Image for post
Image for post
Fonte (foto): https://lsaglobal.com/blog/new-manager-skills-to-conquer-first-self-awareness/

O título pode ser um pouco chocante e despertar uma aparente indignação em alguns profissionais que atuam na área, porém é uma pergunta deveras pertinente para o tempo presente. E para que não digam que sou apenas um aventureiro tentando trazer notícias do apocalipse ou que pertenço a algum gabinete de Fake News, quero tranquiliza-los informando que boa parte da minha experiência profissional e formação acadêmica é em gestão de projetos. A intenção deste artigo é exatamente trazer uma provocação para que consigamos refletir um pouquinho (e como calma) a respeito.

Sem que muitos percebessem, nos últimos cinco anos, acompanhamos uma transformação incalculavelmente brusca no comportamento dos consumidores, nas necessidades do mercado e nas estratégias das organizações. Entramos em uma era em que o mundo (que até pouco tempo atrás só era chamado de “mundo”) passou a receber uma nova nomenclatura; Mundo VUCA (sigla em inglês para Volátil, Incerto, Caótico e Ambíguo). Nos reprogramamos. Mudamos a forma de fazer compras, pedir comida, pegar um táxi, organizar as finanças e nos relacionarmos com outras pessoas. Os clientes estão cada dia mais exigentes, querem largar sempre na frente e oferecer soluções realmente inovadoras e eficientes. …


Image for post
Image for post
<a href=”https://www.pexels.com/photo/cold-winter-tablet-hot-34670/" rel=”nofollow”>Pexels.com</a>

Se você gerenciou algum projeto na vida que não tenha passado sequer por um momento de crise (independente do grau), você nunca gerenciou projetos. E nem adianta fazer bico, mentir é feio e Deus tá vendo!

Existem muitos mitos no universo da gestão que normalmente são revisitados com alguma regularidade no ambiente de trabalho, no meio acadêmico ou na comunidade GP. Quem nunca trabalhou ou tem pouca experiência na área com certeza vai acreditar em boa parte deles. Outro dia, por exemplo, vi o comentário de um colega em um grupo de whatsapp dizendo: “olha só, em projetos de desenvolvimento de software não há obrigatoriedade de planejar Riscos… o Scrum não preconiza nada disso”. …

Wagner Borba

Procuct Manager, Scrum Master, Software Engineer, Mobile Development Specialist and Prolific Writer

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store