Brand Equity e Brand Value, qual a diferença?

Wesley Bellarco
Mar 12 · 4 min read

Ambos são similares, mas não a mesma coisa. Ambos dizem respeito ao valor quantitativo, mas um é especificamente financeiro, outro é percepção e atitude do consumidor em relação a uma determinada marca.

Brand Equity é a importância, valor da marca, aos olhos das pessoas, em que os dados são coletado por meio de pesquisa junto ao próprio consumidor. Enquanto Brand Value, diz respeito, ao valor financeiro e significante de uma marca.

Ambos são formas de mensurar marca, com um overview métrico e fazer a gestão com kpis objetivos e práticos.

Brand Equity

BrandEquity é como a marca é percebida, e se percebida, aos olhos do consumidor, sob uma análise quantitativa, para representar a força de envolvimento das pessoas com a marca. Um overview chave para gestão não só do marketing mas do business como um todo.

Das formas de mensurar as mais famosas são Aaker e Keller.

Aaker mais completo e macro, importante para quem busca uma visão situacional e geral da marca de forma ampla.

Keller é mais prático e útil ao cotidiano da gestão, mostra em uma estrutura piramidal como está o situacional da marca em relação aos consumidores, para que de forma prática possamos calcular percentualmente cada etapa da pirâmide e ter como KPI fundamental a conversão do consumidor de um estágio para outro.

A consolidação do modus operandis de análise e gestão da marca a partir do BrandEquity, muda todo o conceito de avaliação de performace de um trabalho de branding, bem como do próprio marketing quando este é direcionado a uma cultura de cultivar a marca da empresa.

Brand Value

BrandValue é o olhar do financeiro sobre a marca. Quando um diretor de finanças ou executivo pergunta quanto realmente vale todo esforço de branding, é com o brand valuation que eles são convencidos.

É o que realmente importa para CEO, Board e investidores, é a comprovação em $ da eficiência e ineficiência do branding e do próprio marketing, tanto que muitos consultores não calculam o valor financeiro da marca com medo do trabalho realizado não impactar positivamente o caixa da empresa.

Para estimar o valor financeiro da marca é necessário entender o quanto ela agrega como ativo de rentabilidade ao negócio. Todos sabemos que pode aumentar os lucros, na conversa isso é muito bonito, mensurado é melhor ainda.

Importante é que não necessariamente uma marca de alto valuation corresponde a uma marca de forte BrandEquity, podem estar correlacionados mas um não é causa do outro.

O fato de uma marca agregar maior margem de lucratividade não significa que possuí a maior parte dos consumidores no topo da pirâmide, na lealdade, mas sim na própria base, mais pessoas conhecem a marca e por essa relação com lembrança compram mais.

Como minha visão é de que marca é toda a percepção do consumidor, dos fornecedores, dos colaboradores e investidores sobre o business, em minhas análises, na forma que trabalho a gestão, tudo que diz respeito margem sobre custo atribuo a força de marca.

A chave da questão é calcular o valor líquido da marca, muitas vezes o aumento dessa margem sobre o custo se dá as consequências de um investimento anterior em publicidade, e isso tem que ser analisado, pois significa que a publicidade é forte, mas não necessariamente a marca.

Um dos objetivos de ter uma marca forte é, entre tantos outros,gastar menos com publicidade e produto.

Um dos objetivos de ser uma marca forte é, entre tantos outros, gastar menos com publicidade e produto. Ainda que ambos, publicidade e produtos, são necessário para criar a marca forte e subir os consumidores até o topo da pirâmide.

E quais as vantagens de ter BrandEquity e BrandValue em mãos na gestão da marca?

Análise, tomada de decisão e definição de KPIS.

Quanto ao Brandequity, é simples.

Se o resultado da mensuração apresenta que a marca precisa melhorar a performance, desempenho, é hora de chamar a equipe de UX urgentemente para conversar e propor soluções. Se mostrar necessário aumentar a fidelidade, quais medidas necessárias para melhorar a conversão da fidelização e retenção dos consumidores?

BrandValue mais simples ainda.

Saber quanto a marca tem agregado valor financeiro ao business, e quando descontado os investimentos em marca o quanto ela continua sendo forte.

Conclusão

Brand equity e BrandValue são importantes medidores para gestão da marca, marketing e estratégia do business. É como se justifica a eficiência real do trabalho de branding, é como se comprova resultado e como garante um resultado.

A melhor maneira de tornar de comprovar a eficiência do Branding para superiores, investidores ou clientes é começar a mensurar os resultados. É importante vincular os resultados de marca com a receita da empresa, isso evitará questionamento sobre a importância e valor do trabalho.

___________

About Author

I’m a mindfocused business, brand and entrepreneur. Focus is my trueline in world. I dont believe that in next 10 year any business without focus mindset will be successful.

Wesley Bellarco | Hacking branding and marketing process. We are Mindfocused!

www.wbellarco.com.br

Wesley Bellarco

Written by

Profissional de estratégia e planejamento de marcas e brandequity. Acredita acredito no HACKING BRANDING E MARKETING como alternativa de crescimento acelerado.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade