Literalmente, a palavra meditação significa “tornar-se familiar com”. Mas tornar-se familiar com o quê? Os neurocientistas chegaram à conclusão que 95% de todas as nossas ações são inconscientes até à idade dos 35. Isso demonstra que não estamos familiarizados com o potencial das nossas ações conscientes, fascinante não é?

O primeiro passo é tornar-se consciente dos seus pensamentos inconscientes. Como fazemos isso? Observando e escutando de uma forma ativa. Quando estamos num local público com muito barulho é difícil ouvir os outros e colocarmos o nosso foco numa ação. Da mesma forma, se queremos escutar o que vai no nosso…


Nossa grande mudança planetária continua. Sentimos isso internamente e percebemos que o tempo está acelerando.

As emoções aumentam e diminuem constantemente em um ambiente bombardeado de hopóteses. A incerteza está crescendo sobre a nossa direção e o futuro.

Apesar do estresse e do caos causados ​​pelas mudanças climáticas, instabilidade econômica e insegurança global, as pessoas estão-se unindo. A esperança e uma energia positiva estão se formando entre os futuros cuidadores da humanidade e do nosso planeta.

A esperança é impulsionada pelas qualidades do coração: apreciação, felicidade, cuidado, compaixão etc. Essas qualidades são fortalecidas por:

• Práticas espirituais como meditação, oração…


O que é a empatia?

Empatia é a experiência de entender os pensamentos, sentimentos e condições de outra pessoa do seu ponto de vista, e não do seu. A empatia facilita comportamentos pró-sociais ou de ajuda que vêm de dentro, em vez de serem forçados, para que as pessoas se comportem de uma maneira mais compassiva.

Embora possa haver diferenças individuais na empatia com base nas diferenças genéticas, várias pesquisas sugerem que é possível aumentar a capacidade de compreensão empática. Nos últimos anos, os neurocientistas compartilharam o conceito de “neurônios-espelho”, que se acredita aumentar a capacidade de exibir, ler e…


De tempos em tempos, todos precisamos fazer uma pausa, uma breve quietude, um momento para rever “nossa reação inicial, para que possamos mudar para o local onde nasce uma resposta calma e ponderada”. — L.R. Knost

Em retrospectiva, geralmente percebemos quanto estresse poderíamos ter impedido ao fazer uma pausa para reconsiderar nossas escolhas antes de agir. Muitos de nós já aprendemos essa lição várias vezes: por exemplo, às vezes nosso coração nos leva a fazer uma pausa antes de liberar uma resposta irritada a um e-mail e não o ouvimos. Pressionamos mecanicamente o envio e, muitas vezes, nos arrependemos.

Então…


Não é segredo que nosso mundo está mudando rapidamente. Ao enfrentar esse período de mudança acelerada, você sente que possui as ferramentas necessárias para lidar e se adaptar a tudo o que está acontecendo?

Historicamente, há evidências de que o coração poderia nos ajudar a navegar no terreno em constante mudança que experimentamos diariamente. A pesquisa do HeartMath Institute mostra que o coração possui uma inteligência única que pode nos ajudar a adaptar às mudanças aceleradas. Ao acessar essa inteligência, você terá mais clareza e poder para eliminar rapidamente pensamentos e sentimentos indesejados e ajustar-se a mudanças rápidas com confiança.


“Se você não se sentir digno de grande sucesso, nunca conseguirá.”

~ David Meltzer

Seja nos negócios ou na vida pessoal, sentimentos de indignidade podem dificultar sua capacidade de brilhar. Quando não nos percebemos dignos, tendemos a nos auto-sabotar e a evitar ir (ou pedir) o que merecemos.

A primeira e melhor maneira de melhorar seus sentimentos de merecimento é simplesmente fornecer valor aos outros; seja gentil com os outros, bem como com o seu eu futuro. Seja de serviço, o que significa fornecer valor sem expectativas de receber qualquer coisa em troca. Ele contém o requisito que você dá incondicionalmente. Dar com expectativa, como diz Bob Proctor, é negociar e não dar de verdade.

É essencial ter tanto foco quanto intenção no que queremos, a fim de obtê-lo. E é difícil manifestar o que você quer sem prestar serviço aos outros.


A vida pode ser tão fácil quanto respirar

Não seria maravilhoso adicionar mais tranqüilidade, sossego, leveza e bem-estar à sua vida sempre que você quiser? Você pode simplesmente se conectar com as qualidades do seu coração!

Técnica de Respiração Focada no Coração

1. Foco no Coração: concentre sua atenção na área do coração. Respire um pouco mais fundo do que o normal, inspirando por 5 ou 6 segundos e expirando por 5 ou 6 segundos. Você pode criar uma conexão mais profunda colocando a mão sobre o coração, pois ajuda a manter o foco nesse ponto.

2. Respiração Cardíaca: Agora…


Você já experimentou um calor gentil ao redor do seu coração quando alguém o aprecia ou expressa seu apreço e gratidão pelos outros?

Esta é apenas uma das muitas propriedades surpreendentes da poderosa emoção humana de apreciação.

Você sabia?

Os estados positivos, sinceros e com foco no coração estimulam o sistema imunológico, enquanto as emoções negativas podem suprimir a resposta imunológica por até seis horas.

Frustração Vs. Apreciação

As leituras reais de monitor cardíaco que estão na imagem deste post contrastam o padrão de ritmo cardíaco de um indivíduo que experimenta frustração e, em seguida, apreciação.

O ritmo cardíaco suave…

Pedro Marata

Certified Life Coach committed to help you to find your voice, go beyond struggles, limiting belief systems, boost self-confidence & self-awareness.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store