O que podemos aprender com os homens…

Wandecleya Martins
2 min readSep 27, 2020

--

De vez em sempre conto para Laura L de Lucca situações que percebo o gênero influenciando o comportamento das pessoas, e ouço dela um “temos é que aprender com eles!”. Essa sou eu tentando colocar essa idéia em prática…

Marisa Monte, gente, que voz, né? Adoro, mas só canto se estiver sozinha, no cantinho do quarto, baixinho e no escuro, porque alcançar aquelas notas não é para meros humanos! Mas eis que vi o Silva, não só cantando uma música da Marisa, como lançando um album inteiro de releituras dela. E não pude deixar de me admirar com a auto-estima do moço! Assim, nada contra o menino Silva… tenho até amigos que são fãs. E sou é muito grata a ele… porque acabei de ver o vídeo dele e pensei, oxe, assim eu consigo cantar! E peguei até meu celular pra fazer minha versão piorada também!

Versões menos incríveis da Marisa do homem com auto-estima

Minha equipe de trabalho estava perseguindo um prazo de entrega bem desafiador com um ritmo de trabalho não sustentável. Qual a novidade, não é mesmo? Não sei quão comum é, mas pra mim a novidade foi ter um colega de trabalho notando que estava no limite e pedindo folga nos dias seguintes. Nada mais justo! Mas também refleti… que nunca vi mulheres pedirem folga por estarem exaustas. Já vi estarmos tão cansadas que acabamos não produzindo nada; ou tendo que dar um cochilo e voltar em seguida, mas compensando no mesmo dia. E acabar com síndrome do esgotamento (não surpreendentemente prevalente nas mulheres). Não entro no mérito de como um pedido desses pode ser encarado por empregadores. Mas achei valioso notar que nunca tinha se quer me sentido no direito de pedir! Só pra constar, pedi… e cá estou ‘folgada’, escrevendo!

E quando você acha que não tem nada de inspirador em nosso presidente, você nota que até nele há uma lição a ser aprendida:

A questão é muito mais profunda que isso, é um problema estrutural… e muitas vezes não basta querer ou pedir pra ter igualdade de tratamento. Mas tenho dado esse passinho de bebê de reparar em pessoas que têm privilégios coisas que lhes são naturais que pra mim são impensáveis, e tentar me apropriar dessas oportunidades. E falando disso porque quero o mesmo pra todas as mulheres. Já pensou em se candidatar a presidente, a deputada, a vereadora, como a Raquel Marques?

--

--

Wandecleya Martins

Wandy = new Nerd (Series, Books, Technologies, Concerts, Chords, Parties, Games, Human Rights Equalities);