Tempo, Ciclos e Clichês

Você não pode viver o sonho dos outros. Somente os seus.

Vinicius Pimenta
2 min readDec 27, 2017
(Reprodução da Internet)

Fim de ano chegando. São inevitáveis os clichês. Muita gente vai fazer as mesmas promessas vazias.

Eu já fiz várias.

E muita gente vai escrever os mesmos textos blasé criticando quem faz essas promessas vazias.

Eu já fiz vários.

Provavelmente muitas pessoas fazem textos exatamente como esse que eu estou fazendo agora.

Não importa.

Muda o ano, mas não as pessoas. Ou pelo menos não a maioria.

E isso não vai mudar.

Esqueça os outros. Esqueça quem promete e não cumpre. Esqueça quem reclama de quem promete e não cumpre.

Dessa vez, pelo menos dessa vez, pense em você.

Só em você.

Mais importante que você se preocupar com o que os outros estão fazendo, de se preocupar em prometer coisas que os outros esperam que você prometa, é se perguntar o que é, de verdade, bom pra você.

Você não tem que entrar na academia, fazer dieta, emagrecer e alcançar o corpo das modelos de revista porque os outros esperam que você faça isso. Emagreça se é o que VOCÊ quer. Utilize o mesmo raciocínio para qualquer wishful list que encontrar por aí.

Você não pode viver o sonho dos outros. Somente os seus.

Já tem um tempo que eu li um texto de autor desconhecido (pelo menos pra mim) que me fez pensar. O texto diz que a idéia de “cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano” é genial. Outro trecho diz mais ou menos assim:

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui pra adiante vai ser diferente

Não é mesmo genial? Porque embora o tempo seja contínuo, na prática, dividir a vida em ciclos de 12 partes faz toda diferença. Imagine a vida como um eterno Janeiro. Ou o que parece pior para muita gente, um eterno Agosto. Difícil, né?

Curiosamente, há muitos anos atrás, ainda adolescente (ou quase isso), eu tinha uma banda e compus uma música que dizia assim:

O fim de ano está chegando
E ainda não parei pra refletir como eu faço sempre
Com o tempo as coisas vão mudando
E dessa vez eu vou tentar fazer tudo bem diferente
Não vou prometer e nem fazer simpatias
Não vou planejar e nem mais crer em fantasias

Eu demorei alguns bons anos pra entender o que eu mesmo havia escrito.

É tudo clichê. Mas é tudo verdade.

Só nesse ano eu fiz isso. E deu certo.

Como foi?

Bom, isso vai ficar pra outro post.

--

--

Vinicius Pimenta

Jornalista por formação, especializado em Marketing Digital e Comércio Eletrônico. Falo um pouco de política, empreendedorismo e o que mais der vontade.