BNegão e Os Seletores de Frequência

#DesbravandoDiscografias

Submundo do Som
Aug 29, 2017 · 4 min read

Hoje vamos desbravar a discografia dos cariocas que mesclam o funk, soul, samba, rap, ragga num som original e envolvente. BNegão e Os Seletores de Frequência lançaram três álbuns em sua carreira juntos desde 2003. Lembrando que essa não é a discografia do Bernardo Santos, o BNegão, mas sim do conjunto BNegão e os Seletores de Frequência.

BNegão fez parte do lendário Planet Hemp, após o lançamento do álbum “Os Cães Ladram Mas A Caravana Não Pára” saiu da banda e formou o The Funk Fuckers, e lançaram o álbum “Baião Classe A”, depois retornou para o Planet, quando lançaram o “A Invasão do Sagaz Homem Fumaça”, após isso formou o BNegão e Os Seletores de Frequência.

Enxugando Gelo

Em 2003 a banda formada por Pedro Selector no trompete e voz, Fabio Kalunga no baixo, Robson Riva na bateria e BNegão no vocal e guitarra, lançam o disco “Enxugando Gelo”, que foi muito bem aceito pelo público do rap e fora dele também, o disco marca pelo Groove e vem a ser um cartão de visita do grupo. Traz muito funk em faixas como “Nova Visão” e “Funk até o Caroço”, traz hardcore em “Qual é o Seu Nome?”, mistura de funk e rock em “A Verdadeira Dança do Patinho”, tem samba em “V.V.” e rap raiz com participação do Sabotage, o Maestro do Canão, em “Dorobô”. O disco fecha com o dub “Prioridades”. Sem dúvida um disco eclético, porém dentro de um mesmo tempero, politizado e com letras reflexivas.

Sintoniza Lá

Depois de uma cara sem um trampo novo, em 2012 o BNegão e Os Seletores retornam com o álbum “Sintoniza Lá”, lançado pela gravadora Coqueiro Verde, e se o primeiro disco tinha um Groove notável, esse segundo veio mais carregado, como nas músicas “Chega Pra Somar No Groove” e “Bass do Tambô”, um disco mais dançante como marca a faixa “Essa é Pra Tocar No Baile”, o hardcore se mostra presente em “Subconsciente”, “O Mundo (Panela de Pressão)” e “Alteração (ÊA!)” trazem a variação do funk, enquanto que “Sintoniza Lá” traz elementos jamaicanos, como o dub. Uma frase que resume a poesia do disco é: “mantenho o bom humor / mesmo quando eu falo sério”, as letras são profundas, de complexidade, reflexivas e de bom humor e as músicas, em sua maioria, dançantes e repletas de energia.

TransmutAção

Em 2014, como resultado de um edital da Natura Musical, nasce o disco “TransmutAção”, considerado o disco mais político do BNegão e Os Seletores de Frequência. A música inicial “Agô” é um dub de baixo é uma saudação em Iorubá, para abrir o disco. “Dias de Serpente” é a segunda faixa é traz novamente os elementos jamaicanos, em um dub que lembra os antigos Sound System com os toasters nos guetos de Kingston. O disco tinha apenas duas músicas prontas, as demais foram compostas durante o processo de gravação, e dessas temos “No Amanhecer” que é uma pegada mais samba, mais gafieira, é a “Surfin Astakte” que mescla o surf rock com o gênero etíope Malatu Astakte. O Hip Hop se encontra presente em “Mundo Tela” faixa que fala sobre o vício atual em smartphones, outra gafieira é o som “Fita Amarela” do Noel Rosa que foi regravado pela banda. Mistura de funk com rap em “No Momento (%)”. O disco não é tão grooveado como seu antecessor, mas é um disco de fortes letras e experiências musicais, como a faixa “No Ar” que faz crossover com beats futuristas com ciranda ou a faixa “Nós (Ponto de Mutação)”, que fecha o disco, e trata-se de um dub que “chama para a despressurização da mente”.

A discografia de BNegão e Os Seletores de Frequência traz os mais variados estilos musicais, porém trata-se de um trabalho que Chega Pra Somar No Groove, música dancante, ao mesmo tempo que pensante, muitas descobertas e que faz conversar o funk e soul dos anos 70 com rap do cotidiano.


Mais em www.SUBMUNDOdoSOM.com.br

#SubmundoDoSom #BSF #DesbravandoDiscografias #BNegaoEOsSeletoresDeFrequencia #Groove #Rap #Dub

)

Submundo do Som

Written by

Especialista em música alternativa. Resenhas de discos, biografia de bandas, curiosidades e entrevistas com artistas. Acesse www.submundodosom.com.br

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade