Análises detalhadas de jogos digitais em plataformas de vídeo

Vítor Cit
2 min readMar 14, 2018

--

A ideia de analisar jogos digitais por meio de vídeos não é nova. É dificil pontuar exatamente quem foram os primeiros a criar vídeos deste tipo, mas é possível apontar alguns pioneiros.

Dois produtores se destacam neste caso: “Classic Game Room” e “Angry Video Game Nerd”. O primeiro é um grupo produtor de conteúdo lançado originalmente em 1999 que analisa jogos de maneira descontraída, mas ainda assim informativa: o objetivo principal dos vídeos é mostrar o jogo e ajudar o espectador a decidir se deve ou não jogar. O segundo é uma série de vídeos de comédia, criada em 2004, tratando principalmente de jogos conhecidamente ruins. Existe uma preocupação em “Angry Video Game Nerd” em criar conteúdo informativo, mas isso é secundário, os vídeos focam em personagens originais e situações de comédia.

Durante o final da década de 2000 e os primeiros anos da década de 2010, a grande maioria do conteúdo com temática de jogos digitais excluíndo os chamados “Let’s Plays”em plataformas como o YouTube podiam ser classificados como seguindo os parâmetros definidos por um desses dois produtores.

Começando em 2012, uma nova tendência surgiu no meio de vídeos tratando de jogos digitais. YouTubers como Mathewmattosis,MrBtongue e Super Bunnyhop começaram a fazer vídeos de carater mais informativo, analisando à fundo jogos, aplicando princípios teóricos de “game design”, fazendo análises narrativas, metatextuais e aplicando conhecimento de outras áreas em seus vídeos.

Comparados aos formatos anteriores, essa forma requer um grande investimento em pesquisa e argumentação cautelosa por parte dos produtores de conteúdo. O resultado são vídeos mais longos e sérios e com uma qualidade quase acadêmica.

O relativo sucesso desses canais (Super Bunnyhop tem no momento 359 mil inscritos em seu canal do YouTube, enquanto Mattewmatosis tem 158 mil) em comunidades de discussão online de jogos digitais, como Reddit, 4chan e NeoGAF gerou diversos outros seguindo esse estilo: Joseph Anderson eMark Brown para citar alguns exemplos.

--

--