Assisti ao filme Neerja (2016), atração da Tela Quente da segunda-feira 26 de fevereiro de 2018. Me licenciei como comissário de voo no ano passado e estou procurando trabalho desde então. Nos grupos de comissários (e aspirantes) sempre comentam muito sobre esse filme, sobre o heroísmo da comissária hindu Neerja Bhanot, assassinada no desfecho do sequestro do voo Pan Am 73 em 1986 servindo de escudo para três crianças. Não podia perder a oportunidade de assisti-lo, e recomendo a todos que o façam: é uma boa adaptação de um evento real e auxilia o entendimento que comissários não são garçons em altitude elevada, mas funcionários contratados para prover hospitalidade, comodidade e segurança aos passageiros das aeronaves.

Esse breve texto não é sobre o filme ou sobre a comissária Neerja, é sobre o que aconteceu aos cinco sequestradores. A informação passada no final do filme é muito vaga, então passei a madrugada lendo mais a respeito.

Somente após esgotarem toda a munição dentro da aeronave as autoridades intervieram. Os cinco foram imediatamente presos pela puliça paquistanesa e em 1988 condenados à pena de morte, mas posteriormente suas sentenças foram convertidas para prisão perpétua.

Como o Paquistão começou a ser leniente, senão conivente com o terrorismo, o líder, Zayd Hassan Abd Al-Latif Masud Al Safarini, foi solto por anistia 15 anos depois, em setembro de 2001, mas recapturado no dia seguinte pelo FBI em Bangkok, tentando ir para a Jordânia. Nos EUA ele foi novamente julgado por 95 crimes, seu julgamento acompanhado por diversos dos que foram seus reféns. Ele poderia ter recebido a pena de morte, mas sua pena foi diminuída com a confissão de culpa; ele cumpre três prisões perpétuas para dificultar recursos de defesa, totalizando 160 anos de prisão. Foi condenado a passar o resto de sua vida em confinamento solitário numa penitenciária de segurança máxima.

“Eu sinto muito pelo que aconteceu, sinto muitíssimo. Eu me responsabilizo por toda a dor. Meu lamento é do fundo do meu coração. Se você acha que eu sou uma pessoa sem coração, eu compreendo. Eu gostaria de ter morrido naquele avião. Eu estou sofrendo… Eu sento na minha cela, não tenho esperança, não tenho emoções. Eu sei que vou morrer sozinho e nunca verei minha família novamente. Eu não odeio os Estados Unidos. Na verdade, admiro os costumes do país, suas tradições, sua liberdade… Quando fiz isso, acreditava estar ajustando o sonho do povo palestino por sua terra. Agora eu entendo que esse não era o objetivo da organização [Abu Nidal]. Eu sei que fui usado, assim como os outros. Eu estava errado. A culpa foi minha. Eu estava errado e as vítimas que morreram eram todas inocentes. Eu sofri lavagem cerebral.”

Diversos dos reféns presentes responderam à declaração mas não houve consenso, o juiz confirmou o veredito.

Em 2008, os outros quatro sequestradores, Wadoud Muhammad Hafiz al-Turki, Jamal Saeed Abdul Rahim, Muhammad Abdullah Khalil Hussain ar-Rahayyal e Muhammad Ahmed al-Munawar, foram deportados para territórios palestinos contra os interesses dos governos da Índia e dos EUA. Não há muitos detalhes mas eles escaparam e se encontram foragidos.

Acredita-se que Rahim tenha sido morto num ataque de drones em janeiro de 2010, mas não há confirmação.

No mês passado, o FBI divulgou imagens de como os quatro devem se parecer atualmente, baseado em fotos dos mesmos no ano 2000. Há uma recompensa de 5 milhões de dólares por eles.

Previsão do FBI de como os sequestradores foragidos estariam hoje em dia, 18 anos após último registro fotográfico. Em ordem: Wadoud Muhammad Hafiz al-Turki, Jamal Saeed Abdul Rahim, Muhammad Abdullah Khalil Hussain ar-Rahayyal e Muhammad Ahmed al-Munawar.

Fontes:

http://www.bbc.com/news/world-asia-35800683?SThisFB

http://www.cnn.com/2004/LAW/05/14/panam.hijacker/index.html

https://www.telegraph.co.uk/culture/donotmigrate/3653308/I-still-dont-know-how-I-cheated-death.html

http://www.independent.co.uk/news/people/profiles/first-person-i-escaped-from-a-hijacked-plane-1666041.html

http://www.hippyman.com

https://www.fbi.gov/news/stories/new-images-released-in-1986-hijacking-case

https://www.fbi.gov/wanted/wanted_terrorists/muhammad-ahmed-al-munawar
https://www.fbi.gov/wanted/wanted_terrorists/muhammad-abdullah-khalil-hussain-ar-rahayyal
https://www.fbi.gov/wanted/wanted_terrorists/jamal-saeed-abdul-rahim
https://www.fbi.gov/wanted/wanted_terrorists/wadoud-muhammad-hafiz-al-turki

https://www.thequint.com/news/hot-news/hijackers-of-the-pan-am-flight-73-for-which-neerja-gave-her-life

https://timesofindia.indiatimes.com/world/us/24-yrs-after-Pan-Am-hijack-Neerja-Bhanot-killer-falls-to-drone/articleshow/5454295.cms