Cinco erros de Marketing Digital que um empreendedor preparado deve evitar

Qualquer marca que tencione fazer uso das mídias digitais como ferramenta de marketing precisa ter uma visão geral do mercado e entender o contexto no qual deseja se inserir. No Brasil, por exemplo, são mais de 105 milhões de usuários que produzem e consomem conteúdo, informações e produtos.
É de fundamental importância ficar de olho no comportamento desses usuários, a fim de identificar vulnerabilidades e oportunidades para a sua marca. Mas, antes de partir para a ação, é preciso blindar a sua empresa contra os danos que o meio on-line pode causar.
Você sabe quais são os erros mais comuns de marketing digital que as marcas em ascensão cometem? O “Mercado E-Commerce” listou cinco erros que um empreendedor preparado deve evitar, confira:
1- Falta de planejamento

Este é um ponto essencial para qualquer empresa, de qualquer porte e em qualquer segmento. Empreender ações de marketing digital sem planejamento é perder tempo e dinheiro.
Antes de começar, é preciso estudar seu público para criar uma linha de comunicação adequada a ele, pois só assim você conseguirá o engajamento que ações online têm como um de seus objetivos. Algumas audiências respondem melhor a uma linha descontraída de comunicação, outras requerem mais formalidade. Algumas engajam mais com vídeos, outras com imagens.
São diversas variáveis que você precisa avaliar. E esta avaliação pode e deve ser feita também durante a operacionalização. Realize o planejamento básico, e daí em diante mensure as ações para entender o que funciona e o que não funciona. Tentativas e erros aceitáveis são totalmente válidos no ambiente digital.
2- Falta de foco
Especialmente para as PMEs, a palavra de ordem em marketing digital é “resultado”. É preciso executar ações sempre com foco no retorno que se espera delas. Para isto, defina estratégias objetivas para encaminhar seu cliente à conversão e sempre direcione-o para landing pages otimizadas para este fim.
3- Falta de objetividade
Taxas de engajamento são importantes, mas não são o objetivo final da sua estratégia digital. Maior engajamento do público, em muitos casos, significa maior visibilidade, mas o que realmente interessa são as conversões geradas.
Tendo isso em mente, não abuse das ações que vão gerar muitos likes e poucos ou nenhum lead. Priorize a geração de conteúdo que seja realmente relevante para o seu público (falamos de planejamento há pouco, certo?) e utilize suas redes sociais, seu blog e todas os canais possíveis para massificá-lo.
4- Escolha errada de canais

Administrar seus canais de marketing digital não é tão fácil quanto alguns podem imaginar. Falando apenas de mídias sociais, as opções são muitas, mas você tem recursos humanos para gerar conteúdo para o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Google+ e Pinterest, além de interagir com o público em todas as redes?
Voltando mais uma vez ao planejamento, foque suas ações nos canais mais relevantes para o seu público e faça um bom trabalho neles. Será muito mais positivo para a sua marca.
5- Escolha errada dos profissionais
Por fim, escolha com cuidado os profissionais que vão administrar sua imagem no ambiente online. Erros nestes canais são muito mais nocivos que no offline, pois eles podem se propagar pela rede e trazer enormes prejuízos à sua marca.
Seja através de uma agência ou com funcionários próprios, tenha cuidado na escolha daqueles que irão administrar seus canais digitais. Busque recomendações e certifique-se de estar entregando a tarefa a pessoas aptas a desempenhá-la de maneira adequada. Começar da forma certa é o primeiro passo para ter sucesso.