Estudo de caso: Design de Interfaces UI com foco em UX

Waldemar Júnior
7 min readOct 1, 2018

--

Durante toda minha vida de “baladeiro” sempre me deparei com duas situações: Comprar ingressos antecipados (mais baratos) e por algum motivo não poder ir ao evento (show, festas ou festivais). Diante disso, só me restavam três opções:

· Perder o ingresso e o valor empregado;
· Presentear alguém. Mesmo não sendo a melhor opção, alguém ainda estaria usufruindo em meu lugar;
· E por fim, tentar vendê-lo.

Mas e os riscos?

Entendendo o desafio

A venda, troca ou compra de ingressos de “segunda mão” não é uma das coisas mais seguras. Um grau de confiança deve ser estabelecido entre quem vende e quem compra, e nem sempre isso é possível, pois normalmente não conhecemos a pessoa e nem temos referencias dela.

Os riscos são muito altos, a pessoa que vende seu ingresso, por exemplo, espera receber o valor justo pelo que pagou, mas corre o risco de não receber e pior ainda, se a negociação for presencial, corre o risco de ser roubado(a).

Por outro lado, quem compra um ingresso de última hora, normalmente recorre a cambistas (que apesar de ilegal, existem) que irão cobrar um valor muito acima do normal. Além disso, correm o risco de comprar o ingresso falso, descobrindo somente ao tentar entrar no evento.

Deixar pra comprar na bilheteira do evento estará sujeito a valores muito altos. Enfim, o que seria motivo de festa e alegria acaba se tornando em uma grande frustração.

Apesar de hoje em dia os ingressos eletrônicos serem um meio mais seguro, ao comprar e por algum motivo ter que desistir, solicitar sua devolução pode ser uma nova dor de cabeça (ou no bolso). Normalmente as políticas de reembolso demoram pelo menos 60 dias, e a taxa administrativa (ou taxa de serviço) não é restituída, perdendo cerca 15% ou mais do valor pago.

A pesquisa

Preparei uma pesquisa com o Formulário Google e a distribuí entre diversos grupos. O objetivo era determinar os pontos básicos de dor dos frequentadores de festas, shows e festivais, quando se trata de venda, compra ou troca de ingressos. Aprender sobre os problemas dos usuários em potencial é uma ótima maneira de se inspirar e motivar. Trabalhar com dados do mundo real é um bom ponto de partida para ajudar a evitar adivinhações e preconceitos. O uso dessas informações forneceu uma chance melhor de descobrir a raiz do problema e como resolvê-lo.

Resultado da Pesquisa:

69,6% já venderam ou trocaram seus tickets por não poderem ir a um evento;

91,3% já compraram algum ticket de segunda mão;

50% das pessoas fizeram essa negociação pessoalmente;

18,2% tiveram a infelicidade de comprarem tickets falsos;

E por fim, apenas 33,3% conhecem algum site ou app que ajudaria nessa negociação e 66,7% consideram ele seguro;

Personas

Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário para um produto.

Proto Persona — Ingred

Storytelling

Criei um storytelling descrevendo a experiência de uma usuária em uma situação comum. Esta ferramenta é ótima para ter uma visão geral (começo, meio e fim) de como um produto irá impactar na vida de alguém. Identificando personagens, o problema, solução e os valores de entrega.

Era uma vez, uma garota chamada Ingred, que morava em Goiânia e comprou um ticket antecipado, para assistir seu DJ favorito em um festival em Pirenópolis. No entanto, ela só poderia vê-lo tocar se ele se apresentasse no fim de semana.

Todos os dias ela acompanhava a página do evento até sair a confirmação do dia que ele tocaria. E foi justamente numa quinta-feira, na abertura do festival. Isso comprometeu sua ida, já que seus estudos e trabalho durante a semana a impediria de ir, causando a perda do ticket.

Um certo dia ela descobriu a possibilidade de anunciar seu ticket, podendo vender ou trocá-lo através de um app.

Por causa disso, ela novamente se encheu de entusiasmo e através dele conseguiu trocar seu ticket de um evento por um outro. E como o Dj estaria em turnê, ela conseguiria vê-lo tocar no sábado em outra cidade.

Com isso, o dinheiro antes dado como perdido, por não ser reembolsável, agora foi totalmente recuperado.

Até que finalmente ela pode ir a outro festival e assistir seu DJ favorito como sempre esperou.

Jornada do Usuário

É um diagrama que mostra os passos do consumidor ao usar um produto. Permite entender o que o usuário pensa, sente e o que ele consome para tomar decisões.

