Como funcionam os investimentos de capital empreendedor

O modelo de negócios no qual a Vox Capital atua é o do venture capital (ou capital empreendedor, na tradução para o português). Nesse modelo, a empresa gestora (Vox) atua como intermediária. Ela serve como a ponte entre o dinheiro de grandes instituições ou famílias e empresas lideradas por empreendedores com ótimas idéias e grande capacidade de execução.

Inicialmente, há a estruturação de um fundo de investimento, onde ficará o dinheiro do investidor. A empresa gestora é, então, contratada para fazer a gestão desse fundo, o que inclui: buscar investimentos (no caso do venture capital, novas empresas com grande potencial de crescimento) que estejam alinhados com a tese de investimento do fundo, acompanhar e ajudar essas empresas a crescerem e, alguns anos depois, vender a empresa ou a participação do fundo na empresa, idealmente a um valor maior do que o de quando o investimento foi realizado.

Todos os investimentos são feitos em participação acionária na empresa. Não são empréstimos. Ou seja, o fundo se torna sócio da empresa e a empresa gestora representa o fundo, participando, na maioria das vezes, do conselho da empresa e ajudando com atividades de planejamento estratégico, estruturação da equipe, gestão financeira, abertura de portas comerciais, entre outros.

É um modelo de longo prazo. A maioria desses fundos tem prazos de sete a dez anos para realizar todo esse ciclo. E é esperado que uma boa parte das empresas que recebam investimento não tenham sucesso e que o retorno seja zero. A aposta é de que alguns bons sucessos mais do que compensem as perdas. Daí a importância de um bom processo seletivo e de um trabalho de parceria com as empresas investidas.

Não é um modelo fácil e é necessária visão de longo prazo. Mas é um tipo de investimento essencial para o surgimento de novas empresas e de inovações com potencial transformador. O apoio ao venture capital, no longo prazo e se bem sucedido, tem o papel de fortalecer a economia e melhorar os serviços oferecidos para toda a população. Quando feito buscando-se também causar impacto social positivo, a transformação positiva pode ser ainda maior.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.