Não procure uma fórmula, mas sim um sentido

Quando iniciei a minha jornada de transformação, identifiquei um fator muito interessante. Se sonharmos e persistirmos em nossos sonhos, a vida terá um significado especial.

Eu não sei qual é o seu desejo, qual é o emprego que está procurando ou que tipo de felicidade você está em busca, mas eu sei que muitos de nós buscamos isso de maneira angustiante. Esta busca se torna uma luta, pois viramos caçadores de fórmulas, obcecados por feitos que estão distante da nossa existência.

Um exemplo simples é quando buscamos histórias de superação, na intenção de identificar as manobras feitas pelo autor e replicarmos seu feito. É como se quiséssemos a fórmula de Bhaskara para a vida, onde substituiríamos nomes e acontecimentos e o resultado final apareceria pronto. Bingo! Vou conseguir ter o sucesso idêntico ao do autor. Mas saiba, este é o pior formato ao tentar adotar um novo sentido de trilhar a vida.

Quando buscamos enaltecimento pessoal, profissional ou algum esclarecimento da vida, visualizamos somente o resultado final, não enxergamos o caminho percorrido, e, por muitas vezes, não equalizamos os fatores do autor com os nossos fatores pessoais, que fazem parte da nossa identidade. Nem sempre aquilo que funciona para um, deve ser replicado para todos.

Não estou aqui para contestar histórias de inspiração ou dizer que elas não podem ser reproduzidas, estou aqui para persuadi-lo a enxerga que a busca do sentido vale mais que a fórmula garantida. Ao buscarmos o sentido de se conhecer, abrimos caminhos que impulsionam nossa capacidade de escrevermos a nossa própria história, sendo mais emocionante de se viver e eliminar fórmulas prontas. O sentido interior não é passageiro como o sucesso, é algo para vida toda, o leva a descobrir valores que realmente lhe movem. O sentindo nos força a escolher somente o que desejamos, e não o que os outros desejam. Lembre-se, cada escolha depende de você, então, independentemente do que queira buscar, só você sabe o melhor caminho.

Agora que você entendeu o que eu quis dizer, eu te pergunto: Vale buscar o sentido ou a fórmula?