Vale a pena minerar bitcoins em 2016?

Escrito por Wendel Publicado: 11 Janeiro 2016 em Blog do Wendel

Para artigos mais recentes e originais acesse o Blog do Wendel.

Após algumas análises anteriores no campo do bitcoin, inclusive mencionando como a dificuldade de mineração do bitcoin aumentou abruptamente entre dezembro de 2015 a janeiro de 2016, tentarei hoje mostrar se é viável ou qual os riscos envolvidos de começar a minerar Bitcoin neste ano de 2016.

Usarei o equipamento Antminer S7 que foi lançado em 30 de agosto de 2015 pela Bitmain como base para minhas análises.

Antminer S7

Características do produto
Cada equipamento deste deste fabricante possui 4,86 TH/s e sua potência de consumo é de 1293W segundo o fabricante.

Este artigo tem uma continuação com valores de fevereiro: “Mineração do Bitcoin em fevereiro, algumas considerações”.

Considerações sobre o Retorno do Investimento

Com relação aos retornos recebidos deve-se estar atento ao dual GHS x consumo de energia, ou seja, quanto maior é a capacidade de mineração da sua máquina, maior o consumo de energia e se sua máquina de mineração não for eficiente no consumo ou se se custo por eletricidade for alto, além de levar em consideração o fator de dificuldade de mineração, pode ser que se inviabilize o seu negócio de mineração. Trata-se da velha balança de custos x retorno sobre o investimento x depreciação do equipamento.

Custos de operação e manutenção

Vou considerar aqui custos de manutenção mínimos como somente energia elétrica e conexão com a internet, o que é uma idealização, ou seja, você usará a máquina até chegar o fim do seu ciclo de vida ou até a mesmo estar depreciada tecnologicamente. Na prática, além do consumo de energia do equipamento, deve-se reservar capital para possíveis trocas de peças do equipamento, refrigeração do ambiente em que 
o equipamento está funcionando (Calor do Rio de Janeiro de 40–45 °C no verão não é adequado) entre outros.

Consumo de energia
Considerando que a potência do equipamento é de 1293 W, com a máquina minerando 24 horas por dia e 7 dias por semana, seria gerado um consumo de energia elétrica de 930,96 kWh por mês.

Aqui vou fazer uma análise bem otimista e considerar o custo da energia elétrica de U$ 0,10 / kWh , sendo no brasil esse valor incompatível, mas nos EUA, Canadá, China e alguns países da Europa esta realidade é possível.

Considerando isso: Teríamos uma conta de U$ 93,10 no fim do mês (que,repito, dependendo do país e do câmbio, esse valor pode aumentar e muito).

Custo de conexão com a internet

Aqui colocarei um valor U$ 25 (que pode variar para mais ou para menos dependendo do país), não é preciso ter uma velocidade de internet fantástica para mineração. Hoje em dia é só escolher o pool de mineração e conectar a máquina nele.

Payout Mineração

A partir de janeiro de 2016 os valores médios de mineração de uma máquina antminer s7 são:

Payout em Janeiro

Estimativa de Retorno Mensal: Irei fazer a média desses dias e multiplicar por 30 dias de mineração.

Mineração/mês: 0,654922 BTC/mês
Cotação atual: U$ $448.96 (Cotação de 10/01/2015)

Recebimento Mensal em dólar: U$ 294,03

Taxa de manutenção/Payout: 40,16%;

Depreciação

Versões lançadas da linha antminer:

Antminer S1: 09/2013
Antminer S2: 03/2014
Antminer S3: 06/2014
Antminer S4: 09/2014
Antminer S5: 12/2014
Antminer S7: 08/2015

Diante dos dados acima considerarei que a cada um ano surge uma máquina nova com maior capacidade ou melhor eficiência.

Preço da antminer s7: U$ 1823,00

Tempo de retorno do investimento: 10,5 meses ( O que é alto dado que a evolução tecnológica às vezes acontece em menos de 1 ano)

Se eu deixasse os bitcoins parados, quanto de retorno me dariam?

Num cenário de alta do preço do bitcoin, como foi o caso do fim de 2015, os que investiram em mineração perderam poder de compra nas máquinas, no entanto, os que já compraram diminuíram sua taxa de manutenção/payout o que reduz o tempo de retorno do investimento. Mas ainda sim, os que fizeram “buy and hold” foram os que mais se beneficiaram do momento em 2015.

Vale à pena minerar?

Considerando que só se verá algum lucro após 10,5 meses, e que após 12 meses ou até menos que isso, a evolução tecnológica depreciará o valor da sua máquina, sem falar dos riscos atrelados a flutuação do preço do bitcoin, vai depender da estratégia e paciência de cada um. Esse risco da queda do preço de mercado do bitcoin, faz diminuir a margem de lucro e aumenta o tempo de retorno do pagamento da máquina. Lembrando que não foram considerados taxas aduaneiras de importação do produto, adaptação da carga elétrica do equipamento para conexão na instalação elétrica.

Os que não desejarem ter as taxas do parágrafo anterior podem optar pelo cloud mining o que pode ser bastante arriscado, pois existem casos de cloud mining que são verdadeiros esquemas Ponzi (falarei disso num próximo post).

Lembro que os cálculos aqui produzidos não são indicação de investimento, apenas simulam uma imersão na fascinante rede de mineração do bitcoin.

E você, acha que a mineração compensa?

Originally published at blog.wendelrocha.eng.br.