Caso Petrobras

Não, não falarei sobre o escândalo da Petrobras, e sim no que eu vejo ela prejudicando empresas que trabalham direta ou indiretamente para a mesma.

Para vocês entenderem como eu entendo um pouco sobre esse mercado eu explico: Trabalho em uma empresa de perfuração, e trabalhava (até o último mês) no RH, no setor de treinamento, ou seja, tinha contato direto com empresas que prestavam serviço para a qual trabalho.

E eu acompanhei até pouco tempo um caso que afetou a vida profissional de meus amigos por causa da estatal.

Éramos nove, todos entraram no mesmo período como jovem aprendiz, todos fazendo trabalho excepcional afim de ser promovido / aproveitado pela empresa. Eu e mais dois, fizemos exames durante nossas férias para trabalhar embarcado, e foi só três porque já trabalhávamos com os gerentes de plataforma, logo, era mais fácil para nós sermos aproveitados.

A empresa aparentemente iria reaproveitar todo mundo na empresa, pois como disse antes, estávamos fazendo um ótimo trabalho. Detalhe: Todos fomos convidados a trabalhar embarcado, pois a empresa não queria nos dispensar.

Mas no dia de assinar nossa rescisão veio o choque: Quase todos dispensados. Pois a empresa não está em condição de contratação. Todos ficaram extremamente chateados. Eu dei sorte de continuar na empresa, pois os dois que fizeram exame comigo que iriam ser contratados, eu entrei no lugar de um deles pois ele tem problema de coluna, desse modo, não pode trabalhar embarcado. E eu só continuo na empresa pois dei muita sorte mesmo, pois as duas sondas que eu iria o contrato está prestes a acabar, e como o amigo ali de cima tem problemas de coluna eu fiquei no lugar dele, na qual a sonda ainda tem um longo contrato com a empresa brasileira.

E sobre os trabalhos indiretos: Não tenho muito a comentar, só tenho a dizer que, como as empresas que prestam serviço diretamente para Petrobras está com a mão de obra escassa, as empresas que trabalham indiretamente terão menos clientes, assim, menos receita. É um efeito dominó que só prejudica o mercado e ajuda a aumentar a taxa de desemprego.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Weller Santibanez’s story.