Desmistificando Magento

Wanderson Aparecido
3 min readOct 16, 2018

--

Já se perguntou por que grandes empresas utilizam o Magento?

As vezes nos deparamos com pessoas dizendo que o Magento é uma plataforma lenta, que existem outras melhores, ou que é muito trabalhoso dar manutenção na plataforma. Essas são afirmações superficiais e às vezes sem nenhum embasamento. Todo inicio de projeto deve ser levado em consideração o porque de utilizar certas ferramentas ou plataformas, analisar quais são os recursos que o projeto necessita, e se a ferramenta comporta tal demanda. E a partir dai ter uma afirmação concreta de que aquela plataforma é viável ou não.

Em muitos casos desenvolvedores optam por utilizar o Magento de forma errada, em projetos no qual ele não utilizaria todo o seu poder de mercado, assim chegando nas afirmações acima.

“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz. – Aristóteles”

Vantagens de utilizar o Magento

O Magento é uma plataforma utilizada para o mercado de B2B, B2C e com implementações para soluções de Omnichannel. Assim podendo atingir desde um pequeno comercio até empresas multinacionais.

Esta é uma plataforma de fácil instalação. Seguindo um passo a passo simples poderá configurar e criar toda estrutura da base de dados. Assim evitando a necessidade de criar pastas em servidores, dar permissões em locais específicos e rodar scripts no banco.

Além disso possui código aberto sendo sustentada por uma comunidade ativa. Este recurso de código aberto moldou a comunidade com desenvolvedores aptos que mantêm as plataformas atualizadas de acordo com as necessidades dinâmicas do mercado e também marcam a sustentabilidade da plataforma.

O Magento também consta com uma gama enorme de módulos prontos, sendo alguns gratuitos. Clique aqui para ver a listagem dos módulos.

Performance

Com relação a performance, ela não baseá-se somente na plataforma. Para conseguir utilizar a plataforma com seu máximo de desempenho, alguns processos devem ser efetuados, tais como:

  • Minificar Arquivos css e js;
  • Ativar o modo de produção da plataforma;
  • Otimizar imagens de produtos;
  • Habilitar o chace da plataforma;
  • Configurar o Varish Cache para reduzir o tempo de reposta do servidor;

Clique aqui para ver o artigo completo sobre performance.

Magento no Gartner Magic Quadrant

A “Gartner Magic Quadrant” é uma empresa de consultoria voltada para pesquisas sobre tecnologias, execução de programas, eventos e levantamento de soluções para que os seus clientes tomem decisões mais assertivas ao optar por uma plataforma, ferramenta ou empresa.

E de acordo com gráfico de Gartner o Magento se encontra no quadrante de Leaders, ou seja, onde são colocadas as empresas tecnologicamente mais avançadas. Aquelas que ditam as regras dentro do seu segmento por ter uma melhor visão de mercado e capacidade de levar adiante as suas promessas. E tudo que o Magento fornece de recurso, evolução e sustentação, faz com a Gartner tenha essa visão sobre a plataforma.

Cases que utilizam Magento

Para se ter uma noção de quanto o Magento é bem difundido no mercado, abaixo tem uma lista de alguns dentre vários cases que fazem a utilização dessa plataforma:

Conclusão

Contudo conclui-se que o Magento é uma plataforma robusta e de grandes cases, podendo ser utilizado em grandes e pequenas empresas que querem aderir ao estilo e-commerce. Tendo em vista que para utilização básica da plataforma o custo não é caro e que alem de tudo é maleável para implementações de regras de negócios especificas.

Gostaria de saber também qual é a sua opinião sobre Magento? Deixe seu comentário.

--

--