Como Instalar o Flutter no Linux

Wendreo Fernandes
3 min readAug 9, 2019

--

Fonte: http://alfach.com/2018/05/31/cara-install-flutter-di-linux-windows-mac-os/

Faaaala dev! O intuito desse tutorial é ensinar a instalar a ferramenta Flutter em sistemas GNU/Linux, de forma prática e fácil.

A instalação será feita no Deepin, que é baseado no Debian assim como Ubuntu, Mint e afins, caso esteja em uma distro não baseada em Debian, os comandos podem variar, mas o conceito é mesmo.

Caso não conheça, o Flutter é nada mais, nada menos do que um conjunto de ferramentas open source criada pelo Google, que propõe-se a facilitar a desenvolvimento de aplicações web e mobile nativas para os ecossistemas iOS e Android, e tudo isso a partir de uma mesma base de código e promete um futuro promissor.

Hands on!

#1 — Acesse o site oficial do Flutter clicando aqui, e baixe o SDK disponível no formato .tar.xz.

#2 — É necessário instalar a IDE Android Studio, caso não tenha instalado, faça o download pelo site oficial ou pelo seu gerenciador de pacotes.

#3 — Também é necessário instalar o editor de textos Visual Studio Code (VSCode) da Microsoft, pelo site oficial ou pelo seu gerenciador de pacotes.

#4 — Caso não possua a ferramenta de versionamento de código GIT configurado, instale-o com comando:

#5 — Após baixar o SDK do Flutter, descompacte-o em um local seguro e de fácil acesso:

#6 — Navegue até a pasta flutter/bin, e execute o comando abaixo para que o próprio Flutter realize o diagnóstico do que falta para poder funcionar corretamente.

#6.1 — Fique atento! O diagnóstico do Flutter vai variar de acordo com sua distro, no Ubuntu por exemplo, ele pede para instalar a lib32stdc++6, no Fedora libstdc++.i686 e distros Arch lib32-libstdc++5.

No meu caso especificamente, é necessário rodar apenas um comando para instalar licensas do Android, instalar os plugins do Flutter no Android Studio e no VSCode e conectar meu aparelho no pc.

Para solucionar os problemas, basta seguir o passos:

#7 — Instalar as licensas do Android com o comando abaixo.

#8 — Adicionar o plugin do Flutter no Android Studio:

#9 — Adicionar o plugin do Flutter no VSCode:

#10 — E por último mas não menos importante, conectar o aparelho via USB (com modo desenvolvedor ativado e debbug habilitado obviamente).

Agora sim! Tudo certo. Ao rodar novamente o comando:

Temos o resultado:

Todas as dependências estão ok!

Agora vamos exportar nosso path para poder utilizar o comando flutter de qualquer lugar.

#11 — Voltando para o diretório home, digite:

#12 — Adicione a seguinte linha ao final do arquivo:

#14 — Mude “~/development” para o seu path. Feche o terminal, abra-o novamente e digite o comando abaixo para recarregar todas as variáveis de ambiente.

Instalação completa, tudo certo para para criar o primeiro app.

Agora o comando Flutter está disponível de qualquer lugar!

Obrigado por ler esse artigo ❤

Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês. (Mateus 6:14–15)

Erros ou sugestões? Deixe um comentário!

--

--