Como o minimalismo influenciou em minhas férias?

Há poucos meses venho lendo bastante sobre o viver bem com bem menos e resolvi colocar em prática alguns ensinamentos. Confesso a dificuldade de realizar alguns desapegos já que como meu vô dizia quando via minhas malas: “- você carrega a casa nas costas!” mas o resultado final foi animador!

A primeira coisa é levar em conta o roteiro/planejamento e principalmente clima. O roteiro da viagem é mais para o dia ou noite? São passeios turísticos tipo city tour ou exploradores com trilhas e afins? O principal transporte é carro, público ou alternativo? No meu caso, tudo era para o dia pois planejei passeios de bicicletas, trilhas e descansar a noite, também usei muito transporte público e alternativo o que influenciou na escolha de mochilas ao invés de malas.

Tendo o planejamento, comecei o mantra “Mogli” para arrumar a mochila:

Somente o necessário
O extraordinário é demais
Eu digo o necessário
Somente o necessário
Por isso é que essa vida eu vivo em paz

Sempre devemos começar pelos essenciais então: higiene pessoal, documentos e acessórios. Aqui foi mega fácil pois deixei de usar maquiagem há algum tempo então já aí diminuí uma necessaire. Para cabelo descobri um light-poo que uso diariamente e um creme para pentear; para pele uso filtro solar e repelente infantil; escova, pasta de dentes, fio dental e sabonete fecham a parte de higiene pessoal. Documentos não precisaria falar mas no RG ter telefone de pessoas de emergência e importante. Já em acessórios, levei uma bolsinha para celular e carteira, mochila de bolso, os brincos que usei no meu casamento, óculos escuros e no caso da última viagem touca, cachecol e luvas já que a promessa era de frio.

Sobre roupas íntimas não aprendi a economizar pois não gosto de me preocupar em lavar nada então sempre conto quantos dias ficarei e multiplico por dois para saber quantas calcinhas levar (acredite que dá certo), já o sutiã é um por dia no meu caso por conta dos esportes, meias levei um par por dia por conta do frio e da prática de esportes.

Sobre as roupas, O clima estava frio então não levei nenhuma bermuda, só calças (para esporte, para dormir e para passeio noturno). Levei casaco para esporte e casaco para sair na cidade. Levei blusas de esporte e para passeio.

Extra aqui só os cuidados com a saúde: alguns medicamentos importantes de primeiros socorros.

Ainda há o que melhorar mas com certeza estou feliz com o resultado. Não faltou nada e também não deixei de usar nada. Em tempos de bagagem contada em viagens aéreas, recomendo essa prática à todos.