Jornada do Usuário

Proposta de Solução

A solução proposta é de um aplicativo para ajudar pessoas a venderem tickets de eventos que não poderão mais ir.

Quadro de Inspiração

Analisar o que já existe é um ótimo ponto de partida.
Além de nos trazer inspiração, irá nos ajudar a conhecer melhor o que já existe e propor algo melhor.

Quadro de Inspiração

Sketch de baixa fidelidade ou Rabiscoframes

“Pencils before pixels”, este foi o primeiro passo para delinear o aplicativo e imaginá-lo visualmente.

Rabiscoframe

Wireframes

Este guia visual representa toda a estrutura, é como uma planta baixa do aplicativo. Com ele é possível identificar e organizar todos os elementos das interfaces. Além disso, sua simplicidade permite testar rapidamente ideias sem aprofundar nos detalhes.

Na primeira etapa apenas a colocação de elementos em tela.

Wireframe

Após a validação e alterações realizadas, é hora de “dar nomes aos bois”.

Os botões são nomeados e os textos inseridos. Passamos a chama-lo de Wireframe Copy.

Wireframe Copy

Style Guides (Guia de Estilo)

A guia de estilo é onde fui armazenando todo o meu arsenal, nele consigo encontrar toda matéria prima necessária para gerar meus conteúdos e recursos visuais.

Paleta de cores

As cores predominantes no Enjoy serão azul e branco, por nos trazer o sentimento de calma e responsabilidade / pureza, paz e virtuosidade, respectivamente.

Em UI o branco é muito utilizado como suporte a outras cores, além de gerar layouts cleans, ajudam na objetividade.

Tipografia

Source Sans Pro, é a primeira família de fonte aberta da Adobe, foi projetado por Paul D. Hunt. É um tipo de letra sem serifa destinado a funcionar bem em interfaces de usuário.

Ícones e ilustrações

As ilustrações e ícones são uma parte importante do design. São elementos que nos ajudam na parte estética visual e a construir a confiança dos usuários.

Nomeação e Logo

Como estamos tratando de entretenimento e diversão, os meios para se chegar aos objetivos não devem ser dolorosos, com isso, minha proposta de valor e o meu maior desejo, é que os futuros usuários desfrutem e apreciem cada momento com o menor esforço possível. Por isso, Enjoy!

A logo vem complementando esse desejo, foi pensado em algo simples e que transmitisse isso ao público.

Wireframe de Alta Fidelidade

Wireframe de Alta Fidelidade

Fluxo

Os fluxos são basicamente dois:
Oferecer Ticket (vender ou trocar) e Procurar ticket (comprar ou trocar)

Ao oferecer um ticket, o usuário terá a opção de receber ofertas de trocas ou manter sua publicação apenas como venda.

Ao procurar por um ticket, desde que o anunciante tenha optado por receber ofertas de troca, o comprador poderá além de negociar uma compra, a oferta de troca.

Protótipo

Simulador Enjoy

Clique no link para acessar o Enjoy.

Métricas de Sucesso

· Analisar o número downloads e cadastros no app;
· Analisar o número de publicações;
· Analisar o número de tickets vendidos;
· Analisar o número de tickets trocados;
· Analisar o número de tickets comprados;
· Analisar o número de tickets publicados e não vendidos.

Conclusão

As últimas semanas foram de imersão e muito aprendizado no mundo de UX e UI. Estou muito satisfeito com os resultados, principalmente pra quem partiu do zero e sem conhecimento algum na área de designer de interfaces (UI) e experiência do usuário (UX).

O que eu aprendi?

Ferramentas: Figma, Sketch, Adobe XD e Ivision Studio;

UI Design: Fundamentos de Design, Criação de Interfaces funcionais e responsivas que se adaptam a qualquer dispositivo (mobile ou desktop).
Landing pages, Protótipos e animações de interfaces de sites e aplicativos.

UX Design Thinking: Técnicas que passam pela Estratégia, Geração de Ideias, Planejamento, Desenho, Validação e Pesquisa, Métricas e Lançamentos de MVP.

E o principal: Gerar valor aos usuários.

Vejam meu perfil no LinkedIn!

Agradecimentos

Ao meu tutor Leandro Rezende, que através do Curso Design de Interfaces conseguiu transmitir todo o conhecimento necessário para a criação desse protótipo e desse artigo.

Aos amigos e colegas que me incentivaram e ajudaram.

--

--

Waldemar Júnior

IT Manager, descobrindo uma nova ótica sob UI/UX & Design Thinking