Experiência com travas de qualidade.

Não sou especialista mas devo contar minha experiência pessoal. Há tempos sempre busco travas com níveis de segurança alto e hoje, percebi o quão essa decisão de investimento foi assertiva. Tentaram levar minhas bicicletas do bicicletário do condomínio.

As travas na foto acima estão em ordem decrescente da esquerda para direita, ou seja, a trava amarela é a mais forte e a trava preta é de segurança leve.

Bem primeiro cuidado que tenho é onde parar. Aqui no Rio de Janeiro, a lei obriga estacionamentos, prédios públicos e locais de grande circulação (shoppings, mercados, …) à terem bicicletário. Não adianta eles alegarem que não se responsabilizam porque é obrigatório e não há discussão. Levando em conta isso, DIFICILMENTE eu paro a bike na rua. Isso só acontece quando é algo rápido e estou perto do local onde parei.

O segundo cuidado é com a qualidade das travas usadas. Quem me conhece sabe o quanto acho importante investir em travas de segurança de nível alto e o motivo é simples: No Méier já vi um moleque vestido com uniforme escolar tirar da mochila uma tesoura corta vergalhão 36" e cortar uma trava simples para pegar a bicicleta. Por eu estar muito próximo à cena do crime, ele mandou eu ficar quieta p não fazer nada comigo… então me dei o trabalho de estudar as melhores e tive a oportunidade de adquirir 2 modelos da Kryptonite.

A terceira dica é saber prender a bicicleta de forma correta. O vídeo do link mostra mais ou menos como eu costumo prender. Quando tenho que prender em parabicicleta na rua, procuro sempre verificar a integridade do parabicicleta.

https://youtu.be/ZQudPxMEqMk

Falando sobre o que aconteceu aqui no condomínio. Arrombaram o portão da garagem e tiveram acesso ao bicicletário de parede. O modelo daqui, só pendura a bicicleta, não tem como prender a bicicleta na parede. Levando em conta essa informação e tendo mais de uma bicicleta, prendo sempre duas ou três juntas. Esse costume, dificultou o ladrão pelo fato de não poder pedalar pois os dois quadros e rodas estarem presos juntos com uma trava nível 7/10 + cabo de aço. Então ele tirou as bicicletas da parede e tentou carregar, passou pelo portão arrombado e não foi longe, recuperamos as bicicletas na esquina e agora estão todas travadas dentro do meu escritório.

Pois bem, NUNCA considere besteira investir um pouco mais em travas de segurança de qualidade pois acredito que a perda do seu bem é bem mais dolorosa, trava U-lock são mais seguras principalmente combinadas com outros acessórios (cabo de aço, corrente de qualidade alta,…) se houver possibilidade de prender mais de uma bike não seja econômico e prenda todas juntas e principalmente leve em conta que se a roda for de blocagem você necessita de mais de uma trava.

Essa é a forma que geralmente prendo em locais públicos (shoppings por exemplo) e funciona muito bem.

Vivi SZampieri - Bike na Pista

Written by

Consultora administrativa, Empresária, paciente por profissão, Bike Anjo, comunicativa de berço e animada de natureza. https://www.linkedin.com/in/viviszampieri