Depressão, ansiedade, sedentarismo, prostituição virtual e a chegada de um fascista à presidência. O que foi mesmo que ganhamos com esses 30 anos de internet?

De contatos com parentes distantes à mascarar a farsa que levou um fascista à presidência. Em função das comemorações dos 30 anos da World Wide Web, a rede mundial de computadores, o Voz Operária RJ vem relembrar alguns pontos inconvenientes que normalmente são ofuscadas pelas cores vibrantes da “era virtual”.

A origem da internet está na Guerra

A internet começou a dar seus primeiros passos no auge da Guerra Fria, na década de 1960, quando pesquisadores estadunidenses voltados à comunicação em tempos…


O imperialismo norte-americano em conluio com a classe dominante nativa declarou guerra ao povo brasileiro. Não há precedentes para o nível das agressões realizadas contra a classe trabalhadora. Não seria exagero afirmar que essa ofensiva reacionária só pode ser comparada ao período da escravidão. A agenda dos golpistas visa eliminar TODOS os direitos sociais, políticos e o Estado Nacional brasileiro.

Para a classe dominante e o Imperialismo levarem a cabo este programa máximo, é necessário uma nova Ditadura-Militar. Por esta razão, usando de maneira ardilosa as instituições, os generais comandaram a fraude nas eleições (confessada pelo próprio comandante em chefe…


ou o contraditório no “republicanismo petista”.

Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2018.

Corrida presidencial, muitos disputando a liderança do executivo, discutindo propostas de governo etc. Essa é a premissa dos debates entre presidenciáveis que vem acontecendo nessas últimas semanas nas redes de televisão abertas. Identificamos neles um discurso comum a grande parte dos candidatos. Trata-se da “polarização”. Essa sim, diferente da baboseira sobre corrupção, é uma pauta política séria que merece mais atenção.

Nestas linhas, trago alguns elementos para contribuir com o nosso entendimento a respeito do fenômeno da polarização. …


A Tribuna de Debates Internos (TDI) da tendência comunista do Partido dos Trabalhadores que edita o boletim Voz Operária RJ (VORJ) se dedica à publicar posições pessoais dos nossos militantes sobre temas, livres ou definidos em reunião, que eventualmente ajudarão na construção da linha oficial apresentada em nosso boletim. Logo, as opiniões expressas aqui não são necessariamente a do coletivo.

O TDI/VORJ é uma instância de democracia interna que garante a liberdade de expressão dos militantes, sem qualquer constrangimento em razão de opinião divergente, salvo o respeito à esta carta de princípios, que tem como pilares o combate ao racismo, punitivismo, esquerdismo e o liberalismo, e a defesa do patriotismo, anti-imperialismo e o marxismo-leninismo. A TDI/VORJ é uma forma de incentivo à formulação teórico-prática dos nossos quadros políticos.

Tribuna de Debates Internos/VORJ

A TDI é uma instância de democracia interna do boletim Voz Operária RJ dedicado ao debate político dos nossos militantes.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store