Gratidão, além do software
Algumas palavras sobre comunidade e colaboração
Ontem eu tive a oportunidade de participar como palestrante do Android Meetup 4 Anos do GDG São Paulo. Foi um evento incrível e eu sou muito grato a comunidade Android de São Paulo pelo convite e por terem me acolhido tão bem. Muito obrigado, mesmo. ❤
Por lá eu acabei encontrando muitos amigos de comunidade, e sai de lá meio pensativo sobre uma coisa: Depois de ter a oportunidade de falar em diversos encontros, eventos e comunidades online de Android, pode parecer que cada espaço novo onde eu sou convidado a participar é “só mais um” pra mim.
Bom, não é.
Lembro de ter começado a me interessar por software quando eu ainda era muito novo. Passava horas jogando Moonwalker no meu Mega Drive e vivia curioso, tentando entender como tudo aquilo funcionava.
Como um personagem andava e fazia ações quando eu apertava algo?
Como um videogame entendia o sinal do comando do botão e mandava isso pra tela?
E pra mim, tão legal quanto tentar entender todas essas coisas era falar com os amigos sobre o que eu aprendi e descobri.
Um pouco depois, quando terminei o curso de ciência da computação, eu pude atuar como professor em algumas oportunidades, além de ter palestrado e participado de diversos eventos e encontros como profissional Android.
Desde então, sempre me sinto muito feliz de poder passar pra frente tudo que eu aprendo, e não só sobre Android, mas sobre a minhas vivências diárias como desenvolvedor de software. É muito legal perceber que você pode fazer a diferença na vida e no aprendizado de alguém, mesmo que você não tenha a resposta certa na hora.
Mas o que eu quero dizer com isso tudo?
Compartilhar conhecimento é uma das coisas mais incríveis que qualquer pessoa pode fazer.
É evoluir, descobrir, aprender juntos.
Mas é errar também. Perceber que você é só mais uma pessoa nesse mundão, batendo a cabeça pra resolver um problema de código, comemorando uma solução boa encontrada, celebrando um release.
Pra mim, compartilhar conhecimento é algo que vai além do interesse pessoal e profissional, é algo mais humano. Você pode ser bem sucedido na sua carreira sem deixar pra trás quem precisa de ajuda, uma coisa não invalida a outra.
Você só precisa querer, o resto é consequência dessa vontade.
No ano passado eu tive a chance de ser reconhecido pelo Google como um dos 5 Google Developer Experts de Android no Brasil. E o mais incrível pra mim nem foi o título em si, mas saber que algo que eu já fazia de coração poderia atingir mais pessoas, como as mais de 3000 que fazem parte do Android Dev BR, a maior comunidade brasileira/lusófona de profissionais Android no Slack.
E tudo isso foi consequência de uma ação: compartilhar conhecimento.
Enfim, o que eu quero dizer com isso tudo: Pode ser que sozinho você não tenha a resposta certa, mas juntos a gente com certeza chega lá mais rápido.
Juntos, em comunidade. :)