Um livro em busca de tradução

Não sei como o livro How to Live Safely in a Science Fictional Universe, de Charles Yu, ainda não foi publicado em Português. O livro foi descrito como, “Soberbo: envolvente, inteligente, ousado, propriamente ficção científica, e acima de tudo divertido” (Adam Roberts, The Guardian). Aqui vão as primeiras linhas do livro, em minha tradução:

“Quando aconteceu, foi isso que aconteceu: Atirei em mim mesmo.
Não, você sabe, em mim mesmo mesmo. Eu atirei no meu futuro eu. Ele saiu de uma máquina do tempo, se apresentou como Charles Yu. O que mais poderia fazer? Eu o matei. Matei meu próprio futuro.”
Como viver com segurança num universo de ficção científica

Sinopse

EM UM MINUTO, CHARLES YU VAI SE MATAR. DE NOVO.

Charles conserta máquinas do tempo. Ele é um técnico certificado para todo tipo de veículo cronogramatical de classe-T, empregado pela Time Warner Time, e trabalhando no Universo Menor 31, uma estrutura espaço-temporal e complexo de entretenimento levemente danificado e inacabado. O trabalho deveria ser ótimo: ele tem sua própria máquina do tempo de última linha, a MT-31; ele pode escolher seu sistema operacional (ele escolhe TAMMY — cabelos castanhos, olhos escuros escondido atrás de óculos pixelados de bibliotecária e uma voz de princesa de desenho animado); ele sempre carrega uma arma bacana, ainda que assustadora (uma arma conceitual para neutralizar paradoxos); e ele tem um cachorro imaginário chamado Ed.

Então por que Charles está preso neste caminho? Ele passou boa parte de uma década (nada de mais se você tem sua própria máquina do tempo) evitando trabalho e também seu software chefe, Phil (Microsoft Middle Manager 3.0). Durante todo esse tempo, ele apenas observa 39 versões diferentes de si mesmo em universos alternativos (e descobre que 35 deles são uns completos idiotas). Além disso, ele meio que se apaixona por TAMMY, o que é ruim porque ela não possui um módulo correspondente.

Com tudo isso, não é de surpreender que quando encontra uma versão de seu futuro eu, ele atira em seu estômago. E este é um erro de principiante para uma pessoa que conserta máquinas do tempo. Agora ele está preso em um loop temporal. Andando em círculos para sempre. Tudo que ele carrega consigo, enrolado em papel pardo, é o livro que seu futuro eu tentava entregar para ele quando levou o tiro. Este livro se chama Como Viver com Segurança em um Universo de Ficção Científica. Charles é o próprio autor. Dentro deste livro há uma informação que pode salvá-lo.

Sobre o autor

Charles Yu recebeu o prêmio para os 5 abaixo de 35 da National Book Fundation para sua coleção de contos Third Class Superhero. Também ganhou o prêmio para texto ficcional Sherwood Anderson. Seu trabalho foi publicado nas revistas Harvard Review, The Gettysburg Review, Alaska Quarterly Review, Mississippi Review, Mid-American Review, e em outras. Este é seu primeiro romance. Ele mora em Loas Angeles com sua esposa, Michelle, e tem dois filhos.