Wellerson Miranda
Sep 2, 2018 · 1 min read

Pequenos passos

Hoje quero falar sobre dar pequenos passos. Há algum tempo estava lendo um livro sobre desenvolvimento guiado por testes (TDD). Esse livro, além de muitas coisas, fala sobre baby steps, que nada mais é do que dar pequenos passos. Ou seja, escrever o código aos poucos, evitando criar partes desnecessárias e assim atender estritamente os requisitos. Assim evitamos criar complexidade onde não há necessidade e evitamos criar algum erro por conta dessa complexidade.

Muitas das vezes nos deparamos com tarefas que são grandes o suficiente para levarmos dias e dias para terminar, elas são massantes e acabam nos deixando desanimados e confusos. Eu tenho aprendido a levar a vida em pequenos passos, seja no meu trabalho como desenvolvedor de software, em uma viagem longa ou em qualquer outro desafio.

Nessa semana fiz uma viagem de aproximadamente 600 quilômetros até a minha cidade e aprendi que os pequenos passos não servem só pra minha área, pode servir para tudo. Na viagem ao invés de cuidarmos o quanto faltava para chegar no final dela, a gente se preocupava com o próximo passo, que era a próxima cidade. De 80 em 80, ou 100 em 100 quilômetros, a gente foi ganhando ânimo e motivação a cada conquista, fazendo assim a viagem muito menos massante.

A partir de agora, vou levar a vida assim, tentar dividir o problemas em pequenas conquistas e ganhar motivação a cada passo. Assim, quando eu menos esperar vou ter acabado com aquele grande problema.