 84 anos, esbanja saúde e disposição. O segredo de tanta jovialidade se resume a uma palavra: surfe.

“Quando comecei a surfar, em 1968 eu era um homem tenso, irritado, com dores aqui e ali, vivia à base de remédio. Era empresário, tinha uma loja de móveis, estava sempre estressado”, ele lembra. Mas quando começou a pegar onda, tudo mudou. “Naquela época, o surf ainda estava chegando ao Brasil, as pranchas eram importadas, precisei enfrentar três preconceitos: a idade (eu tinha 38 anos), a discriminação (surfista era vagabundo), e o aprendizado”, conta. Ele lutou, insistiu, e venceu todos os obstáculos. “Não foi fácil. Foram meses até conseguir me equilibrar. E como naquela época não havia o strep (aquela cordinha que fica presa ao tornozelo), toda hora eu tinha que buscar a prancha na areia. Eu mais nadava que surfava. Mas nunca vou me esquecer quando finalmente consegui me equilibrar. Começava a realizar um sonho”.

A partir daí adotou o surf como uma filosofia de vida e tudo mudou. Fechou a loja de móveis e fundou um centro onde os surfistas que moravam longe e pegavam onda no Recreio dos Bandeirantes pagavam um aluguel para deixar a prancha bem guardada. O negócio cresceu com o tempo e tornou-se o Surfcenter Marcelo Freitas, onde os adeptos do esporte encontram filmes de surf para melhorar a performance, consertos de pranchas, equipamentos e lanches. “Tenho mais de 500 filhos, além dos meus cinco de sangue”, conta. Seu exemplo de paixão pelo surf serviu de incentivo e inspiração para outros quarentões que assim como ele mudaram radicalmente seu estilo de vida, e para melhor. Muito melhor! Sim, porque não foi apenas o trabalho que ele mudou. Ele transformou, também, a forma de encarar a vida. “Hoje me relaciono de outra forma com as pessoas, sou mais tolerante, leve, bem humorado e feliz. E a saúde de Affonso, então, mudou radicalmente. “Há 10 anos cancelei meu plano de saúde porque não fico doente, nunca preciso ir ao médico. Há mais de 20 anos não tomo remédio. Levo uma vida saudável, me alimento muito bem, sigo uma dieta de qualidade, bem equilibrada. E surfo todos os dias. O surfe pra mim é tudo, este esporte me libertou”, vibra.

Tanto amor pelo esporte acabou por influenciar a família de Seu Freitas. Seu filho Marcelo, que aprendeu a surfar com o pai, é hoje tricampeão mundial de longboard, uma modalidade que utiliza pranchas maiores. Já a neta Maria Julia, com apenas 14 anos, desponta como uma das grandes promessas do surf brasileiro, conquistando prêmios em diversos campeonatos.

O conselho deste jovem senhor para manter o corpo e mente em forma é praticar exercícios, levar a vida com equilíbrio e sem estresse, integrar-se à natureza e principalmente, ser feliz. Falou a voz da experiência, né?

--

--

Itaú Viver Mais

projeto desenvolvido especialmente para pessoas com mais de 55 anos, oferecendo diversão, aprendizado, atividades físicas e socioculturais.