Vivendo o plano de Deus — História de José do Egito

(Minha base de leitura está na Bíblia em Gênesis 37 ao capítulo 50)

Depois que terminamos de ler todos os livros que compõem o antigo testamento, percebemos o quão perfeito é o plano da redenção. Há pontos na bíblia que parecem que alguns desses planos não seriam executados completamente, mas Deus nos mostrou que seu poder sobre a terra é muito grande, assim executando o plano.

Deus com todo seu plano, ajuda Israel (Jacó) antecipadamente com uma providencia que só seria compreendida mais de uma década depois. A descendência de Jacó, iria ver muitos milagres, e é dessa descendência escolhida por Deus que viria o Messias (Jesus Cristo).

José com apenas 17 anos era o filho mais querido de seu Pai Jacó, a bíblia mostra uma característica muito semelhante ao dos irmãos mais novos: O de contar aos pais as coisas erradas que os irmãos mais velhos fazem. E por causa disso, os irmãos de José não gostavam dele, ficavam de implicância e respondendo de forma grosseira ao seu irmão.

Chegou então o dia em que José recebe uma profecia através do sonho, e essa profecia não podia ser entendida rapidamente naquele momento, além que seus irmãos consideraram o sonho profético de José mais como uma afronta, Já que eles eram os Irmãos mais velhos.

O primeiro sonho que José teve aparece em gênesis 37 versículo 7 que diz:

“Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes rodeavam e se inclinavam perante o meu.”
imagensbiblicas.wordpress.com
José disse isso, e seus irmãos ficaram com ódio, e José sonhou mais uma vez e este sonho dizia:
“sonhei também que o Sol e a Lua e onze Estrelas se inclinavam perante mim”

Nesse caso, até mesmo Jacó repreendeu José por este sonho que ele teve. Porém Jacó ficou pensando no caso e seus irmãos ficaram ainda mais irados.