Discurso de Greta Thunberg ao secretário-geral da ONU, António Guterres

Durante 25 anos, inúmeras pessoas estiveram à frente das conferências sobre o clima das Nações Unidas pedindo aos líderes da nossa nação para que parassem com as emissões. Mas, claramente, isso não funcionou, já que as emissões continuam aumentando.

Filmagem: UNFCCC, cinegrafista Justin K. Davey

Então, eu não vou perguntar nada a eles.

Em vez disso, pedirei à mídia que comece a tratar a crise como uma crise.

Em vez disso, pedirei às pessoas de todo mundo que percebam que nossos líderes políticos falharam conosco.

Porque estamos diante de uma ameaça existencial e não há tempo para continuar nessa estrada da loucura.

Países ricos como a Suécia precisam começar a reduzir as emissões em pelo menos 15% por ano para atingir a meta de aquecimento de 2 graus. Você pensaria que a mídia e todos os nossos líderes estariam falando só sobre esse assunto — mas ninguém nunca menciona nada sobre isso.

E ninguém fala também sobre o fato de estarmos no meio da sexta extinção em massa, com até 200 espécies sendo extintas por dia.

Além disso, ninguém nunca fala sobre o aspecto da equidade claramente declarado no acordo de Paris, o qual é absolutamente necessário para fazê-lo funcionar em escala global. Isso significa que países ricos como o meu precisam reduzir suas emissões a zero dentro de 6 a 12 anos, dada a velocidade de emissão de hoje, para que as pessoas nos países mais pobres aumentem seu padrão de vida construindo algumas das infraestruturas que já construímos. Por exemplo hospitais, eletricidade e água potável.

Como podemos esperar que países como a Índia, a Colômbia ou a Nigéria se preocupem com a crise climática se nós, que já temos tudo, não nos importamos nem um pouco com nossos compromissos com o acordo de Paris?

Então, quando a escola começou em agosto deste ano, eu sentei no chão do lado de fora do parlamento sueco. Eu fiz greve escolar pelo clima.

Algumas pessoas dizem que eu deveria estar na escola. Algumas pessoas dizem que eu deveria estudar para me tornar uma cientista do clima para poder “resolver a crise climática”. Mas a crise climática já foi resolvida. Já temos todos os fatos e soluções.

E por que eu deveria estar estudando para um futuro que, em breve, pode não existir mais, quando ninguém está fazendo nada para salvar esse futuro? E qual é o ponto de aprender sobre fatos quando os mais importantes fatos claramente não significam nada para a nossa sociedade?

Hoje, usamos 100 milhões de barris de petróleo por dia. Não há política para mudar isso. Não há regras para manter esse óleo no solo.

Então, não conseguiremos salvar o mundo jogando pelas regras do jogo. Porque essas regras precisam ser mudadas.

Portanto, não viemos aqui implorar aos líderes mundiais que cuidem do nosso futuro. Eles nos ignoraram no passado e nos ignorarão novamente.

Viemos aqui para que eles saibam que a mudança está vindo, gostem ou não. As pessoas enfrentarão o desafio. E, como nossos líderes estão se comportando como crianças, teremos que assumir a responsabilidade que eles deveriam ter assumido há muito tempo.

Greta Thunberg

O texto acima foi escrito por Greta Thunberg. Ele está publicado com a aprovação de Greta Thunberg.

Mais sobre a Greta Thunberg:

The rebellion has begun
Menina de 15 anos desafia leis suecas para o clima
Greta Thunberg: “A Suécia não é um modelo a ser seguido”
Greta Thunberg: Our lives are in your hands

Fatos sobre We Don’t Have Time

A We Don’t Have Time está atualmente construindo a maior rede de mídia social do mundo para ação climática. Juntos podemos resolver a crise climática. Mas estamos correndo contra o tempo.

Junte-se a nós em www.wedonthavetime.org

This is the original blog post from Greta Thunberg that the above text was translated from. If you want to add a language that is native to you, please send a mail to marten@wedonthavetime.org.

Greta’s initiative is best known as #FridaysForFuture. Every Friday we are all invited to join her and people globally in a local strike to mitigate and put the spotlight on the climate crisis. There will also be a global climate strike on March 15, 2019. Use the #FridaysForFuture hashtag go get involved and follow Greta on Twitter.

Facts about We Don’t Have Time

We Don’t Have Time are currently building the world’s largest social media network for climate action. Together we can solve the climate crisis.
But we are running out of time.

Join us: www.wedonthavetime.org

--

--

We Don’t Have Time
Greta Thunberg: Translations of Her Own Words

We Don’t Have Time is a review platform for climate action. Together we are the solution to the climate crisis.