Walmart ajuda fornecedor do Clube dos Produtores a ampliar sua produção

Walmart Brasil
3 min readJul 17, 2017

--

José Tomazzoni, que fornece uva há 12 anos para o Walmart, passou a produzir também tomate e pimentão.

José Tomazzoni foi um dos primeiros fornecedores a participar do Clube dos Produtores, programa do Walmart Brasil que desde 2005 proporciona a pequenos e médios produtores rurais o acesso ao grande varejo e apoia a agricultura familiar. De lá para cá a parceria só aumentou. Há 4 anos, houve uma diversificação na produção, o que possibilitou também a entrega de tomate e pimentão. Quando um produtor entra para o Clube, ele passa a receber treinamento e capacitação técnica de agrônomos para se desenvolver e aumentar sua produção, ter uma gestão contábil e se adequar às normas legais, regularizar suas licenças, entre outras orientações.

Jair Caberlon, genro de José e microprodutor na Serra Gaúcha, conta que a produção de tomate e pimentão inciou por sugestão do Walmart. Ele explica que trabalham com videiras e depois de 10 ou 15 anos é preciso trocá-las, plantando uma nova. Demora 3 anos para uma videira produzir e durante esse período é possível plantar tomate e pimentão na mesma terra. “O agrônomo do Walmart nos visitou e identificou essa oportunidade. Isso nos ajudou muito, pois não ficamos sem fornecer e entra uma renda a mais. Antes só trabalhávamos com uva e a safra é apenas de dezembro a abril. Com tomate e pimentão, temos produção praticamente o ano todo”, esclarece.

O Clube dos produtores proporcionou ainda a implantação de um Código de Rastreabilidade nos produtos, que disponibiliza informações sobre sua origem e classificação. O Código foi implantado nos produtos fornecidos por José há 2 anos. Ao acessá-lo, é disponibilizada uma ficha técnica com informações sobre a procedência do produto e suas características. “Hoje, é possível controlar tudo, desde a embalagem até a chegada ao consumidor. Todo esse processo é acompanhado pelo Walmart através desse código, o que garante a qualidade dos produtos”, afirma Jair.

Outras melhorias trazidas pelo Walmart, segundo Jair, são as boas práticas na agricultura, saber trabalhar com agrotóxicos, controlar pragas, entre outras. Ele menciona que é feita uma coleta e análise química dos produtos para verificar se está dentro dos padrões. “As redes de supermercados estão exigindo esse controle dos alimentos, principalmente, os produtos que vem da terra. O mercado está muito competitivo, então é preciso estar sempre atualizado. Eu fiz um curso no Sebrae com relação aos cuidados que se deve ter com a plantação, por isso, nossa propriedade já estava se adequando a essas normas”, declara.

A produção da propriedade José Tomazzoni é entregue 100% para o Walmart, que informa a quantidade e variedade que será necessária e se compromete com a compra. “Isso facilita, porque não há desperdício e temos certeza da venda. Nós sabemos que estamos produzindo um alimento dentro dos padrões exigidos. Para o Walmart, é a certeza de que eles tem o controle daquele produto e sabem que é de qualidade.”, ressalta. Jair comenta ainda que há um planejamento de abrir novos campos para entregar para outros compradores. Pois embora o Walmart seja o único cliente atualmente, não há uma exigência de exclusividade. “O Walmart é uma vitrine, por isso estamos com esse plano de expansão”.

Jair comenta que o trabalho é todo feito em família. Seis pessoas participam do processo, desde a plantação, colheita, classificação do produto, embalagens, transporte e entrega. Porém, na época de safra são contratados safristas para ajudar. Jair também cuida de toda parte administrativa e financeira. “Todas as decisões são tomadas em conjunto. Nós gostamos muito do que fazemos e estamos passando para as próximas gerações, para mantermos o negócio da família”, completa.

--

--