Mensuração e Gestão de marca.

Wesley Bellarco
Apr 2 · 3 min read

Pesquisas de 2017 apontam mais de 120,2 milhões de brasileiros na internet. 78% acessam todos os dias, 14% ao menos uma vez por semana (1). Paralelamente experimentos provam que as pessoas compram mais e avaliam melhor as marcas que presentes em suas memórias.

Quanto mais enraizada na memória, mais tende a ser positiva a avaliação da marca (2).

Obviamente isso nos leva a afirmar a importância da marca no ambiente digital. Em outras palavras, estar presente no cotidiano das pessoas, gerar experiências de valor ao consumidor, ter alcance do conteúdo da marca, ser um canal de relacionamento, é um caminho certo e necessário para enfatizar a marca na memória das pessoas.

Estar presente no dia a dia cria traços da marca na memória. Marcas presentes possuem maior recorrência de compra (3).

Adicione a descrição

“Se você não pode medir, não pode gerenciar” — Peter Drucker

Se não pode ser mensurado, não pode ser gerido. Quando se trata de gestão de marca não é diferente, precisamos de ferramentas e processos de controle e mensuração de resultado focados especificamente na pirâmide evolutiva de percepção de valor das marcas (brandequity).

Leia: Descubra a importância das métricas em Branding

Ao determinarmos os objetivos da marca, em cada praça que atua, em relação a cada target que atinge, sabemos claramente o contexto estratégico de comunicação e penetração de mercado.

Os KPIs devem ser focados no processo de evolução na pirâmide de brandequity, conversão de presença para preferência, conversão de preferência para performance e por fim fidelidade da marca.

Leia: Diferença entre BrandEquity e Brand Value

Taxa de conversão em Brand Equity:

A partir dos resultados somamos o conhecimento técnico e de planejamento em BRANDING (on e off).

Quanto mais consistentes os estímulos e alinhados ao momento de percepção da marca (jornada do consumidor), mais forte será a congruência do consumidor com o valor da marca (4).

É necessário o trabalho integrado aos responsáveis pelo marketing digital, imergindo na realidade técnica e executiva, gerindo a imagem da marca e percepção dos consumidores conforme os diferentes materiais produzidos de comunicação e relacionamento com os consumidores, garantindo alinhamento com o brandguide.

Referências:

  1. Pesquisa We Are Social — 2017
  2. KELLER, K. LANE — Memory factors in advertising: the effect of advertising retrieval cues on brand evaluations, The Journal of Consumer Research, Vol. 14, No.
  3. *Análise feita com a métrica Consumer Reach Points (CRP), que compara por duas vias: presença da marca e a frequência de compra durante uma ano, a métrica de marcas preferidas compara lembrança de marca com o mesmo período de 1 ano.
  4. H.S.Krishnan — Characteristics of memory associations: A consumer-based brand equity perspective — International Journal of Research in Marketing Volume 13, Issue 4.

_____

About Author

I’m a mindfocused business, brand and entrepreneur. Focus is my trueline in world. I dont believe that in next 10 year any business without focus mindset will be successful.

Wesley Bellarco | Hacking branding and marketing!

www.wbellarco.com.br

Wesley Bellarco

Written by

Profissional de estratégia e planejamento de marcas e brandequity. Acredita acredito no HACKING BRANDING E MARKETING como alternativa de crescimento acelerado.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade