Na última terça-feira, estava a caminho do The Developers Conference (TDC) Florianópolis 2018. Ao chegar na fila de embarque, me veio em mente a questão sobre quantos times um Scrum Master consegue atuar sem se tornar apenas um facilitador de cerimônias. Decidi buscar a opinião da comunidade ágil brasileira via Twitter e o Slack da Agilidade conforme você pode ver abaixo:

Image for post
Image for post
https://twitter.com/vladsonfreire/status/986336488853032960


A métrica da felicidade é, sem dúvidas, uma das mais polêmicas no contexto ágil. Pessoas advogam que é impossível medir a felicidade. Outras simplesmente acham que o mais importante é a eficiência do fluxo, mesmo a motivação fazendo parte dos princípios ágeis.

Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.

Há pouco mais de um ano eu tive a oportunidade de aplicar esta métrica em uma organização que, naquele momento, estava abrindo uma nova unidade de desenvolvimento em outro estado. …


Passados 17 da criação do Manifesto Ágil, certamente estamos vivendo o apogeu da agilidade em todo o mundo. Lembro como se fosse hoje quando meu professor de programação web Luciano Santos Borges comentou sobre XP na sala de aula da faculdade em 2006. Confesso que, naquele momento, não acreditava que aquelas ideias sobreviveriam no mercado de fábrica de software que eu conhecia.

No ápice do seu uso, a agilidade vem quebrando os preconceitos e passa a ser utilizada nos mais diversos tipos e tamanhos de empresas. …


É chegado o mês de junho e todo o Nordeste já vive o clima gosto do São João se enfeitando para celebrar a sua festa. Como bom nordestino que sou, mesmo passando um frio da peste aqui em Porto Alegre, de uma forma ou de outra, estou mais animado com a aproximação dos festejos juninos.

Image for post
Image for post
https://br.pinterest.com/explore/tradi%C3%A7%C3%B5es-de-festa-junina-916982674686/

Vivendo esse clima junino, resolvi criar uma dinâmica com o tema do São João para usar na retrospectiva de um time do trabalho.


Este post foi criado com base nas minhas experiências e do 10º relatório anual sobre agilidade criado pela Version One. A Version One é uma das principais empresas de implantação de ágil do mundo, segundo o Gartner. Fonte: https://www.gartner.com/reviews/market/application-development-life-cycle-management/vendor/versionone

Apesar de parecer ainda um assunto novo para muitas pessoas e empresas, no mês de fevereiro deste ano, o Manifesto Ágil completou o seu décimo quinto aniversário. Agilidade para os íntimos, essa nova forma de construir software, que muitas vezes soou como atrevida e anárquica, mostra que veio realmente para ficar.

Como pode ser comprovado ao analisar o gráfico exibido abaixo, os Métodos Ágeis estão a cada dia mais presentes no cotidiano das empresas. Dos 3.800 participantes da pesquisa, apenas 5% responderam que não possuem times praticando agilidade. Infelizmente, não é possível mensurar esse percentual para o Brasil, pois não há uma pesquisa atual sobre o tema. Mas, de acordo com a minha vivência, esse número é maior. …


Quem já participou de uma reunião comercial da venda de um serviço, certamente já escutou do cliente as seguintes perguntas: Mas quanto vai custar e quando ficará pronto?

Este, sem dúvidas, é o pior momento da reunião, principalmente se este serviço oferecido for o desenvolvimento de um software. A construção de sistemas de informação é uma atividade que é realizada há pouco tempo se comparada aos demais serviços que encontramos no mercado e, por este motivo, muitas vezes os clientes tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de realizar a compra.

Antes de entrar na primeira reunião comercial com o cliente e ter o primeiro contato com os seus desejos, rezava para que essas duas perguntas não fossem feitas. Todo esse medo tinha uma justificativa, pois se você responder e errar para baixo, o cliente vai te pressionar a diminuir o preço quando você enviar a proposta com os "valores corretos", se você errar para cima e por muito, pode criar uma expectativa negativa e perder a venda. Era como se ouvisse de uma paquera ao final do primeiro encontro se eu a faria feliz para todo o sempre. …


Antes de você continuar a leitura, escute a empolgação do nosso cliente ao falar do projeto que estamos entregando.

Se você não é da área de tecnologia, fique sabendo que infelizmente situações de sucesso como esta não são tão comuns.

Em uma pesquisa realizada por SCOTT AMBLET + Associates, apenas 50% dos entrevistados que utilizavam modelo tradicional de desenvolvimento (Cascata) ou Ad-Hoc (Nenhum modelo) consideraram que o software desenvolvido pelas suas empresas obtiveram o sucesso esperado. Para os entrevistados que utilizavam metodologias como Lean, Iterative ou Agile a taxa de sucesso variou entre 65% a 70%.

Image for post
Image for post
http://scottambler.com/lean-and-agile-software-development-is-more-successful-than-waterfall.html

Para classificar o sucesso do projeto, AMBLER não utilizou os critérios do triângulo das restrições: Escopo, Recurso (Custo) e Prazo. Ele considerou que cada time possui a sua definição de sucesso e as respostas dos entrevistados comprovou a sua teoria, pois apenas 1 em cada 10 profissionais definiu a tríplice: Escopo, Recurso e Prazo, como definição de sucesso dos seus projetos. …


Esta semana eu estava conversando com uma amiga que é responsável pela implantação de metodologias ágeis no seu trabalho. O bate-papo foi bastante agradável, mas infelizmente pude perceber que ela havia escolhido um caminho um pouco perigoso e que aumentaria a sua dificuldade. O que me chamou a atenção é que mesmo antes dos membros dos times estarem seguindo o manifesto ágil e seus princípios, ou até mesmo a metodologia que a empresa escolheu, ela já estava utilizando ferramentas para medir o desempenho do time.

Confesso que não consegui tirar isso da minha cabeça, pois não consegui convencê-la de que não adianta ter tantas ferramentas se os atores principais dessa história não estão com o mesmo objetivo que ela. …


Há pouco mais de um ano, eu tive a oportunidade de sair da minha Matrix, caso você queria saber como foi esse processo, acesse http://blog.oncedev.com/carreira/2014/07/07/saindo-da-matrix/.

Sair da Matrix está sendo um processo desafiador, pois essa mudança representou a saída da minha zona de conforto. A partir daquele momento, eu deixava de ser um líder de projetos que possuía uma boa estabilidade em uma grande empresa de consultoria multinacional, para ser sócio da Oncedev, empresa que eu ajudei a fundar e que, consequentemente, voltava a me sentir um programador júnior. …

About

Vladson Fontes da Silva Freire

Nascido e criado em uma fábrica de software, encontrou na agilidade os caminhos para resolver as dores dos clientes e não apenas realizar entregas de software.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store