Home Office! como devo me preparar?

Em algumas profissões existe a possibilidade de trabalhar de casa, por não existir a necessidade de comparecer a um escritório físico.

Mais nem tudo são flores, é preciso estar muito preparado para obter sucesso com home office, pois é muito fácil ter distrações e isso pode prejudicar seu desempenho e metas.

Trabalhei durante 2 anos home office e vou deixar algumas dicas para as pessoas que estão pensando em trabalha em casa.

1. Local de trabalho

Trabalhando em casa caímos na tentação de trabalharmos na cama e/ou sofá, usando a roupa de dormir e até mesmo com o notebook no colo.

Isso irá impactar bruscamente no seu desempenho, fazendo com que suas entregas ou metas atrasem, podendo levar a um questionamento sobre sua produtividade.

É importante criar um local de trabalho adequado para exercer sua profissão. O local deve ser exclusivo para trabalho, tente não misturar o profissional com o pessoal.

2. Como se vestir para trabalhar

Por impulso ou por querer ficar mais confortável, cometemos o erro de usar vestimentas que usamos nos dias de lazer ou de dormir, isso parece ótimo, porem é muito prejudicial ao desempenho. Precisamos entender que estamos trabalhando e não fazendo uma busca casual na internet ou algo do tipo.

Sabemos que roupa social não é muito confortável e também não aconselho a usar dentro de casa. Vista-se para sair de casa, tome um banho, alimente-se, tenha a mesma rotina de preparação como se fosse sair para trabalhar.

3. Programe seu dia

É muito importante ter controle sobre o que será feito durante o dia, acordar ligar o computador e sair vendo notícias e emails tornará seu dia menos produtivo.

Use ferramentas como o Trello para gerenciar suas tarefas, crie um cronograma do que será feito, se possível definido prioridades, assim você terá muito mais controle e será mais produtivo.

Uma dica que deixo aqui, é sempre programar o que será feito um dia antes. Podemos usar a agenda para não esquecer as reuniões que vamos ter durante o dia seguinte.

4. Pessoal é pessoal, profissional é profissional

Uma das grandes dificuldades que encontrei foi separar o pessoal do profissional. É muito fácil perdermos o foco ao passar na frente da televisão e ver que seu programa favorito está passando, ou aquele filme que você gostaria de assistir. Tenha muito cuidado com o pensamento "Amanhã eu termino o que falta".

É muito comum estarmos fazendo coisas do pessoal no horário em que deveríamos estar trabalhando, isso acontece com muita frequência e é muito prejudicial para as metas, tente separar isso. Defina horários para trabalhar e os siga a risca. Programe fazer as coisas pessoais antes ou depois dos horários em que está trabalhando.

5. Lembre-se que você não está sozinho

É muito comum ficarmos focados no “nosso mundinho” e acabarmos nos isolando do resto do mundo. Mantenha uma rede próxima de amigos e profissionais e participe de eventos e palestras sempre que possível.

É muito importante manter o contato com as pessoas da empresa, e sempre que possível, vá até a empresa fazer um networking.