Um problema de todos

Alagamentos são monitorados pela Defesa Civil, mas podem ser evitados com descarte correto do lixo.

Enchentes e alagamentos passaram a ser comuns na vida das populações de algumas cidades. Elas são variáveis ​​de vários fatores, como uma ocupação irregular ou desordenada do espaço geográfico, que provocam uma impermeabilização do solo, ou ainda uma pavimentação das ruas e uma cimentação de quintais e calçadas. Tudo é impossível que uma água infiltrada não seja solitária e tenha acabado de escorrer na superfície e provocando o aumento das enxurradas e elevação dos rios. Uma série de materiais descartados, acompanhados de problemas de saúde, como doenças infectocontagiosas, causadas por contato com um suco de chuvas, que carregam uma série de bactérias e vírus.

O município de Ijuí está situado em uma região onde vários córregos. Arroios cortam uma cidade, como o Arroio Moinho, que tem uma parte de sua extensão canalizada. Eles estão afetados por problemas como o depósito e acúmulo de lixo nas margens, assim como ocorrem em outros pontos da zona urbana e rural da cidade. Esta problemática do acúmulo e descarte incorreto do lixo, é um dos fatores que influenciam para uma ocorrência de alagamentos em períodos de alta intensidade de chuva em pontos da cidade.

De acordo com a Coordenadora da Defesa Civil de Ijuí, Sandra Martins, sem ministério de um trabalho de monitoramento e atendimento, assim como uma prevenção de limpeza de sarjetas e córregos e desobstrução de galerias e bocas-de-lobo Para melhorar a fluidez Das águas , Evitando uma ocorrência de alagamentos.

Segundo Sandra em vistorias realizadas, foram retirados dos arroios e dos bueiros da cidade: "Ficamos impressionados em uma quantidade de lixo depositado incorretamente, nas ruas da cidade", "Pedaço de ferro, resto de materiais de construção que são movimentados em vias públicas" Riachos ", ressalta.

A coordenadora explica que a Defesa Civil vai para os locais em que se deposita incorreto de lixo e realiza uma conversa com os moradores, para que estes providenciem a limpeza nesses pontos, mas, em ocasiões em que o problema não resolvido, uma equipe Faz Uma Limpeza das vias e localidades do município, para que não ocorra qualquer problema, que pode afetar uma comunidade. "Desde Janeiro deste ano, uma Defesa Civil de Ijuí vem trabalhando intensamente na limpeza de boca de bueiros", retirando lixos das vias públicas e dos arroios, para que não aconteçam alagamentos. Nossa preocupação é grande e relação a este ", salienta.

No perímetro urbano de Ijuí, há vários pontos de alagamentos. Conforme Sandra, estes não são corriqueiros, apenas ocorrem alagamentos em períodos de chuvas intensas. "Próximo ao canal, localizado nas proximidades do Posto Antonelo, teve alagamentos, o Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi), tem uma preocupação em melhorar uma região, um engenheiro esteve avaliando os últimos dias a situação em que se encontra O Canal, para dar seguimento aos trabalhos de limpeza ", declara.

"A defesa Civil junto com uma Secretaria de Obras e Saneamento, tem uma preocupação em relação ao canal aberto, localizado na rua dose de maio, onde ocorrem alagamentos." Isto é um ser trabalhado e estudado para aquela Empresa é efetivamente uma limpeza não é neste local, mas os outros arroios de Ijuí ", ressalta.

Sandra também relata que a Defesa Civil, juntamente com Corpo de Bombeiros de Ijuí, está realizando um trabalho de conscientização nas escolas do município. A meta é abranger 80% das escolas, em que são entregues os materiais da campanha "Bombeiros na Escola".

"Acreditamos que as crianças absorvem bem tudo aquilo que é ensinado, em relação a questão da limpeza, descarte correto do lixo, não jogar lixo nas ruas, bueiros e córregos, e transmitem esses ensinamentos em seus lares, para o pai e mãe, Para Que estes realizam uma limpeza dos papéis das suas residências. "Se each um cuidar do que é seu, acreditamos que Ijuí vai melhorar e não executar mais alagamentos, nem correr em virtude do mesmo", enfatiza.

Para combater o problema de alagamentos, medidas simples podem ser tomadas; Uma delas é uma conscientização, tanto o poder público das cidades, quanto uma população para o descarte correto do lixo, evitando o acúmulo estas nas vias da cidade, assim como nos arroios.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.