A IMPORTÂNCIA DAS MÉTRICAS NO BRANDING.

Image for post
Image for post

Por que devemos mensurar os resultados da marca?

Investir em Marca é investir em resultado. Se todo trabalho não puder ou não for mensurado, todo investimento é, em termos claros, um chute, feito as escuras. Dificilmente saberemos onde estamos acertando, errando e para onde iremos, inviabiliza a gestão e Branding é estratégia e gestão.

A Marca é um ativo da empresa, o que significa que ela por si só deve ser capaz de “trabalhar” em prol do aumento da lucratividade, volume de vendas, competitividade, assertividade nas tomadas de decisões, conforto em momentos de crise, presença e permanência no mercado. A marca deve proporcionar saudabilidade aos negócios.

Leia: Só cuidado para não ficar obsecado com resultados.

Mas somente pautados em análise e números podemos entender o que de fato está acontecendo. Toda estratégia e planejamento devem ser traçados com metas claras e plausíveis de mensuração e quantificação.

Por exemplo, quando fazemos as pesquisas, geramos dados qualitativos e quantitativos que são analisados gerando respostas de mercado, entendimento do comportamento do consumidor e insights para novos negócios.

Esse processo é fundamental para iniciarmos qualquer trabalho com marca. Os processos de estratégia e planejamento utilizam esses valores para definir metas alcançáveis para mensurarmos a evolução do trabalho, avanços da marca e crescimento do Brandequity — estrutura hierárquica da construção e percepção de valor que a marca agrega ao negócio ou a um produto.

Não sabe o que é Brand Equity? Descubra aqui: Brand Equity e Brand Value, qual a diferença?

Você sabe qual o valor financeiro de uma marca? Qual o retorno líquido gerado para os negócios? E quais os indicadores de performance de Marketing Digital, em que momento do Brandequity e Jornada do consumidor eles estão estruturados e que retorno estão gerando?

Pois é, na maioria dos perguntas a resposta é não. Ainda existe, incrivelmente, a crença que Branding é extensão da comunicação, especificamente comunicação de marca. Não. Branding é estratégia, ação e gestão de marca. A marca é o business em si.

____

About Author

I’m a mindfocused business, brand and entrepreneur. Focus is my trueline in world. I dont believe that in next 10 year any business without focus mindset will be successful.

Wesley Bellarco | Hacking branding and marketing!

www.wbellarco.com.br

Written by

Profissional de estratégia e planejamento de marcas e brandequity. Acredita acredito no HACKING BRANDING E MARKETING como alternativa de crescimento acelerado.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store