Eu sou uma filha do mar.
Não, eu não sou nenhum peixe e nem uma semideusa, infelizmente. Pelas religiões africanas eu sou a filha da deusa do mar, Iemanjá, mas também não é disso que eu estou falando.
É de uma relação profunda…
O mar. Muitas coisas brotam desordenadas na consciência quando penso nele. É um fascínio, uma admiração, um respeito imenso que tenho por esse grande sábio.
Origem da vida, que está presente nesse mundo a eras e domina grande parte de sua superfície tanto que quando foi perguntado aos primeiros astronautas o que acharam do planeta Terra visto do espaço, um deles respondeu de imediato, admirado: “É azul!”
Ele não se referia ao céu, a atmosfera, estava se referindo aos 7 mares. Dominantes e poderosos. Surreais. Suas explorações tornaram-se marco histórico, as grandes navegações.
Nossos antepassados os enchiam de mistérios e mitos. Aqueles que adentravam em suas correntezas eram homens de verdadeira coragem. Monstros, seres mitológicos e o próprio fim do mundo habitavam seus domínios.
Mesmo atualmente, ele é detentor de muitos mistérios. A verdade é que ele viu muita coisa nesse mundo. A evolução do homem, seus conhecimentos e sua cobiça Desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, onde me encaixo.
Quando estou com a cabeça perturbada e tenho tempo, eu visito o mar. Vou até a minha casa, sento na areia e lá fico, admirando. As ondas falam comigo e em meio aos seus barulhos revoltosos eu ouço uma voz suave e sábia que me orienta, me ensina de tal forma que jamais vi em outro lugar. A sabedoria que vem de dentro para forma, direto da minha essência. Eu sinto o oceano dentro de mim.
Seu movimento me instrui sobre a calma e a persistência. A forma como as ondas se sobrepõem me ensina a sempre ultrapassar meus objetivos. O horizonte explica sobre a humildade, que sou tão pequena em frente de sua imensidão. Seu azul profundo me diz sobre o mistério que todas as pessoas possuem guardado dentro de si, tão fundo que ninguém possa vê-lo, mas sim senti-lo.
É uma admiração sem fim. Posso ficar horas admirando essa paisagem, ouvindo suas sábias palavras e sentindo sua energia transcender meu físico, tocando sutilmente a minha alma, purificando-a.
A todos aqueles que se sentem só, eu vos digo: sentem a beira do oceano. Este senhor que está aqui desde sempre saberá te ajudar. Do que precisar, confie ao mar.